sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vasco marca no fim, vence o Boa e assume a liderança pela primeira vez

Em jogo difícil contra o desfalcado Boa, Douglas e Edmílson premiam esforço da equipe só depois dos 40’ do segundo tempo  


De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

10/10/2014 – A partida contra um Boa Esporte sem seis titulares, em pleno São Januário e ainda dependendo só de si para assumir a liderança da Série B, parecia ao feitio do Vasco de Joel Santana. No entanto, a equipe carioca passou sufoco no início do confronto, válido pela 29ª rodada, e encontrou um adversário brigador e firme na marcação. A persistência e o domínio vascaínos só deram resultado nos minutos finais, com Douglas e Edmílson, que garantiram o 2 a 0 e a liderança momentânea da competição.

Com a vitória, o time de Joel Santana chegou aos 54 pontos - um à frente da vice-líder Ponte Preta - e assumiu a primeira colocação pela primeira vez em todo o campeonato. A manutenção da ponta depende de uma derrota da Macaca neste sábado (11), contra o Santa Cruz, em Campinas. Já o Boa conheceu a sua quarta derrota seguida e estacionou na sétima posição, com 41 pontos.


Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br

Na próxima rodada, o Boa recebe o Vila Nova, terça-feira (14), às 19h30, em Varginha. O Vasco volta a jogar no sábado (18) contra o Santa Cruz, às 16h10, na Arena Pernambuco.

O jogo

Mesmo com o time recheado de reservas, o Boa não se intimidou e começou o primeiro tempo num ritmo intenso. Logo a um minuto, Morato pegou forte de fora da área, mas parou em Jordi, que defendeu com o peito. Na sequência, a melhor finalização da equipe mineira: após cobrança de escanteio pela esquerda, a bola sobrou na entrada da área para Betinho, que pegou no alto e soltou a bomba, que acertou o travessão vascaíno.

A pressão do Boa, no entanto, não durou muito. O Vasco acalmou os ânimos e tomou as rédeas da partida, para fazer valer o mando de campo. O time de Joel Santana apresentou boa movimentação, com trocas de passes rápidas, e aproveitou os erros de marcação e de passe do adversário. Mas faltou capricho na hora de finalizar. Kléber parou no goleiro Emerson; Fabrício chutou longe do gol; e o uruguaio Máxi Rodríguez, principal jogador do primeiro tempo, correu muito, finalizou três vezes, mas não conseguiu tirar o zero do placar.                 

Se no primeiro tempo foi o Boa quem começou levando perigo, o inverso aconteceu na segunda etapa. Agora com três atacantes, o Vasco voltou com o objetivo de colocar a bola na área, ocupada agora por Edmílson, que entrou no lugar do volante Fabrício ao intervalo. Após cobrança de lateral, Lula desviou de cabeça contra seu próprio gol e exigiu ótima defesa de Emerson, que se esticou para salvar com a mão esquerda, aos oito minutos. Três minutos depois, o cruzamento veio por baixo. Marlon avançou pela esquerda e encontrou Douglas na área, que, quase caindo, acertou o travessão.

O Vasco, no entanto, ficou refém das jogadas aéreas e viu sua pressão cessar com a marcação firme e a cera dos jogadores do Boa. A partida esfriou, mas foi a persistência que deu novamente o resultado ao novo líder da Série B. A cobrança de falta de Douglas da intermediária passou por todo mundo e enganou Emerson, que não conseguiu impedir o gol, aos 40 minutos, apesar da posição duvidosa de Rodrigo, que foi em direção à bola e pode ter interferido na jogada. Quatro minutos depois, e com o Boa já desorganizado na defesa, Montoya arrancou pelo meio e chutou na trave direita. No rebote, a bola ficou ao feitio de Edmílson, que, bem posicionado, completou para o gol vazio e ampliou a vantagem vascaína.  

Ficha do jogo:

Vasco 2x0 Boa Esporte

VASCO:
Jordi; Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Fabrício (Edmílson), Pedro Ken, Dakson, Douglas e Maxi Rodríguez (Montoya); Kleber (Lucas Crispim).
Técnico: Joel Santana.

BOA:
Emerson Eric, Ciro Sena, Lula e Piauí; Willian Magrão (Jaildo), Wilian Favoni (Wilian Mineiro), Betinho e Morato; Malaquias e Romão (Vini).
Técnico: Nedo Xavier.

29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2014
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10/10/2014
Horário: 19h30 (de Brasília)

Gols: Douglas, aos 40, e Edmílson, aos 44 minutos do segundo tempo

Árbitro: Antônio Neuriclaudio R. Costa (AC)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC)

Cartões amarelos: Kléber, Dakson (VAS); Romão, Ciro Sena, Eric, Piauí (BEC)

***

29ª rodada - Série B: 
Sexta (10/10), às 19h30: 
Vasco 2x0 Boa Esporte
Ceará 1x0 Bragantino
Vila Nova 0x1 Joinville
Oeste 1x2 Atlético-GO
Sábado (11), às 16h10: 
Ponte Preta x Santa Cruz
América-MG x Portuguesa
Náutico x ABC
16h20: 
América-RN x Sampaio Corrêa
21h: 
Luverdense x Paraná
Avaí x Icasa

Classificação: 
1º - Vasco - 54 pontos (29 jogos)
2º - Ponte Preta - 53 pontos (28 jogos)
3º - Joinville - 51 pontos (29 jogos)
4º - Ceará - 50 pontos (29 jogos)
5º - Avaí - 49 pontos (28 jogos)
6º - Sampaio Corrêa - 42 pontos (28 jogos)
7º - Boa Esporte - 41 pontos, 12 vitórias e -1 gol de saldo (29 jogos)
8º - Náutico - 41 pontos, 12 vitórias e -2 gols de saldo (28 jogos)
9º - Atlético-GO - 40 pontos (29 jogos)
10º - América-MG - 38 pontos e 13 vitórias (28 jogos) *
11º - Santa Cruz - 38 pontos e 9 vitórias (27 jogos)
12º - Luverdense - 37 pontos (28 jogos)
13º - ABC - 35 pontos (28 jogos)
14º - Oeste - 34 pontos (29 jogos)
15º - Bragantino - 33 pontos e 9 vitórias (28 jogos)
16º - Paraná - 33 pontos e 8 vitórias (28 jogos)
17º - América-RN - 29 pontos (28 jogos)
18º - Icasa - 28 pontos (28 jogos)
19º - Vila Nova - 23 pontos (29 jogos)
20º - Portuguesa - 21 pontos (28 jogos)

* O América-MG perdeu 6 pontos por escalar o lateral Eduardo de forma irregular.

0 comentários :

Postar um comentário