sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Basquete do Flamengo busca o Intercontinental neste fim de semana

No Rio, Rubro-Negro encara o Maccabi Tel-Aviv, de Israel, em busca do título da Copa Intercontinental; jogos serão nesta sexta e domingo


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

26/09/2014 - Atual campeão da Liga das Américas, o basquete do Flamengo tem a chance de conquistar o mundo neste fim de semana. O Rubro-Negro receberá o atual campeão da Euroliga, o Maccabi Tel-Aviv, de Israel, para dois jogos na HSBC Arena nesta sexta (26) e no domingo (28), valendo o título da Copa Intercontinental. No ano passado, quando a competição voltou a ser disputada, o campeão foi o Olympiakos, que bateu o brasileiro Pinheiros/Sky.

Nesta sexta-feira, o duelo será às 21h30 e, no domingo, a bola sobe a partir das 12h, sempre no horário de Brasília. Quem vencer os dois duelos, obviamente, fica com a taça. Caso os dois jogos tenham vencedores diferentes, o título será definido pelo saldo de cestas.

Marcelinho levanta a taça da Liga das Américas. Fla venceu o Pinheiros.
(Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)

Para buscar o título mundial, o Flamengo aposta na manutenção da base campeã do NBB 2013/2014, com nomes como o argentino Nicolás Laprovittola e o americano Jerome Meyinsse, além dos experientes Marquinhos, Marcelinho e Olivinha e nomes mais jovens como Gegê, Cristiano Felício e Vitor Benite.

O time carioca conta também com o reforço do argentino Walter Hermann, que esteve junto à sua seleção no Mundial disputado na Espanha e faz parte da geração que conquistou o ouro olímpico em 2004. Outro anunciado é o pivô americano Derrick Carter, que jogou pelos Lakers e defenderá o Rubro-Negro apenas na Copa Intercontinental e nos três amistosos na pré-temporada da NBA.

O campeão europeu chega com elenco modificado para este Mundial.
(Foto: Maccabi Tel-Aviv/Divulgação)

Já o Maccabi Tel-Aviv, seis vezes campeão europeu, derrotou o Real Madrid na decisão da temporada 2013/2014 da Euroliga. Para este Intercontinental, torneio do qual já foi campeão em 1980 batendo o Franca, o time apresenta várias mudanças em relação à equipe campeã continental. O comandante David Blatt assinou com o Cleveland Cavaliers e quem assume é o assistente Guy Goodes.

Entre os atletas, o time perdeu o americano Ricky Hickman, transferido para o Fenerbahçe, da Turquia, após ser o principal pontuador da equipe israelense na competição. Outro que saiu foi o também americano Tyrese Rice, MVP das Finais da Euroliga e que foi para o Khimki, da Rússia. Já o australiano Joe Ingles foi para o Los Angeles Clippers, o pivô Shawn James jogará na Itália e o ala-pivô David Blu se aposentou. Para os lugares chegam vários americanos, como o armador Jeremy Pargo, o ala/armador MarQuez Haynes, o ala Nate Linhart e o ala/pivô Brian Randle. No total, são oito jogadores dos Estados Unidos no atual elenco.

O torneio

A Copa Intercontinental retornou em 2013 após longa interrupção. A competição era disputada anualmente entre 1966 e 1987, com uma pausa entre 1971 e 1973. O torneio voltou em 1996, mas voltou a ter uma pausa. O único brasileiro campeão mundial foi o extinto Sírio, de São Paulo, jogando em casa em 1979, time que contava com Oscar, Marcel e Marquinhos. A lista de brasileiros vice-campeões é um pouco maior: Corinthians (1966), Sírio (1973), Franca (1975 e 1980), Sírio (1981). Monte Líbano (1985) e Pinheiros (2013).

Clique e confira informações sobre a venda de ingressos.

0 comentários :

Postar um comentário