terça-feira, 30 de setembro de 2014

Brasil encara a França nos playoffs do Mundial Feminino de Basquete

No último jogo da primeira fase, a seleção brasileira bateu o Japão para garantir a vaga

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

30/09/2014 - Depois de duas derrotas, o Brasil estava encarando a eliminação no Mundial de Feminino de Basquete, disputado na Turquia. Para não igualar sua pior campanha no torneio, a renovada seleção brasileira precisava bater o Japão nesta terça-feira. E conseguiu: com atuação de gala de Patrícia e o comando de Érika e Adrianinha, o time do técnico Zanon bateu as asiáticas por 79 a 56 e avançou na competição.



Nesta quarta (1), às 13h, o Brasil enfrenta a França, pela primeira fase dos playoffs, que antecede as quartas de final.

O jogo

Por ser um time inexperiente, o Brasil acabou pecando na competição pela ansiedade e pelo nervosismo. No começo do jogo contra o Japão, a expressão das jogadores era a mesma, e logo começaram os erros de arremessos. Do lado adversário, os erros eram constantes também. Na metade do quarto, Patrícia começou a aparecer, marcando duas bandejas de forma consecutiva. Érika segurou na defesa, e Adrianinha brilhou na frente no final, e apesar da atuação boa de Oga, o primeiro tempo terminou com vantagem brasileira: 22 a 11.

O Brasil começou com tudo e foi aumentando a vantagem. Toda a rotação brasileira jogava bem e o placar chegou a ficar 37 a 24, principalmente graças à Érika, a comandante da seleção em quadra. No final do quarto, Kurihara acertou bola de três, e Mamiya, com um lance de três pontos - cesta e falta - diminuiu o placar para 41 a 31 no intervalo.

Brasil comemorava classificação no Mundial de Basquete (Foto: fiba.com)

O terceiro período começou avassalador, só que para as japonesas, e a diferença logo ficou apenas quatro pontos pró-Brasil. Patrícia, que já tinha pontuação alta, chegou aos 18 pontos, abrindo 60 a 42 no placar. Patrícia terminou com 27 pontos no total, e Érika anotou um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes. O Brasil entrou no último período de jogo com placar favorável de 60 a 45.

O Japão foi para o tudo ou nada, mas o Brasil pela primeira vez tinha a tranquilidade estampada na face de suas jogadoras. Patrícia continuava quente, Adrianinha a enchia de assistências, e Érika comandava a equipe a partir da defesa. A vantagem foi só crescendo, e terminou em 79 a 56.

Regulamento - Durante a primeira fase, as 16 seleções estiveram divididas em oito grupos. As primeiras colocadas de cada chave avançam diretamente às quartas de final. Os segundos e terceiros de cada chave disputam uma espécie de repescagem, onde quem vencer vai às quartas. Daí em diante, seguem em mata-mata.

Resultados da terça (30):

Brasil 79 x 56 Japão
Sérvia 65 x 63 China
Espanha 67 x 43 República Tcheca
Austrália 87 x 45 Bielorússia
Moçambique 54 x 64 Turquia
Coréia do Sul 57 x 73 Cuba
França 63 x 59 Canadá
Estados Unidos 119 x 44 Angola

Clique e confira tabela de jogos e as classificações dos grupos ao fim da primeira fase.

Os playoffs começam nesta quarta (1). Confira os jogos (horário de Brasília):

10h15 - República Tcheca x Canadá
13h - França x Brasil
13h15 - Bielorússia x China
15h30 - Sérvia x Cuba

0 comentários :

Postar um comentário