quinta-feira, 23 de abril de 2015

NBB: Dono do jogo, Flamengo vence São José e sai em vantagem nas quartas

Vencendo do início ao fim e comandando todos os períodos, atual bicampeão não teve dificuldades para sair em vantagem nas quartas


De Caratinga (MG).
Por Matheus Soares.

23/04/2015 – Começaram as quartas de final do Novo Basquete Brasil 2014/2015 para Flamengo e São José/Unimed. Na noite desta quinta-feira (23), no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, rubro-negros e joseenses abriram a série. 
Sem dar chances ao adversário, o Flamengo fez uma partida quase perfeita, e encaminhou a vitória já no terceiro quarto; o São José até esboçou uma reação, mas não foi o suficiente para bater os donos da casa, que fecharam o duelo em 85 a 62. Foi a terceira vitória do Fla sobre o São José nesta temporada, considerando também os dois jogos da temporada regular (94 a 71 fora de casa e 93 a 88 no Rio). 

Os atuais bicampeões só estrearam nos playoffs nesta fase por terem terminado a fase de classificação em terceiro lugar, enquanto os joseenses ficaram na 11ª posição e tiveram que jogar as oitavas, onde eliminaram o Paulistano/Unimed. 

Benite foi o cestinha do jogo. 
(Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)

O Flamengo deu indícios de serão os jogos desta chave: pressão total. Mesmo caindo de produção em alguns momentos da partida, os rubro-negros não deixaram a boa vantagem escapar e venceram todos os períodos. E o dia foi de Benite. O ala-armador foi o cestinha da partida com 19 pontos e deu três assistências na partida. Além dele, o ala-pivô Olivinha conseguiu belo duplo-duplo, com 16 pontos e 13 rebotes. Pelo São José, Baxter, que mesmo com um aproveitamento bem abaixo do normal nos arremessos (6/16), foi o maior pontuador da equipe, com 15 pontos em 43 tentados.

Os dois times voltam a se enfrentar no próximo sábado (25), às 18h (de Brasília), novamente no Tijuca Tênis Clube. Os dois próximos jogos serão em São José dos Campos na próxima semana e, se necessário, um quinto duelo será novamente no Rio.

O jogo

O Flamengo começou colocando pressão no São José. Laprovittola e Benite trataram de colocar o Rubro-Negro na frente, abrindo 7 a 0 logo de início, mas o time diminuiu o ritmo na metade do primeiro quarto. Após muitos erros de ataque, principalmente com Olivinha, que depois se redimiu (nove pontos e cinco rebotes), o Flamengo viu os joseenses chegarem ao empate com Drudi e Baxter, que juntos marcaram sete pontos. Já no fim do período, o Flamengo voltou a mandar no jogo e fez 11 a 0 nos últimos três minutos, abrindo uma ótima vantagem: 28 a 15.

O segundo quarto já foi mais disputado. As duas equipes fizeram um jogo muito parelho. Foi a vez do São José abrir 7 a 0 na parcial, mas Felício, do Flamengo, entrou bem no jogo e anotou seis pontos; pelo São José, Caio Torres (ex-Flamengo) foi o destaque da equipe, também com seis pontos. A equipe carioca, mesmo com a vitória parcial, não terminou bem o segundo período. O São José foi bastante ofensivo e diminuiu um pouco a desvantagem, mas ainda perdeu por 19 a 18 (47 a 33 no geral).

Após o intervalo, o Flamengo contou com os arremessos de três pontos de Laprovittola e Benite, mais uma vez, para aumentar a vantagem; os joseenses tinham Laws (2) e Baxter (1), que responderam da mesma forma. Os erros e as faltas do São José foram determinantes no terceiro quarto. O Flamengo aproveitou e manteve a larga diferença: 20 a 18 na parcial e 67 a 51 no geral.

Embalados pela torcida e com a vitória praticamente garantida, o Flamengo diminuiu o ritmo e correu menos, o São José apenas tentou diminuir o prejuízo. Benite (sete pontos) pelo Flamengo, e Gustavo (seis pontos) pelo São José, foram os destaques do último período. O Fla fez o seu papel de casa e levou a melhor na primeira partida das quartas de final. 85 a 62 (18 a 11 na parcial). Foi uma vitória bastante convincente dos atuais bicampeões. 

***

Flamengo 1x0 São José

Jogo 1 – Quinta (23/04), às 18h: Flamengo 85x62 São José, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 2 – Sábado (25/04), às 18h: Flamengo x São José no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 3 – Terça (28/04), às 20h: Flamengo x São José, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
Jogo 4 – Quinta (30/04), às 19h30: Flamengo x São José, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos

Jogo 5 – Dia e horário a definir – Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ)

0 comentários :

Postar um comentário