sábado, 4 de outubro de 2014

Em grande jogo, Brasil supera Rússia na 2ª fase do Mundial Feminino de Vôlei

No terceiro dos quatro jogos na segunda fase, brasileiras mostram raça e conquistam grande virada no quarto set; liderança será decidida contra os EUA neste domingo


De Uberlândia.
Por Aline Guerra.

04/10/2014 – Já classificado para a terceira fase do Campeonato Mundial, a seleção brasileira feminina de vôlei enfrentou a Rússia neste sábado (4), em Verona, na Itália. As russas, que ainda não se garantiram na próxima fase, encararam um Brasil determinado, que lutou muito para confirmar a vitória por 3 sets a 1 contra as bicampeãs mundiais, com parciais de 25/17, 25/27, 25/19 e 27/25. 

O Brasil começou com concentração total, fez um inicio de jogo impecável e venceu com sobras. Já na segunda parcial, as brasileiras tiveram dificuldades no passe e na consistência do ataque, perdendo e se complicando para o próximo set, mas depois da confusão em que se viu diante da Rússia, mais consistente e com um bloqueio feroz, veio a virada emocionante. No quarto set, a seleção brasileira viu um 21 a 14 contra no placar, e com a entrada de Gabi no saque e Thaísa arrasando no bloqueio, o time conseguiu a vibração que faltava e a vitória veio com méritos.

Mesmo já classificado, Brasil jogou com tudo contra as russas.
(Foto: FIVB/Divulgação)

Com 22 pontos, a central Thaísa foi a maior pontuadora e o grande nome do jogo. A Rússia teve Kosheleva como maior pontuadora da Rússia, com 21. Neste domingo, às 15h (de Brasília), a seleção verde e amarela enfrenta os Estados Unidos para definir quem fica com a liderança do grupo F. Já a Rússia luta pela última vaga do grupo jogando contra a Sérvia, mais cedo, às 12h. No momento, o Brasil é o segundo colocado com 17 pontos, um a menos que a seleção americana. A Sérvia tem 11 pontos e está com a última vaga, enquanto a Rússia tem 10. 

O jogo

A seleção brasileira começou a partida extremamente consistente e forte, com ajuda do bloqueio, que procurava chegar em todas as bolas. O time demonstrou ótimo voleibol. No meio do set, com a entrada de Startseva e Gamova, a Rússia procurava diminuir a pressão em cima de Kosheleva e Goncharova, e mesmo com uma pequena reação, não teve vez diante das inspiradas adversárias, que fecharam em 25 a 17.

No segundo set, o nível de concentração brasileira não diminuiu. A Rússia se mostrou perdida e chegou a ver o placar em 10 a 2, com um dos pontos russos ser em erro adversário. Com a queda de rendimento do passe, o time brasileiro teve que lidar com o crescimento das adversárias, e o final da parcial foi equilibrado. Com as oportunidades perdidas, o Brasil perdeu o set por 27 a 25.

As dificuldades continuaram para o Brasil no terceiro set. Inconstante na recepção, sofreu com a Rússia até a metade da parcial. Depois, o que desequilibrou a partida a favor das brasileiras foi novamente o bloqueio, que facilitou o trabalho das jogadoras. 25 a 19 e 2 sets a 1.

Na quarta parcial, a Rússia ditou as regras no inicio, o bloqueio funcionava e o ataque brasileiro perdeu a eficiência, assim como o ritmo da equipe caiu. As russas caminhavam para a vitória no set quando em 21 a 14, o Brasil reagiu. Gabi entrou arrasadora no saque, Thaísa passou a fazer toda a diferença no bloqueio e, na raça, veio a virada e a vitória em 27 a 25.

Ficha do jogo:

Brasil 3 x 1 Rússia
25/17, 25/27, 25/19 e 27/25

BRASIL:
Começaram: Dani Lins (5 pontos), Sheilla (8), Jaqueline (16), Fernanda Garay (6), Thaísa (22) e Fabiana (13). Líbero: Camila Brait.
Entraram: Tandara (6), Gabi (2), Natália (0) e Fabíola (0).
Técnico: José Roberto Guimarães

RÚSSIA:
Começaram: Kosianenko (1), Goncharova (20), Kosheleva (21), Shcherban (7), Fetisova (7) e Podskalnaya (4). Líbero: Kryuchkova
Entraram: Gamova (8) e Startseva (2).
Técnico: Yury Marichev

Local: Palaolimpia, em Verona (ITA) 
Data: 04/10/14 
Horário: 15h (de Brasília)

***


Resultados do sábado:
Grupo E:
República Dominicana 2 x 3 China
Alemanha 3 x 0 Bélgica
Croácia 1 x 3 Azerbaijão
Itália 3 x 0  Japão

Grupo F:
Sérvia 0 x 3 EUA
Turquia 3 x 1 Holanda
Brasil 3 x 1 Rússia
Bulgária 3 x 0 Cazaquistão


***

Regulamento

Na primeira fase, as 24 seleções estiveram divididas em quatro grupos de seis equipes em cada e jogaram entre si dentro de sua chave. As quatro melhores de cada avançaram à segunda fase, onde estão divididas em dois grupos de oito equipes (um com os melhores dos grupos A e D e outro com os melhores de B e C). 

Na segunda fase, os classificados do Grupo A jogam contra os do D e os do grupo B enfrentam os do C, totalizando quatro rodadas. Os times carregam a pontuação conquistada na primeira fase contra as equipes classificadas. As três melhores avançam à terceira fase e jogam em dois grupos de três. As duas melhores de cada fazem a semifinal e, posteriormente, a final.

0 comentários :

Postar um comentário