segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Brasil bate EUA e encara chinesas e dominicanas na 3ª fase do Mundial de Vôlei

Poupando titulares nesse domingo, a seleção brasileira bateu as reservas americanas para confirmar o primeiro lugar da chave. Terceira fase começa na próxima quarta


De Uberlândia.
Por Aline Guerra.

06/10/2014 – Depois de garantir sua classificação com duas rodadas de antecedência e fazer um jogo duro contra a Rússia, o Brasil encerrou sua participação na segunda fase do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei contra a equipe reserva diante dos Estados Unidos. Nesse domingo (5), em Verona (Itália), as adversárias também pouparam suas titulares e não incomodaram tanto as brasileiras, que fecharam em 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/21.

Na próxima fase, a seleção brasileira estará no Grupo H, e fará jogos contra a China e a República Dominicana, em Milão. Por sua vez, o Grupo G terá Itália, Estados Unidos e Rússia. Na próxima quarta (8), às 12h30 (de Brasília), o Brasil encara a China e, na sexta-feira (10), pega as dominicanas.

Time reserva do Brasil vai bem e vence Estados Unidos.
(Foto: FIVB/Divulgação)
Mesmo sem muito ritmo de jogo, as reservas do Brasil não fizeram feio diante dos Estados Unidos, jogaram um voleibol consistente e usaram as armas que sempre fazem o time impressionar: bom saque e bloqueio efetivo. As americanas, que também pouparam as titulares, tentaram até introduzir Larson e Glass no decorrer da partida para tentar dar volume ao time, mas mesmo mantendo o alto nível, não conseguiram vencer as brasileiras. Tandara foi a maior pontuadora do jogo, com 21 pontos. Do lado americano, Fawcett foi destaque com 13. 

Com a vitória, o Brasil ficou na liderança do grupo F com 20 pontos, seguido pelos 18 dos Estados Unidos e os 13 da Rússia. Na outra chave, a E, a Itália liderou com 19 pontos, contra 16 da China e 13 da República Dominicana.

O jogo

Os dois times começaram a partida com as jogadoras reservas, procurando poupar titulares para a fase final e dar ritmo de jogo a toda a equipe. O Brasil começou bem, até as adversárias conseguirem se concentrar e dar trabalho, baseando principalmente na deficiência do passe brasileiro. No fim, os Estados Unidos cometeram mais erros e deixaram de aproveitar as oportunidades perdendo por 25 a 23.

Com um saque mais forte, o Brasil começou com mais tranquilidade o segundo set, abriu boa vantagem e aparecia melhor que as adversárias. No final da parcial, os Estados Unidos colocaram Larson e Glass em quadra, o que deu uma esquentada considerável no jogo, onde as brasileiras tiveram que apertar mais uma vez para fechar em 25 a 22.

No terceiro set, o equilíbrio enfim chegou desde os primeiros pontos. Os dois times oscilaram em volume de ataque e erraram muito mais que no inicio do jogo. Com muita dificuldade, o Brasil chegou ao primeiro tempo técnico na frente com 16 a 15. O final foi apertado, mas com o grande poder no ataque de Tandara, a vitória veio em 25 a 21.

Ficha do jogo:

Brasil 3 x 0 Estados Unidos
25/23, 25/22 e 25/21

BRASIL:
Começaram: Fabíola (3), Tandara (21), Natália (10), Gabi (12), Adenízia (8) e Carol (7). Líbero: Camila Brait.
Entraram: -
Técnico: José Roberto Guimarães

EUA:
Começaram: Thompson (0), Fawcett (13), Hildebrand (12), Robinson (8), Dixon (6) e Adams (3). Líbero: Davis
Entraram: A. Glass (2), Larson (0) e Hill (0).
Técnico: Karch Kiraly


Local: Palaolimpia, em Verona (ITA) 
Data: 05/10/2014 
Horário: 15h (de Brasília)

***

Outros resultados:

Grupo E
Alemanha 3 x 0 Azerbaijão
República Dominicana 2 x 3 Japão
Itália 3x1 China
Croácia 1x3 Bélgica 

Grupo F
Sérvia 0 x 3 Rússia
Turquia 3 x 0 Cazaquistão
Brasil 3 x 0 Estados Unidos
Bulgária 1 x 3 Holanda


***

Regulamento

Na primeira fase, as 24 seleções estiveram divididas em quatro grupos de seis equipes em cada e jogaram entre si dentro de sua chave. As quatro melhores de cada avançaram à segunda fase, onde estiveram divididas em dois grupos de oito equipes (um com os melhores dos grupos A e D e outro com os melhores de B e C). 

Na segunda fase, os classificados do Grupo A jogaram contra os do D e os do grupo B enfrentaram os do C, totalizando quatro rodadas. Os times carregaram a pontuação conquistada na primeira fase contra as equipes classificadas. As três melhores avançaram à terceira fase e jogam em dois grupos de três. As duas melhores de cada fazem a semifinal e, posteriormente, a final.

0 comentários :

Postar um comentário