domingo, 19 de abril de 2015

NBB: Sempre entre os 8, Franca elimina Palmeiras no jogo 5

Com grande duplo-duplo de Lucas, Franca domina Palmeiras, fecha série de oitavas em 3 a 2 e mantém hegemonia de nunca ter ficado de fora das quartas do NBB


Do site oficial da Liga Nacional de Basquete.

19/04/2015 - O Franca Basquete é o último classificado às quartas de final do NBB 7. Na manhã deste domingo, ao lado de sua torcida, no Ginásio Pedrocão, a equipe do interior paulista levou a melhor sobre o Palmeiras/Meltex no quinto e decisivo jogo da série válidas pelas oitavas de final, pelo placar de 73 a 64, e fechou o confronto em 3 a 2.

Com a classificação, o time de Franca mantém o tabu de nunca ter ficado de fora das quartas de final do NBB. Desde a primeira edição da competição, o esquadrão da “capital do basquete” sempre figurou entre os oito melhores do campeonato.

Lucas Mariano, do Franca. 
(Foto: Newton Nogueira/Divulgação)

Agora, nas quartas de final, os francanos farão o grande clássico do interior paulista com o Paschoalotto/Bauru, líder da fase de classificação. O primeiro duelo da série acontecerá na próxima sexta-feira (24/04), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

Para vencer a partida decisiva e garantir um lugar nas quartas, Franca começou de maneira arrasadora e conseguiu abrir grande vantagem logo nos minutos iniciais (16 a 4). Sem deixar os rivais reagirem em nenhum momento, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira manteve o domínio da partida nas mãos e teve folga para confirmar o triunfo nos minutos finais do duelo.

“Jogamos muito concentrados durante todo o tempo. Abrimos logo no início e depois tivemos muita calma para controlar o Palmeiras. Conquistamos a classificação para as quartas com merecimento. Agora temos que colocar nosso foco na a série contra Bauru, grande time da temporada até o momento”, disse o experiente armador francano Helinho.

O grande destaque da vitória francana ficou por conta do ala/pivô Lucas Mariano, que foi o cestinha da equipe, com 23 pontos, sendo 11 no último quarto, e ainda garantiu um duplo-duplo ao apanhar 12 rebotes. Com 15 pontos cada, os alas Léo Meindl e Marcos Mata também tiveram boas contribuições para a equipe vencedora. Juntos, os três jogadores marcaram 53, quantidade que representou 72,6% dos pontos marcados pelo time.

Do lado palmeirense, os cestinhas foram o ala/armador Gianella e o ala/pivô Fabrício, com 14 e 13 pontos, respectivamente. Pela segunda temporada seguida, a equipe dá adeus ao NBB no quinto jogo das oitavas de final – no NBB 6, a equipe alviverde foi derrotada na primeira rodada dos playoffs, pelo São José/Unimed, também por 3 a 2.

O jogo

Com a mão quente, Franca começou a partida de maneira arrasadora. Atuando ao lado de sua torcida, a equipe converteu seus quatro primeiros arremessos de quadra e abriu 10 a 2 de frente logo nos minutos iniciais. Diante do começo adverso, o técnico palmeirense Régis Marrelli resolveu parar o jogo precocemente. Porém mesmo após a parada, a equipe visitante seguiu com muitas dificuldades para atacar diante da forte defesa francana.

Enquanto isso, do outro lado da quadra, o time anfitrião seguiu com a pontaria afiada. Lucas e Léo, este pela segunda vez no jogo, acertaram seguidas bolas de três pontos e a diferença no placar subiu para 12 pontos (16 a 4). Pouco a pouco e com destaque para Átila dos Santos, vindo do banco de reservas, o Palmeiras foi melhorando, mas tudo indicava que Franca manteria sua vantagem. Lucas novamente e Helinho converteram outros dois arremessos longos e a equipe colocou 25 a 13 de frente. Porém, no minuto final do primeiro quarto, os visitantes converteram seis pontos seguidos e baixaram o prejuízo para seis pontos (25 a 19).

No segundo quarto, Franca voltou a impor sua forte defesa e manteve o domínio do jogo nas mãos. Forçando os rivais a oito erros durante o período, o time do interior paulista conseguiu deslanchar novamente no placar, mesmo sem apresentar o mesmo aproveitamento da parcial anterior. Com cinco pontos e duas bolas recuperadas, Léo Meindl liderou a arrancada francana e a equipe do técnico Lula Ferreira carregou uma vantagem de 15 pontos para o intervalo (40 a 25).

Com sete pontos seguidos de Gianella, o Palmeiras voltou dos vestiários buscando reagir e baixou a diferença no placar para sete pontos (40 a 33). Além de ver os rivais diminuírem sua vantagem, Franca ainda perdeu o pivô Léo Waskiewicz, que deixou a partida precocemente com cinco faltas cometidas. Mesmo assim, o time mandante manteve a cabeça no lugar e rapidamente tornou a colocar uma margem de dígitos duplos a seu favor.

Restando pouco mais de dois minutos para o fim do terceiro quarto, Franca tinha 12 pontos de frente (52 a 40). Mas o Palmeiras colocou fogo no jogo. Com duas bolas de três seguidas, nas mãos de Neto e Fabrício, e dois pontos de Gianella na sequêncua, o time alviverde emplacou uma sequência de 8 a 2 nos instantes finais do período e as equipes chegaram para a parcial final separadas por oito pontos: 56 a 48 a favor do esquadrão do interior paulista.

No último período, Franca mandou no jogo e apagou qualquer tentativa de reação do Palmeiras. Inspirado, Lucas Mariano marcou 11 pontos no quarto decisivo e foi figura fundamental para a equipe do interior paulista garantir a vitória sem sustos e comemorar a vaga nas quartas de final do NBB 7.

Confira todos os resultados da série oitavas de final do NBB 7:
Franca Basquete (8º) 2 x 2 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – Palmeiras 80 x 73 Franca
Jogo 4 – Palmeiras 63 x 56 Franca
Jogo 5 – Franca 73 x 64 Palmeiras


Na página do NBB, todos os detalhes da competição

0 comentários :

Postar um comentário