quinta-feira, 16 de abril de 2015

São José vira sobre Paulistano e garante classificação às quartas do NBB

Diante do “caldeirão” Lineu de Moura lotado, São José vira no último quarto, fecha série contra o Paulistano em 3 a 1 e garante classificação às quartas de final do NBB 7


Do site oficial da Liga Nacional de Basquete.

16/04/2015 - O São José/Unimed está nas quartas de final do NBB 7. Diante de sua fanática torcida que lotou o Ginásio Lineu de Moura na noite desta quarta-feira, o time joseense garantiu a classificação após uma bela virada para cima do Paulistano/Unimed. Depois de ter 14 pontos de desvantagem, a equipe do Vale do Paraíba reverteu o cenário desfavorável e venceu pelo placar de 74 a 65 para fechar a série válida pelas oitavas de final em 3 a 1.

Após abrir com seis pontos de frente no primeiro tempo (41 a 35), o clube da capital paulista estendeu sua vantagem para 14 pontos (49 a 35) logo no início do terceiro quarto. Mas a partir de então só deu São José. Contando com o apoio incondicional de seus torcedores, o time dirigido pelo técnico Zanon melhorou seu nível de atuação e reagiu ainda na terceira parcial, ao baixar a diferença para dois pontos (56 a 54).  A virada joseense veio no último período e a equipe mostrou muita tranquilidade nos minutos finais para assegurar o triunfo e a classificação. Agora, o rival do São José nas quartas de final será o Flamengo, dono da terceira colocação na fase de classificação.

Baxter, do São José, e Gemerson, do Paulistano. 
(Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo/Divulgação LNB)

Com direito a cinco bolas convertidas da linha de três pontos, o ala Jimmy Baxter foi o cestinha joseense, com 18 pontos. Responsáveis por 14 e 12 pontos, respectivamente, o armador Valtinho e o ala/pivô Drudi também foram fundamentais para o êxito dos representantes do Vale do Paraíba. Com nove pontos e 13 rebotes, o pivô Caio Torres também teve grande parcela de contribuição a favor da equipe vencedora.

“Viramos com muita energia. O ginásio estava com uma atmosfera incrível hoje, nossa torcida deu show nas arquibancadas e isso nos deu muita força para buscar o jogo. Essa série foi marcada pelas viradas e hoje não foi diferente. Sentimos nosso momento na partida e fomos com tudo. Foi uma noite incrível para nós e agora vamos para mais uma batalha”, disse Drudi.

Do lado do Paulistano, os principais pontuadores foram os alas Pilar e Holloway, com 13 e 12 pontos, respectivamente. Atual vice-campeão e sexto colocado na primeira fase, o clube da capital paulista se despediu do NBB 7 com a derrota desta quarta-feira.

“No momento em que abrimos 14 pontos, erramos uma bola fácil e na sequência o Baxter acertou uma bola de três. Aí a confiança deles foi aumentando e nós não conseguimos nos recuperar. São José é um grande time e não podíamos cometer alguns vacilos”, disse o técnico Gustavo De Conti, do Pauliustano.

“Tivemos dois desfalques nessa série (Pecos e Jeff Agba). O Jeff, principalmente, nos fez muita falta por ser um pivô com uma boa habilidade para pontuar. Mas sei que isso não foi o que determinou o resultado da série e São José tem totais méritos”, completou o treinador.

O jogo

A partida começou a “mil por hora” e as duas equipes priorizaram ataques rápidos no início do jogo. Com cinco pontos seguidos de Dawkins, o Paulistano largou na frente (5 a 4), mas o São José rapidamente se acertou e com destaque para bons lances de Drudi assumiu a liderança (13 a 7). Depois de apresentar instabilidade nos minutos iniciais, o Paulistano melhorou e fechou o primeiro quarto em vantagem. Dominando os rebotes e abusando das rápidas saídas para os contra-ataques, o clube da capital paulista contou com sete pontos de Renato, emplacou uma sequência de 14 a 6 e retomou a ponta do marcador (21 a 19).

Para se manter em vantagem no segundo quarto, o time visitante contou com atuações inspiradas de Pilar e Penna – a dupla marcou os primeiros 17 pontos da equipe na parcial. Autor de belas infiltrações, com direito a uma linda enterrada, o camisa 11 marcou nove pontos, enquanto que o experiente armador converteu duas bolas da linha de três pontos. No embalo de Betinho, vindo do banco de reservas, os donos da casa até chegaram a baixar o prejuízo para apenas um ponto (36 a 35), mas os atuais vice-campeões marcaram os últimos cinco pontos do período e foram para os vestiários com seis pontos de frente (41 a 35).

Logo na volta do intervalo, o Paulistano abriu a maior vantagem do jogo. Em pouco mais de dois minutos, com destaque para Dawkins e Gemerson, o time visitante marcou oito pontos seguidos e colocou 14 pontos de frente (49 a 35). Sem se entregar, São José colocou fogo no jogo ainda durante o terceiro quarto, depois de uma corrida de 19 a 5. Com uma defesa melhor posicionada, os donos da casa passaram a dificultar os ataques dos rivais. Enquanto isso, do outro lado da quadra, Baxter acertou três bolas de longa distância e Valtinho contribuiu com belas infiltrações e os dois jogadores foram fundamentais para a diferença no marcador despencar para dois pontos (56 a 54).

Com uma bola de três convertida por Laws, São José conseguiu roubar a ponta do marcador logo no início da parcial final (59 a 58). A partir de então o jogo virou uma verdadeira batalha de nervos. Depois de um longo período sem as duas equipes pontuarem, Caio Torres acertou um arremesso de dentro do garrafão e deixou a vantagem dos joseenses em quatro pontos (64 a 60), restando pouco mais de três minutos para o fim. Sem dar chances a qualquer tentativa de reação dos rivais, os anfitriões mostraram muita tranquilidade para ampliarem ainda mais a diferença no placar antes de comemorarem a classificação ao lado de sua fervorosa torcida.

***

Paulistano/Unimed (6º) 1x3 São José/Unimed (11º) - SJO CLASSIFICADO
Jogo 1:
Terça (7/4), às 19h30: Paulistano 75x76 São José, no Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP) - ao vivo no SporTV
Jogo 2:
Quinta (9/4), às 19h30: Paulistano 72x67 São José, no Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP) - ao vivo no site da LNB
Jogo 3:
Segunda (13/4), às 20h: São José 85x74 Paulistano, no Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) - ao vivo no site da LNB
Jogo 4:
Quarta (15/4), às 20h: São José 74x65 Paulistano, no Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)


Na página do NBB, todos os detalhes da competição.

0 comentários :

Postar um comentário