sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Relembre: EUA vs. Brasil, em 2012

Na preparação para Londres 2012, a seleção brasileira masculina de basquete também enfrentou os EUA, adversários deste sábado


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

15/08/2014 - A noite deste sábado (16) é de amistoso entre as seleções de basquete masculino de Brasil e Estados Unidos, em Chicago. O duelo das 22h (de Brasília) é preparatório para as duas equipes, que estão nos últimos acertos para a Copa do Mundo, aberta no próximo dia 30, na Espanha. Em 16 de julho de 2012, há dois anos e um mês, os dois times também se enfrentaram na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. O Brasil fez bom jogo, mas perdeu para os americanos por 80 a 69.

LeBron James comandou a vitória americana em Washington em julho de 2012. 
(Foto: Ned Dishman/NBAE/Getty Images)

Naquele dia, o Brasil fez três quartos "de igual pra igual" com as estrelas, mas pagou por um segundo período muito ruim, quando perdeu por 20 a 5. O detalhe é que, no primeiro quarto, onde o time já comandado por Rubén Magnano marcou forte e saiu bem na transição, o Brasil venceu por 27 a 17. Ao intervalo, a vantagem era americana por apenas cinco pontos: 37 a 32. Huertas chamou a responsabilidade no terceiro quarto, mas não conseguiu evitar a vitória americana por 22 a 19. No último período, LeBron James apareceu com 14 dos 21 pontos americanos, que sacramentaram a vitória por 21 a 18 na parcial e por 80 a 69 no jogo.

Naquela oportunidade, a estrela LeBron James, com seus 30 pontos, foi o grande nome e fez a diferença, saindo de quadra como cestinha e sendo premiado com um belo troféu. Do lado do Brasil, podemos destacar a partida que fez o armador Marcelinho Huertas (11 pontos e 13 assistências), além do pivô Anderson Varejão, que também conseguiu double-double (12 pontos e 13 rebotes). O ala Alex começou muito bem no jogo, e saiu de quadra com 14 pontos (10 só no primeiro quarto).

E para amanhã...

... o Brasil já tem os 12 jogadores que vão disputar o Mundial na Espanha. Nesta semana, foram feitos os últimos dois cortes. O armador Rafael Luz e o pivô Cristiano Felício foram dispensados, enquanto o armador Raulzinho e o pivô Rafael Hettsheimer se juntaram definitivamente aos 10 jogadores que já treinam desde o último mês. Já o ala-pivô Guilherme Giovannoni voltou a treinar após se recuperar de lesão no tornozelo e deve enfrentar os americanos amanhã.

Os 12 do Brasil:
Armadores: Marcelinho Huertas, Larry Taylor e Raulzinho
Alas: Leandrinho, Alex, Marquinhos, Marcelinho Machado
Pivôs: Guilherme Giovannoni, Nenê, Anderson Varejão, Tiago Splitter e Rafael Hettsheimer

Os Estados Unidos ainda contam com 15 atletas e o técnico Mike Krzyzewski, o "Coach K", tem que realizar mais três cortes. O pivô DeMarcus Cousins, do Sacramento Kings, torceu o joelho no treinamento e não disputará o amistoso. A comissão técnica americana ainda aguarda pela melhora do jogador até o Mundial.

Já o ala Kevin Durant, que seria a estrela deste elenco, anunciou na última semana que não defenderá a seleção, alegando cansaço físico e mental. Agora, a missão de "chefe" fica com Derrick Rose, que conviveu com uma série de lesões nas últimas temporadas. Outro grande nome, Paul George quebrou a perna em amistoso de exibição entre as equipes titulares e reservas e está fora de combate por muito tempo.

Os 15 dos Estados Unidos (ainda faltam três cortes):
Armadores: Stephen Curry, Damian Lillard, Derrick Rose e Kyrie Irving
Alas: James Harden, DeMar DeRozan, Gordon Hayward, Klay Thompson, Kyle Korver, Rudy Gay e Chandler Parsons
Pivôs: Anthony Davis, Kenneth Faried, Andre Drummond e DeMarcus Cousins

A preparação do Brasil para o Mundial

O Brasil faz uma série de amistosos durante julho e agosto, e o Boleiros da Arquibancada acompanha. O calendário é aberto com o Super Desafio de Basquete, entre 31 de julho e 2 de agosto. Depois, o Brasil joga em Buenos Aires, contra Argentina e México, entre os dias 9 e 11 de agosto. A sequência também inclui um amistoso contra os Estados Unidos, assim como na preparação para última Olimpíada, e dessa vez em Chicago, no dia 16. O Brasil viaja para a Europa logo depois, para jogar contra Lituânia e Irã, de 21 a 23 de agosto. A estreia na Copa do Mundo será no dia 30 de agosto, contra a França.

O Brasil é bicampeão mundial, tendo terminado em primeiro em 1959 e 1963. Na última edição do torneio, em 2010, a seleção brasileira foi a nona colocada.

Os grupos do Mundial (avançam os quatro primeiros de cada chave)

A: Brasil, Egito, Espanha, França, Irã e Sérvia
B: Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico e Senegal
C: Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, República Dominicana, Turquia e Ucrânia
D: Angola, Austrália, Coreia do Sul, Eslovênia, Lituânia e Máxico

0 comentários :

Postar um comentário