terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NCAA: Temple faz jogo histórico e bate Kansas

Depois de ser atropelado por Duke e Villanova, Temple choca o país e bate Kansas por 25 pontos de diferença

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

23/12/2014 - Ao tentar se lembrar das jogadas cruciais da partida, Fran Dunphy, técnico de Temple, chamou a façanha de impossível e disse não ter acreditado nas jogadas convertidas pelo seu próprio time. Como todo mundo, ele estava surpreso com o jeito que o seu time dominou Kansas, décimo colocado no ranking nacional no basquete da NCAA.

Liderados por 19 pontos de Will Cummings e 18 de Quenton DeCosey, os Owls atropelaram Kansas com uma vitória por 77 a 52 nesta segunda (22), dando fim à sequência de oito vitórias consecutivas dos Jayhawks.

Após o jogo, fãs invadiram a quadra para celebrar a vitória.
(Foto: AP/Matt Slocum)

Jesse Morgan marcou mais 17 pontos e comandou a equipe com uma performance dominante no segundo tempo dos Owls, que foram engolidos por um mar de torcedores de Temple que invadiram a quadra do Wells Fargo Center, casa do Philadelphia 76ers, da NBA.

Frank Mason III marcou 20 pontos por Kansas (9-2), que teve aproveitamento de 32.1% nos arremessos de quadra e cometeu 17 turnovers. Mais ninguém nos Jayhawks atingiu dígitos duplos, e o cestinha da equipe, Perry Ellis, marcou apenas cinco pontos em 1 acerto de 10 tentativas.

O jogo

Kansas lutou contra os próprios erros desde o tip-off, errando nove de seus primeiros 10 arremessos para ficar atrás por 12 a 2 com cerca de sete minutos de partida. As coisas não ficaram muito melhores para os Jayhawks no resto do primeiro tempo, de qualquer modo.

Depois de uma jogada de raça de Temple pra impedir a saída da bola, o ex-Texas Jaylen Bond inflamou o público com uma enterrada de uma mão só que colocou os Owls na frente por 22 a 10 com 9:46 para o fim.

Os Owls lideraram por 14 pontos por um bom tempo, mas duas bolas de três de Mason no minuto final cortaram a vantagem de Temple para 35 a 25 no intervalo.

Atormentado pelos turnovers e pela péssima escolha dos arremessos, os Jayhawks nunca lideraram. Eles cortaram a desvantagem de dez pontos para seis após o intervalo, mas os Owls engataram uma sequência de 26 a 9 para abrir vantagem de 61 a 38 já no meio do segundo tempo.

A sequência impressionante foi finalizada por duas bolas de três seguidas e mais uma jogada de três pontos de Morgan, que fez seu segundo jogo pelos Owls após se transferir de UMass e ficar de fora do primeiro semestre graças às regras da NCAA.

Will Cummings (2) foi o grande jogador da partida; Perry Ellis decepcionou.
(Foto: AP/Matt Slocum)

Os Owls venceram duas seguidas e bateram seus oponentes por uma média de 22.5 pontos de diferença desde que Morgan e seu companheiro Devin Coleman (Clemson) fizeram suas estreias por Temple. Coleman marcou mais cinco pontos, e acertou uma bandeja de costas para colocar Temple com 25 pontos à frente, com sete minutos para o final.

Após o jogo, o técnico de Kansas, Bill Self, disse que estava muito impressionado vendo os armadores de Temple correrem pela quadra quase à vontade, fazendo cestas muito difíceis. Mas o técnico estava mais desapontado com sua própria equipe, que não conseguiu combater com seu próprio sistema ofensivo.

A vitória foi a primeira de Temple sobre Kansas desde 1995, e mantém uma marca impressionante dos Owls sobre o comando de Dunphy. Temple bateu uma equipe do top 25 pelo menos uma vez em cada uma das oito últimas temporadas, e venceu um top 10 em seis das últimas sete. A última vitória de Temple sobre uma top 10 veio contra Syracuse no Madison Square Garden - dois anos atrás. Três temporadas atrás, quando Cummings era calouro, os Owls atropelaram Duke no Wells Fargo Center.
Os Owls (8-4), que venceu quatro de seus últimos cinco, teve um aproveitamento excepcional de 58.3% nos arremessos, sendo 69.2% no segundo tempo.

Curiosidade: Temple e Villanova juntos, tem campanha de 3-0 no Wells Fargo Center na temporada, enquanto os 76ers tem campanha de 0-14.

Resultados da segunda-feira (22) da NCAA:
Tulane 57 @ 66 Washington (13)Loyola Marymount 53 @ 80 Wichita State (11)
(6) Wisconsin 68 @ 56 California
Wofford 44 @ 77 West Virginia (18)
Long Beach State 49 @ 66 St. John's (17)
Grambling State 36 @ 80 TCU (25)
Southern 66 @ 70 Baylor (22)
Weber State 51 @ 85 Oklahoma (19)
Charleston Southern 54 @ 75 Colorado State (24)
(10) Kansas 52 @ 77 Temple
Northern Illinois 66 @ 91 Notre Dame (16)
Miami (OH) 55 @ 93 Ohio State (21)

Jogos desta terça-feira (23):
CSU Northridge @ Louisville (4)
Stanford @ Texas (9)
N.J.I.T. @ Villanova (7)
(11) Wichita State @ Hawaii
South Dakota State @ Utah (14)

0 comentários :

Postar um comentário