domingo, 8 de março de 2015

Taubaté supera 1º set equilibrado, bate Canoas e larga na frente nas quartas da Superliga

Equipe do interior paulista sofre com erros no início, mas conta com tarde inspirada do trio Lipe, Dante e Lorena para vencer o time gaúcho em três sets


De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

08/03/2015 – O favoritismo adversário e a torcida contra pareceram pouco importar para o Vôlei Canoas no início da partida contra o Taubaté/Funvic, válida pela primeira rodada das quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 2014/2015, neste domingo (8). Com um jogo rápido e contando com os ataques potentes do cubano Dennis, a equipe gaúcha chegou a abrir uma vantagem de cinco pontos, mas viu o forte adversário equilibrar o jogo na parte final e fechar o primeiro set em emocionantes 33 a 31. A partir daí, deu o esperado no Ginásio do Abaeté: duas parciais tranquilas para os donos da casa (25/16 e 25/17), vitória por 3 sets a 0 e vantagem na série disputada em melhor de três.

Principal jogador da partida, Dante marcou 12 pontos e teve as companhias de Lorena e Lipe, que juntos pontuaram 25 vezes (13 de Lipe e 12 de Lorena). Pelo lado do Canoas, o destaque foi Dennis com 13 pontos – dez deles no primeiro set.

Lipe, maior pontuador do jogo, e Rapha comemoram ponto do vice-líder da primeira fase.
(Foto: Divulgação/Taubaté/Funvic)

As equipes voltam a se encontrar no próximo domingo (15), às 13h, em Canoas. Se houver necessidade, o duelo decisivo será novamente em Taubaté, às 21h30 da terça-feira, dia 17. Taubaté tem a vantagem por ter sido vice-líder da primeira fase, enquanto Canoas foi o sétimo. Quem avançar enfrenta o vencedor do confronto entre Sesi-SP e Maringá nas semifinais. Na primeira partida, a equipe paulistana confirmou o favoritismo em casa e venceu por 3 a 0. Quem também estreou com vitória por 3 a 0 foi o líder Sada Cruzeiro, contra o Montes Claros.

Nesta segunda (9), o Minas recebe o Brasil Kirin em jogo que encerra a primeira rodada das quartas de final da Superliga Masculina, às 18h30, em Belo Horizonte.

Quando a bola subiu...

Preciso no bloqueio, o Canoas aproveitou a insegurança do Taubaté e abriu uma vantagem de cinco pontos. A equipe gaúcha conseguia explorar as dificuldades de passe do adversário com os potentes ataques de Dennis, principal pontuador do set (10 acertos). Enquanto o cubano explorava as bolas pela ponta direita, Lipe abusava das pancadas pelo outro lado. Quando o set chegou a seu momento decisivo, os donos da casa conseguiram empatar em 23 a 23 com um bloqueio de Dante em cima de Dennis, parado pela primeira vez parado no jogo. Os gaúchos ainda tiveram a chance de fechar o set, mas o árbitro apontou bola fora em ace de Evandro. A partir daí, emoção e muitos erros de saque do Canoas – foram nove só no primeiro set. Sempre alternando a vantagem, o jogo das pancadas foi decidido em uma largada. Rapha aproveitou ataque errado da equipe gaúcha e deu toque sutil para fechar o set em 33 a 31 após 42 minutos.

O equilíbrio do primeiro set durou pouco no segundo. O Canoas chegou a estar vencendo por 8 a 6 na primeira parada técnica, mas a partir daí só deu Taubaté. As melhoras no bloqueio e no saque passaram em grande parte pelas mãos de Dante, que pontuou cinco vezes. Isso, aliado ao bom desempenho da defesa, fez com que os donos da casa abrissem uma vantagem tranquila e encerrassem o set em tranquilos 25 a 16.

Os erros de saque do primeiro set voltaram no terceiro, mas o equilíbrio não. Com Dennis sumido e Gustavo pouco acionado pelo centro, o Canoas viu o Taubaté jogar um vôlei consistente, equilibrando bem os seis fundamentos. Dante, inspirado no saque, fez mais seis pontos e garantiu a vitória tranquila no terceiro set por 25 a 17.

Ficha do jogo:

Taubaté/Funvic 3 x 0 Vôlei Canoas
33/31, 25/16 e 25/17

TAUBATÉ: 
Começaram: Rapha (3 pontos), Lorena (12), Lipe (13), Dante (12), Sidão (6) e Maurício (8). Líbero: Felipe.
Entraram: Leozão (1), Thiago Sens (0) e Pedro (0).
Técnico: Cezar Douglas

CANOAS: 
Começaram: Evandro (1), Dennis (13), Alê (7), Quiroga (8), Gustavo (3) e Tiago Barth (7). Líbero: Jeffe. 
Entraram: Clinty (2), Paulo Renan (0), Pallotti (0) e Minuzzi (0).
Técnico: Paulão

1º jogo das quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 2014/2015
Local: Ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP)
Data: 08/03/2015 
Horário: 13h (de Brasília) 

Maior pontuador: Dennis (Taubaté) e Lipe (Canoas) – 13 pontos
Troféu VivaVôlei - melhor em quadra: Dante (Taubaté)

Arbitragem: Paulo Luís Beal (SC) e Edivaldo da Costa Vítor (SP)

***


QUARTAS DE FINAL - SUPERLIGA MASCULINA:


1ª rodada - todos os jogos com transmissão do SporTV:
Sábado (7/3), às 10h30:
21h30:
Domingo (8/3), às 13h:
Taubaté 3x0 Canoas, no Abaeté, em Taubaté (SP) - 33/31, 25/16 e 25/17
Segunda (9/3), às 18h30:
Minas x Brasil Kirin, na Arena Minas TC, em Belo Horizonte (MG)

***

2ª rodada - todos os jogos com transmissão do SporTV:
Sábado (14/3), às 12h30: 
Montes Claros x Sada Cruzeiro, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
21h30: 
Maringá x Sesi-SP, no Chico Neto, em Maringá (PR) 
Domingo (15/3), às 10h30: 
Brasil Kirin x Minas, no Taquaral, em Campinas (SP) 
13h: 
Canoas x Taubaté, no La Salle, em Canoas (RS) 

***

3ª rodada (se necessário):
Segunda (16/3), às 18h30: 
Sada Cruzeiro x Montes Claros, no Riacho, em Contagem (MG) 
Sesi-SP x Maringá, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) 
Terça (17/3), às 21h30: 
Minas x Brasil Kirin, na Arena Minas TC, em Belo Horizonte (MG) 

0 comentários :

Postar um comentário