sexta-feira, 24 de outubro de 2014

América-MG vira, bate o xará de Natal e segue na briga pelo acesso

Virada no segundo tempo coloca o Coelho em sexto, ao menos momentaneamente; time mineiro volta a ver G-4 de perto


De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.

24/10/2014 - Foi difícil e batalhado até o fim. Mas cada esforço, marcação, faltas e uma pressão que durou mais de 55 minutos teve a sua recompensa. No embate entre os Américas, venceu o de Minas Gerais. O Coelho bateu o xará do Rio Grande do Norte por 2 a 1, de virada, na noite desta sexta-feira, em duelo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Gilson e Andrei, para o time mineiro, e Emerson, para os visitantes, em partida disputada no Independência.

A partida se desenhava com duas equipes em vertentes totalmente diferentes. O América-MG ainda sonha com o acesso a elite do futebol brasileiro. Para tal, não pode pensar em perder pontos até o fim da competição. As vitórias e a reação americana tem dado base para o torcedor do Coelho acreditar até o fim. Por outro lado, o América-RN, mesmo com uma campanha surpreendente na Copa do Brasil (eliminado nas quartas para o Flamengo), luta contra o rebaixamento e tem como adversários equipes que vão vender caro cada ponto. O Dragão precisa crescer e fazer valer o seu poder.

Foto: Divulgação/Site oficial do América-MG

Com o resultado, o América-MG saltou da nona para a sexta posição com 48 pontos, mas ainda espera pelo fim da rodada. O Coelho está a quatro pontos do quarto colocado, o Avaí, que tem 52. O América-RN caiu uma posição com a vitória do Icasa sobre a Portuguesa e agora é o 18º com 33 pontos ganhos. Vila Nova e Portuguesa já estão rebaixados praticamente rebaixados. Resta definir as duas últimas vagas.

Na próxima rodada, ambos jogam no sábado (1). O América-MG vai até Natal encarar o rival do Dragão, o ABC, às 17h20, no Frasqueirão. 20 minutos mais cedo, o América-RN enfrenta o Santa Cruz, no Arruda, em Recife. 

O jogo

O América-MG começou o jogo apresentando sua forma de jogar, contudo, o América-RN parecia conhecer o Coelho e tratou de trancar as principais jogadas do rival, que eram as tramas pelas pontas. Fatalmente, o time mineiro passou a insistir pelo meio e virou presa fácil. O Dragão, sem Rodrigo Pimpão, suspenso, creditava em Emerson suas melhores ofensivas ao ataque. E em uma bola roubada por Neto, o camisa 11 natalino recebeu livre, entrou na área, e disparou forte, no ângulo de João Ricardo, para abrir o placar aos 12 minutos.

Após o gol, o alviverde acordou na partida e passou a atacar, mas ainda assim, sem muita organização tática. O atacante Willians tornava-se a grande expressão do jogo americano, mas a bola teimava em não entrar. O América-RN assustou apenas mais uma vez e seria a última durante todo o jogo. Aos 29 minutos, Neto cometeu falta, já tinha amarelo, e foi expulso.

No segundo tempo, o América de Natal se trancou na defesa e deu todo espaço do mundo para o Coelho chegar. Porém, faltava um capricho maior na hora de servir o ataque. Givanildo Oliveira acreditou em Mancini no lugar de Tchô e Bruninho na vaga de Willians, cansado. As mudanças deram certo. O América-MG teve um toque de bola com mais qualidade, apresentando uma técnica maior e, finalmente, colocou a bola no chão, dispensando os cruzamentos.

Em dois lances sequenciais, o Coelho virou o jogo e sempre pela direita. O primeiro aos 33 minutos, quando Bruninho tabelou com Mancini, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Gilson marcar. Quatro minutos depois, foi a vez de Andrei cabecear com acerto após o escanteio cobrado por Pablo. Com um sufoco tão grande e uma virada tão empolgante, o América de Minas encheu ainda mais seu torcedor de esperança.

Ficha do jogo:

América-MG 2x1 América-RN

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Gilson, Tchô (Mancini) e Willians (Bruninho); Obina (Rubens).
Técnico: Givanildo Oliveira

AMÉRICA-RN
Andrey; Walber, Cleber, Lázaro e Wanderson (Alekito); Judson, Fábio Braga, Neto e Daniel Costa (Fabinho); Isac e Emerson (Roberto Dias).
Técnico: Roberto Fernandes

32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2014
Estádio: Independência, Belo Horizonte (MG)
Público: 2.296 pagantes
Renda: R$22.270,00
Data: 25/10/2014
Horário: 19h30 (de Brasília)

Gols: Emerson, aos 12 minutos do primeiro tempo (ARN); Gilson, aos 33, e Andrei Girotto, aos 37 minutos do segundo tempo (AME)

Árbitro: Antônio Neuricláudio Costa (AC)
Auxiliares: Jean Carlos Rodrigues da Silva e Daniel Henrique da Silva Andrade, ambos do Acre.

Cartões amarelos: Andrei Girotto e Leandro Guerreiro (AME); Neto, Emerson, Judson e Fabinho (ARN)
Cartão vermelho: Neto (ARN)

***

32ª rodada - Série B: 
Sexta (24/10), às 19h30: 
Portuguesa 1x2 Icasa 
21h50: 
Ceará 0x2 Santa Cruz 
ABC 2x1 Paraná 
Sábado (25), às 16h20: 
Vasco x Ponte Preta 
Náutico x Atlético-GO 
Bragantino x Boa Esporte 
21h: 
Luverdense x Oeste 
Vila Nova x Sampaio Corrêa 

Classificação: 
1º - Joinville - 60 pontos e 18 vitórias (32 jogos)
2º - Ponte Preta - 60 pontos e 17 vitórias (31 jogos)
3º - Vasco - 54 pontos (31 jogos)
4º - Avaí - 52 pontos (32 jogos)
5º - Ceará - 50 pontos (32 jogos)
6º - América-MG - 48 pontos e 16 vitórias (32 jogos) *
7º - Santa Cruz - 48 pontos e 12 vitórias (31 jogos)
8º - Boa Esporte - 47 pontos e 14 vitórias (31 jogos)
9º - Sampaio Corrêa - 47 pontos e 11 vitórias (31 jogos)
10º - Atlético-GO - 46 pontos (31 jogos)
11º - Náutico - 45 pontos (31 jogos)
12º - Luverdense - 40 pontos e 12 vitórias (31 jogos)
13º - Paraná - 40 pontos e 10 vitórias (32 jogos)
14º - ABC - 38 pontos (32 jogos)
15º - Bragantino - 36 pontos (31 jogos)
16º - Icasa - 35 pontos e 9 vitórias (32 jogos)
17º - Oeste - 35 pontos e 8 vitórias (31 jogos)
18º - América-RN - 33 pontos (32 jogos)
19º - Vila Nova - 23 pontos (30 jogos)
20º - Portuguesa - 21 pontos (32 jogos)

* O América-MG perdeu 6 pontos por escalar o lateral Eduardo de forma irregular.

0 comentários :

Postar um comentário