quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

NBB: Em confronto direto, São José leva a melhor na prorrogação e vence Franca

Francanos forçaram a prorrogação no último segundo, mas não conseguiram segurar rival. Com a terceira vitória seguida, São José chega ao quinto lugar



De Caratinga (MG).
Por Matheus Soares.

07/01/2015 - São José/Unimed e Franca Basquete abriram 2015 com desempenho idêntico no Novo Basquete Brasil, dividindo o sexto lugar. A diferença foi tirada na noite dessa terça-feira (6), no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, onde os times duelaram pela 14ª rodada do NBB 7. As duas equipes iniciaram o jogo com muita igualdade e o duelo seguiu duro até o fim, definido apenas na prorrogação. O time joseense venceu por 94 a 83 e conquistou a terceira vitória seguida, chegando ao quinto lugar na liga, com nove vitórias em 14 jogos (64,3% de aproveitamento). Franca caiu para sétimo, com 57,1% (8-6).

Dedé foi o cestinha do jogo.
(Foto: Arthur Marega/São José Desportivo/Divulgação LNB)

Decisivo para o São José na prorrogação, o ala Dedé foi o cestinha do jogo com 23 pontos. O pivô Caio Torres anotou 15 pontos e nove rebotes e o ala-pivô Drudi conseguiu 14 pontos e nove rebotes. Destaque também para os nove pontos e nove rebotes do ala Valtinho, perto de um duplo-duplo. Pelo Franca, 18 pontos, oito assistências e sete rebotes do armador argentino Figueroa. 

As duas equipes voltam à quadra na quinta-feira (8), pela 15ª rodada. O São José recebe o vice-líder Paschoalotto/Bauru e vai em busca da quarta vitória consecutiva. Já a equipe de Franca enfrentará o Mogi das Cruzes/Helbor fora de casa. Os dois jogos serão às 20h (de Brasília).

O jogo

O início de jogo demonstrou muito bem o que as duas equipes têm de melhor: a defesa.  O primeiro quarto foi marcado por muitas faltas, marcação forte e poucos pontos. No fim, 18 a 19 para os francanos, que conseguiram aproveitar melhor as chances. No segundo quarto, comandados pelo ala Dedé e pelo pivô Mineiro, a equipe da casa voltou melhor e conseguiu abrir boa vantagem sobre a equipe de Franca, indo para o intervalo com vantagem de 41 a 34.

Com o Franca precisando correr atrás, o terceiro período foi melhor para o time visitante. O ritmo foi ditado pelo armador Figueroa. Os joseenses voltaram com um ritmo menor e viram os francanos encostarem novamente no placar, mas ainda assim conseguiram vencer por 22 a 20 e abrir 63 a 54 ao fim do terceiro quarto

No último período, foi a vez da equipe de Franca buscar a reação. No minuto final, muitas reviravoltas. Foi aí que o jovem Leo Meindl chamou a responsabilidade e a 37 segundos para o fim, acertou um arremesso de três e virou o jogo para 73 a 72. O troco foi dado com Drudi, que fez São José voltar à frente e abrir 74 a 73. No fim, Caio Torres teve dois lances livres, mas acertou apenas o segundo e deixou Franca vivo. No último segundo, Mata recebeu passe improvável de Figueroa na cobrança de um lateral e decretou o empate em 75 a 75.

Na prorrogação, a equipe de São José começou com tudo e conseguiu embalar logo de cara, abrindo seis pontos de vantagem sobre Franca. Destaque total para Dedé, que anotou sete dos primeiros nove pontos do time. Já no fim da prorrogação, os visitantes não tinham mais alternativas e a segunda derrota consecutiva foi confirmada.

Ficha do jogo:

São José 94x83 Franca
1° tempo: 41x34 (18x19 e 23x15)
2° tempo: 34x41 (22x20 e 12x21)
Prorrogação: 19x8

SÃO JOSÉ:
Começaram: Valtinho (9), Laws (12), Dedé (23), Drudi (14) e Caio Torres (15).
Entraram: Betinho (8), Renan (6), Mineiro (7) e Gustavo (0).
Técnico: Luiz Augusto Zanon

FRANCA:
Começaram: Figueroa (18), Léo Meindl (14), Mata (10), Lucas Mariano (11) e André Luiz (10).
Entraram: Helinho (10), Cobos (0), João Pedro (14) e Antônio (0).
Técnico: Lula Ferreira

Local: Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
Data: 06/01/2015
Horário: 19h (de Brasília)


Arbitragem: Cristiano Jesus Maranho, Juliana Roveri e Gustavo Edson Mathias

***

14ª rodada - A CONCLUIR:

Terça (6/1), às 19h: 
Pinheiros 107x86 Uberlândia, no Clube Hebraica, em São Paulo (SP)
19h30: 
São José 94x83 Franca, no Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) - ao vivo no SporTV
20h: 
Palmeiras 76x80 Minas, no Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Mogi das Cruzes 80x99 Bauru, no Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP)
Quarta (7/1), às 20h: 
Limeira x Macaé, no Vô Lucato, em Limeira (SP) - ao vivo no site da LNB
Basquete Cearense x Paulistano, no Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE)
Rio Claro x Flamengo, no Felipe Karam, em Rio Claro (SP)
Brasília x Liga Sorocabana, na ASCEB, em Brasília (DF)

0 comentários :

Postar um comentário