quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Preparação

Seleção brasileira de vôlei se prepara visando desafios diferentes no feminino e no masculino

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.


07/08/2014 - O vôlei brasileiro treina para desafios distintos. Para a seleção brasileira feminina, de José Roberto Guimarães, a semana é de Grand Prix, e em território nacional. Após vencer os três primeiros jogos da semana de abertura da competição, o Brasil recebe outras três seleções no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no próximo fim de semana. Já o time masculino, de Bernardinho, após o vice da Liga Mundial, trabalha em Saquarema (RJ) visando o Campeonato Mundial, disputado a partir do fim do mês.

A seleção brasileira feminina treinou na manhã desta quinta.
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Sob o comando de José Roberto Guimarães, a seleção brasileira feminina estreou muito bem. O Brasil é o único time do Grupo 1 (1ª divisão) do Grand Prix com nove pontos, vencendo todos os três jogos por 3 a 0 ou 3 a 1. No Grupo C, com sede na Itália, a seleção estreou com vitória sobre a China por 3 sets a 1, na sexta-feira (1); depois, no sábado (2), 3 a 0 sobre a anfitriã Itália; fechando o fim de semana, no domingo (3), 3 a 0 sobre a República Dominicana.

Agora, o Brasil está no Grupo D, em São Paulo, e enfrenta Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos, entre os dias 8 e 10. Amanhã, sexta (8), o jogo contra os asiáticos será às 14h45 (de Brasília), enquanto os duelos contra os russos e os americanos está marcado para as 10h, no sábado e no domingo.

Em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Voleibol, a ponteira Jaqueline, que ficou mais de um ano sem jogar e retornou bem à seleção brasileira, prevê dificuldade. “A expectativa para voltar a jogar pela seleção diante da nossa torcida é enorme. Já está me dando um 'friozinho' na barriga, mas é uma sensação gostosa, que já venho sentindo desde a semana passada, e acho que vai continuar por um tempo ainda. Espero que tenhamos muito apoio dos torcedores, pois a etapa passada foi muito difícil e essa será ainda mais”, analisou Jaqueline.

Jogos do fim de semana pelo Grand Prix: 
Sexta (8/8), às 14h45: Brasil x Coreia do Sul
Sábado (9/8), às 10h: Brasil x Rússia
Domingo (10/8), às 10h: Brasil x Estados Unidos

Confira a tabela completa do fim de semana.

Bernardinho comanda treino da seleção masculina na última terça (5).
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Enquanto isso, a seleção masculina treina em Saquarema, no Centro de Treinamentos da CBV. A preparação é para o Campeonato Mundial, disputado entre 30 de agosto e 21 de setembro, na Polônia. O Brasil está no Grupo B, que também conta com Alemanha, Coreia do Sul, Cuba, Finlândia e Tunísia. O time brasileiro estreia no dia 1º de setembro, contra os alemães. A equipe verde e amarela conquistou o Mundial em 2002, 2006 e 2010.

O técnico Bernardinho espera que o crescimento da equipe, verificado durante a Liga Mundial, continue. “Espero que a equipe parta do patamar que terminamos a Liga para jogar o Mundial neste nível. Serão 13 jogos contra equipes fortíssimas para chegar ao título em algo em torno de 20 dias com algumas mudanças de cidade. Acredito que pelo menos 10 equipes têm condições de conquistar medalhas e, destas, seis têm reais chances de chegar ao ouro. O equilíbrio é enorme”, afirmou o treinador ao site oficial da CBV.

Grupos do Mundial *: 
A: Argentina, Austrália, Camarões, Polônia, Sérvia e Venezuela
B: Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Cuba, Finlândia e Tunísia
C: Bulgária, Canadá, China, Egito, México e Rússia
D: Bélgica, Estados Unidos, França, Irã, Itália e Porto Rico

* Quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, onde os 16 times serão divididos em dois grupos de oito; os quatro melhores avançam às quartas e, daí em diante, seguem em mata-mata.

0 comentários :

Postar um comentário