terça-feira, 5 de agosto de 2014

Virada relâmpago

Luverdense sai atrás, mas vira rapidamente sobre a Portuguesa e chega à vice-liderança da Série B

De Belo Horizonte.
Por Júlia Alves.

05/08/2014 - Na estreia do técnico Silas, quarto treinador da Portuguesa em 2014, o resultado positivo não veio. A Portuguesa até chegou a abrir o placar, no entanto, o Luverdense conseguiu uma grande virada em apenas sete minutos e venceu 3 a 1, em jogo que abriu a 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). O time mato-grossense foi superior durante toda a partida. A Lusa mostrou muita dificuldade para criar jogadas ofensivas. Com mais essa vitória, o Luverdense acumula 27 pontos e ocupa momentaneamente o segundo lugar na competição, ultrapassando o América-MG e ficando a um ponto do líder Ceará, que joga na sexta (8). A Portuguesa completa mais uma partida sem vencer e está na penúltima colocação, 19ª, com apenas 12 pontos.

A Portuguesa enfrenta o ABC na próxima terça-feira (12), às 19h30 (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. O Luverdense volta a campo apenas no dia 16 de agosto, sábado, às 16h20, para receber o Náutico, no estádio Passo das Emas.

Foto: CBF.com.br

O jogo

O primeiro tempo teve muitas chances de abrir o placar, principalmente dos donos da casa, mas nenhum time conseguiu inaugurar o marcador. O Luverdense trocou passes com tranquilidade procurando espaços na defesa da Portuguesa, porém, o time paulista ficou recuado e dificultou as ações ofensivas da equipe mato-grossense. O Verdão do Norte ameaçou mais vezes e a Lusa chegou com mais perigo em lances de contra-ataque.

Apesar de ter adotado uma postura defensiva, a Portuguesa teve a primeira oportunidade de balançar as redes. Aos 12 minutos, Arnaldo, com muita velocidade, rouba a bola de Washington, avançou e invadiu a área, mas bateu à direita da meta de Gabriel. A resposta do Luverdense veio três minutos depois. Misael foi à linha de fundo e cruzou; Jean Patrick subiu sozinho e cabeceou para fora. Aos 22 minutos, Washington lançou Reinaldo em ótimas condições. Entretanto, no momento da finalização, o goleiro da Lusa saiu do gol e afastou de carrinho.

Sem dar refresco ao adversário, o Verdão continuou em cima. Aos 27 minutos, Carlão avançou pela direita e rolou para a entrada da área. Samuel dominou, bateu no canto direito de Rafael Santos e a bola saiu por muito pouco. Em seguida, Reinaldo ganhou na corrida de Brinner e chutou cruzado na saída de Rafael Santos, que se esticou todo para espalmar e fazer uma linda defesa. Já no fim da primeira etapa, a Portuguesa também perdeu grande chance. Marcelinho deu ótimo passe para Serginho, deixando o atacante na cara do gol. Ele bateu rasteiro na saída de Gabriel Leite e a bola saiu tirando tinta da trave.

O segundo tempo começou com um show de gols desperdiçados do Luverdense. Aos dois minutos, Misael fintou os dois zagueiros e tocou para Reinaldo. O atacante, sozinho dentro da área, isolou a bola. No lance seguinte, Samuel fez ótima jogada pelo meio e invadiu a área. Na cara de Rafael Santos, ele bateu à direita da meta. E já dizia aquela velha máxima do futebol: “Quem não faz, leva”. Aos 14 minutos, Marcos Assunção bateu escanteio, a zaga afastou mal e Jocinei aproveitou o rebote da entrada da área para abrir o placar com um chute forte no canto esquerdo.

Em desvantagem no marcador, o time da casa fez duas alterações e foi atrás do resultado. A virada veio em um momento de abafa do Verdão, que conseguiu três gols em sete minutos. O primeiro, aos 23, em uma cobrança de falta de longe, Washington arriscou o chute forte, a bola passou no meio da barreira e matou o goleiro Rafael Santos: 1 a 1, Quatro minutos depois, em uma jogada individual, Jean Patrick chutou no canto esquerdo de Rafael Santos para fazer um lindo gol: 2 a 1. Aos 30 minutos, após outra cobrança de falta, Rubinho bateu com muita categoria no ângulo direito de Rafael Santos para decretar o placar da noite: 3 a 1.

Ficha de jogo:

Luverdense 3 x 1 Portuguesa

LUVERDENSE:
Gabriel Leite; Renato (Michel Bertasso), Zé Roberto, Braga (Montoya) e Paulinho; Jean Patrick, Carlão, Washington e Samuel (Rubinho); Reinaldo e Misael.
Técnico: Júnior Rocha

PORTUGUESA:
Rafael Santos; Arnaldo, Brinner, Diego Augusto e Jussandro (Jean Mota); Jocinei, Marcos Assunção (Aldave) e Maycon; Serginho, Marcelinho e Weverton (Luciano Castan).
Técnico: Silas

Local: Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT)
Data: 05/082014
Horário: 19h30 (de Brasília)

Gols: Washington, aos 23, Jean Patrick, aos 27, e Rubinho, aos 30 minutos do segundo tempo (LUV); Jocinei, aos 14 minutos do segundo tempo (POR)

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Zanotti (ES)

Cartões amarelos: Braga e Carlão (Luverdense); Jean Mota e Serginho (Portuguesa)

***

15ª rodada - Série B: 
Terça (5/8), às 19h30: 
21h: 
Sexta (8/8), às 19h30: 
Atlético-GO x Ceará
Icasa x América-MG
21h:
Ponte Preta x Bragantino
Sábado (9/8), às 16h20: 
ABC x Vasco
Santa Cruz x Náutico
Paraná x Vila Nova
21h: 
Boa Esporte x América-RN
Oeste x Avaí

Classificação: 
1º - Ceará - 28 pontos (14 jogos)
2º - Luverdense - 27 pontos (15 jogos)
3º - América-MG - 26 pontos, 8 vitórias e 9 gols de saldo (14 jogos)
4º - Joinville - 26 pontos, 8 vitórias e 5 gols de saldo (15 jogos)
5º - Avaí - 23 pontos e 7 vitórias (14 jogos)
6º - Sampaio Corrêa - 23 pontos e 6 vitórias (15 jogos)
7º - Atlético-GO - 22 pontos e 6 vitórias (14 jogos)
8º - Vasco - 22 pontos e 5 vitórias (13 jogos)
9º - América-RN - 20 pontos, 6 vitórias, 1 gol de saldo e 20 gols pró (14 jogos)
10º - ABC - 20 pontos, 6 vitórias, 1 gol de saldo e 14 gols pró (14 jogos)
11º - Santa Cruz - 19 pontos, 4 vitórias, 1 gol de saldo e 18 gols pró (14 jogos)
12º - Ponte Preta - 19 pontos, 4 vitórias, 1 gol de saldo e 18 gols pró (14 jogos)
13º - Náutico - 18 pontos, 5 vitórias e -1 gol de saldo (13 jogos)
14º - Boa Esporte - 18 pontos, 5 vitórias e -2 gols de saldo (14 jogos)
15º - Icasa - 15 pontos e 4 vitórias (14 jogos)
16º - Oeste - 15 pontos e 3 vitórias (14 jogos)
17º - Paraná - 13 pontos, 3 vitórias e -3 gols de saldo (14 jogos)
18º - Bragantino - 13 pontos, 3 vitórias e -7 gols de saldo (14 jogos)
19º - Portuguesa - 12 pontos (15 jogos)
20º - Vila Nova - 5 pontos (14 jogos)

0 comentários :

Postar um comentário