sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Por enquanto, líder

Sampaio Corrêa perde pênalti e América dorme na primeira posição após empate sem gols no Castelão

De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

29/08/2014 – Pela liderança do primeiro turno, o América-MG foi a São Luís enfrentar o Sampaio Corrêa, em partida válida pela 19ª rodada da Série B, a última da primeira parte do campeonato. O Coelho entrou em campo com vários desfalques e um tabu a ser quebrado: o time não vence fora de seus domínios desde maio, quando derrotou o Bragantino por 2 a 0. No entanto, o que se viu na maior parte do tempo no Castelão foi um América acuado, sofrendo pressão dos donos da casa. O empate sem gols veio após várias chances criadas pelo Sampaio, que ainda desperdiçou um pênalti com o meia Eloir. Já nos acréscimos, Adalberto mandou cabeceio na trave e desperdiçou a melhor chance do time mineiro na segunda etapa.

Foto: CBF.com.br

Preocupação

Com o empate, o Coelho dorme na liderança com 33 pontos, e seca os rivais Vasco e Ceará, que jogam amanhã. No entanto, o que mais preocupa a torcida mineira não é o resultado da partida. Durante o segundo tempo, surgiu a notícia de que o clube pode perder até 21 pontos por conta da escalação irregular de Eduardo, lateral que defendeu o América em 2014. O jogador não poderia atuar pelo time, pois já havia defendido dois clubes diferentes em competições nacionais este ano. A denúncia foi feita pelo Joinville, que também jogou nesta sexta e se igualou ao Coelho com 33 pontos, mas perdendo no saldo de gols. O time catarinense venceu o Oeste por 2 a 1.

O Sampaio Corrêia chega ao sétimo lugar com 28 pontos, a quatro da zona de acesso. A equipe maranhense começa o segundo turno enfrentando o Paraná no Durival de Britto, às 19h30 (de Brasília) da terça-feira (2). Já o América tem confronto direto contra o Vasco, no Independência. A partida será no próximo sábado (6), às 16h10.

O jogo

As duas equipes começaram o jogo se estudando e alternando as poucas ações ofensivas. O Sampaio não conseguia furar o bloqueio da equipe mineira, que criou oportunidades em chutes de Willians e Obina, para fora. O que se via era muita intensidade e marcação, mas pouca criatividade. Após nova chegada do América em furada de Andrei pela direita, aos 27, o Sampaio acordou e pressionou o adversário até o fim. A melhor chance dos donos da casa foi criada em jogada individual de Willian Simões, que passou por três marcadores, invadiu a área e acertou a trave esquerda do goleiro Fernando Leal. Na volta, a bola passou por dois atacantes antes de a zaga mineira afastar o perigo.

O jogo ficou mais aberto, mas com muitas paralisações (que renderam seis minutos de acréscimo). Os jogadores protagonizaram início de confusão após a queda de Renato Santos, que pediu atendimento médico no meio de campo. O primeiro tempo ainda reservou ao América a contusão do atacante Diney, que sentiu a virilha e foi substituído por Doriva, aos 36 minutos.

A segunda etapa manteve o panorama do fim da primeira. Logo a um minuto, Renan Oliveira aproveitou cruzamento vindo da esquerda e cabeceou rente à trave do goleiro Rodrigo Ramos. No entanto, o Sampaio era quem buscava mais o jogo e criava as melhores chances, especialmente após a entrada de Pimentinha, que substituiu Edgar. Em sua primeira aparição, o atacante “entortou” Renato Santos e cruzou para o meia Eloir, que testou fraco, para a defesa de Fernando Leal.

Um minuto depois, a situação se inverte, e foi Eloir quem lançou Pimentinha. O jogador recebeu passe nas costas de Gilson, invadiu a área, mas adiantou demais e a bola ficou com o goleiro americano. O Sampaio seguia melhor, e, aos 30 minutos, Wilian Simões foi derrubado por Doriva dentro da área. Na cobrança do pênalti, mais um dos sinais que indicavam o resultado final da partida: Eloir chutou na trave, a bola correu caprichosamente toda a extensão da pequena área e saiu.

O América se segurava, quando, no último lance do jogo, criou sua melhor oportunidade. Após cobrança de falta da intermediária, Obina pegou rebote e coloca na cabeça de Adalberto. O lateral concluiu firme, na trave direita do goleiro Rodrigo Ramos. Agora, resta ao Coelho torcer por resultados favoráveis no Castelão (CE) e em São Januário para continuar líder. 

Ficha do jogo:

Sampaio Corrêa 0x0 América-MG

SAMPAIO CORRÊA: 
Rodrigo Ramos; Edimar, Mimica, Luís Otávio e Wilian Simões; Jonas, Marino, Eloir e Válber (Waldir); Edgar (Pimentinha) e Willian Paulista (Célio Codó). 
Técnico: Lisca

AMÉRICA-MG: 
Fernando Leal; Adalberto, Renato Santos, Vitor Hugo e Gilson; Thiago Santos, Andrei Girotto, Renan Oliveira (Bruninho) e Willians; Diney (Doriva) e Obina. 
Técnico: Moacir Júnior

19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2014
Local: Castelão, em São Luís (MA)
Data: 29/08/2014
Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)

Cartões amarelos: Edgar, Válber, Mimica e Wilian Simões (SAM); Thiago Santos e Vitor Hugo (AMG)

***

Série B - 19ª rodada:
Terça (26/8), às 19h30: 
Boa Esporte 2x0 Icasa 
21h50: 
Vila Nova 1x2 Portuguesa 
Sexta (29/8), às 20h30: 
Santa Cruz 2x0 Atlético-GO 
Joinville 2x1 Oeste 
Sábado (30/8), às 16h10: 
Vasco x Avaí 
Portuguesa x Náutico 
Bragantino x ABC
América-RN x Paraná 
21h: 
Ceará x Luverdense

Classificação: 
1º - América-MG - 33 pontos, 10 vitórias e 10 gols de saldo (19 jogos)
2º - Joinville - 33 pontos, 10 vitórias e 5 gols de saldo (19 jogos)
3º - Ceará - 32 pontos e 9 vitórias (18 jogos)
4º - Vasco - 32 pontos e 8 vitórias (18 jogos)
5º - Avaí - 31 pontos (18 jogos)
6º - Luverdense - 28 pontos e 8 vitórias (18 jogos)
7º - Sampaio Corrêa - 28 pontos, 7 vitórias e 8 gols de saldo (19 jogos)
8º - Ponte Preta - 28 pontos, 7 vitórias e 3 gols de saldo (18 jogos)
9º - Boa Esporte - 27 pontos, 8 vitórias e 0 gol de saldo (19 jogos)
10º - Náutico - 27 pontos, 8 vitórias e -1 gol de saldo (18 jogos)
11º - Santa Cruz - 27 pontos e 6 vitórias (18 jogos)
12º - Atlético-GO - 25 pontos (19 jogos)
13º - ABC - 24 pontos (18 jogos)
14º - América-RN - 23 pontos (18 jogos)
15º - Paraná - 22 pontos (18 jogos)
16º - Icasa - 19 pontos e 5 vitórias (19 jogos)
17º - Oeste - 19 pontos e 4 vitórias (19 jogos)
18º - Portuguesa - 17 pontos (19 jogos)
19º - Bragantino - 16 pontos (17 jogos)
20º - Vila Nova - 14 pontos (19 jogos)

0 comentários :

Postar um comentário