sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Nova temporada da Superliga Masculina começa neste sábado

Competição será aberta com o duelo local entre Minas e UFJF; 12 equipes disputam o título, defendido pelo Sada Cruzeiro


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

24/10/2014 - Vai começar mais uma temporada da Superliga Masculina de Vôlei. São 12 equipes em busca do título da temporada 2014/2015 a partir deste sábado (25). O duelo mineiro entre Minas Tênis Clube e UFJF, válido pela segunda rodada, abre a competição, que tem o também mineiro Sada Cruzeiro como atual campeão.

Evento foi lançado na última terça-feira (21).
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Fórmula de disputa

Na primeira fase, todos jogam contra todos em turno e returno, e as oito melhores equipes avançam às quartas de final, disputadas em melhor de três partidas, assim como as semifinais. A final será realizada em jogo único.

A competição masculina conta com o atual campeão Sada Cruzeiro (MG), o vice Sesi-SP, além de Brasil Kirin (SP), Minas Tênis Clube (MG), Vôlei Canoas (RS), São Bernardo Vôlei (SP), Ziober Maringá (PR), UFJF (MG), Taubaté/Funvic (SP), Montes Claros Vôlei (MG), São José Vôlei (SP) e Voleisul/Paquetá Esportes (RS).

***

Os favoritos

O Sada Cruzeiro tem a manutenção do elenco como principal aposta para repetir o título. Todos os principais nomes seguem na equipe e o time base é o mesmo que jogou a temporada passada, com o levantador William, o oposto Wallace, os ponteiros Leal e Filipe, os centrais Éder e Isac e o líbero Serginho. Além disso, o comandante segue o mesmo: o argentino Marcelo Méndez vai para a sua sexta temporada à frente da equipe celeste. Em uma sequência de 15 finais em quatro anos, 12 canecos foram levantados, sem contar o título mineiro conquistado neste mês, o quinto consecutivo.

Vice-campeão no último ano, o Sesi-SP manteve muitos dos seus principais nomes (Lucarelli, Lucão, Serginho e Murilo, que está lesionado só joga em 2015) e ganha força com a chegada de jogadores como o levantador Marcelinho, o oposto Théo e o central Riad. Quem promete vir forte para o novo ano é o Taubaté/Funvic, com equipe cheia de bons nomes e que disputa no momento a final do Paulista com o Sesi. O time do interior paulista repatriou os craques Rapha, Lipe e Dante, e ainda conta com o oposto Lorena e os centrais Sidão e Maurício.

Já o Brasil Kirin, de Campinas, é favorito a aparecer ao menos em uma semifinal. Para este ano, chegaram nomes como o levantador Sandro, ex-Sesi, o oposto Wallace, que também jogou no time da capital, e o central Michael, ex-Vôlei Futuro e São Bernardo. O elenco conta também com outros atletas importantes, como os pontas João Paulo Bravo e João Paulo Tavares, os centrais Gustavão e Vini e o líbero Alan.

***

Primeiros jogos

2ª rodada (jogo adiantado): 
Sábado (25/10), às 17h: 
Minas x UFJF, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)

1ª rodada: 
Terça-feira (28/10), às 19h30: 
Maringá x São Bernardo, no Chico Neto, em Maringá (PR)
Quarta (29/10), às 19h: 
Voleisul x Brasil Kirin, na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo (RS)
19h30: 
Montes Claros x Sesi-SP, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
20h: 
Taubaté x Minas, no Abaeté, em Taubaté (SP)
Quinta (30/10), às 21h30: 
São José x Sada Cruzeiro, no Basílica, em Arapecida do Norte (SP)


***

Feminino só em novembro

Com 13 equipes na disputa, a Superliga Feminina começa apenas no dia 7 de novembro, com os duelos entre Rexona-Ades e Rio do Sul/Equibrasil e entre Dentil/Praia Clube e São Bernardo.

Estão na disputa o atual campeão Rexona-Ades (RJ), o vice Sesi-SP, além de Molico/Nestlé (SP), Dentil/Praia Clube (MG), E.C. Pinheiros (SP), São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP), Brasília Vôlei (DF), São Bernardo Vôlei (SP), Uniara/Afav (SP), Camponesa/Minas (MG), Rio do Sul/Equibrasil (SC), Maranhão/Cemar (MA) e São José dos Campos (SP).

***

B.A. de olho

Assim como nas últimas temporadas, o Boleiros da Arquibancada irá acompanhar toda a temporada da Superliga. Na página especial do torneio, o leitor poderá acompanhar, sempre atualizadas, a classificação e a tabela de jogos das competições masculina e feminina. 

0 comentários :

Postar um comentário