sábado, 9 de agosto de 2014

Ótimo momento

Em mais uma atuação de gala, Brasil vence Rússia e segue na liderança do Grand Prix de Vôlei

De Uberlândia.
Por Aline Guerra.

09/08/2014 – Depois da vitória de ontem contra a Coreia do Sul, que abriu sua segunda semana no Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei teve um jogo mais complicado nesta manhã de sábado: um clássico contra a Rússia, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. E apesar da constância das adversárias e da altura das russas, o Brasil mostrou que está entrosado e empenhado em ficar com o título. Sem muitas dificuldades, com exceção de boa parte do segundo set, a vitória veio por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/21, 25/17. O Brasil é o único time invicto do Grand Prix, agora com 15 pontos e com cinco vitórias, sendo quatro por 3 a 0 e uma por 3 a 1. A Rússia está em sétimo, com sete pontos.

Em total sintonia, o Brasil venceu a Rússia sem muitas dificuldades. 
(Foto: FIVB/Divulgação)

Com um primeiro set mais tranquilo, as dificuldades vieram no segundo, quando a Rússia mudou sua maneira de jogar e colocou Goncharova em quadra, abrindo vantagem no placar e fazendo com que o Brasil precisasse se esforçar mais para conseguir a virada. Passado o susto, o melhor fundamento das brasileiras nessa competição apareceu como destaque novamente: o bloqueio. Thaisa fez jus ao status de uma das maiores e melhores centrais do mundo e dificultou a vida das gigantes russas. A defesa, também bem posicionada, fechou a partida brilhante. 

A meio de rede Thaisa foi a maior pontuadora do jogo, com 15 acertos, sendo seis apenas no fundamento de bloqueio. A outra central, Fabiana, e a oposto Sheilla fizeram 13 cada, um a mais que a ponteira Jaqueline. Pela Rússia, Zaryazhko foi o destaque, com 10, um a mais que Goncharova.

Encerrando sua segunda semana no Grand Prix, o Brasil se despede de São Paulo amanhã contra os EUA. O jogo será realizado novamente às 10h (de Brasília). Ainda neste sábado, às 12h30, Estados Unidos e Coreia se enfrentam também no Ibirapuera.

O jogo

Precisando tomar cuidado com a alta rede da equipe russa, o Brasil começou a partida com cautela, porém, bastante concentrado. O bloqueio brasileiro chegava em todas as bolas, e mesmo com a potência no ataque da Rússia, as visitantes não jogavam com conforto. Com folga no placar, as donas da casa fecharam em 25 a 15.

Com a entrada de Goncharova, o time da Rússia se mostrou mais consistente, conseguindo quebrar o até então estável passe brasileiro e abrindo boa vantagem no placar. E depois de ficar mais de cinco pontos atrás das adversárias, o Brasil reagiu. Com Thaisa bem no bloqueio e nas bolas de meio, o empate veio em 19 a 19 e a virada foi natural. 25 a 21 e 2 a 0.

No terceiro set, a consistência da seleção brasileira falou mais alto e o time dominou a parcial. Com um bom saque e uma defesa bem posicionada, não houve dificuldade. As russas foram dominadas pela força do Brasil, que fechou em 25 a 17, ganhando o clássico por 3 a 0.

Regulamento

Nesta edição do Grand Prix, 12 equipes disputam a fase classificatória no chamado Grupo 1, das melhores colocadas no ranking. A cada semana, são formados três grupos com quatro times em cada. Os quatro melhores avançam à fase final, que também terá o Japão, país sede, e o vencedor dos grupos J a O (Argentina, Bélgica, Canadá, Cuba, Holanda, Polônia, Peru e Porto Rico), que estão no Grupo 2, uma espécie de "segunda divisão".

Ficha do jogo:

Brasil 3 x 0 Rússia
25/15, 25/21 e 25/17

BRASIL:
Começaram: Dani Lins (2), Sheilla (13), Jaqueline (12), Fernanda Garay (8), Thaísa (15) e Fabiana (13). Líbero: Camila Brait.
Entraram: Natália (1), Tandara (1) e Fabíola (0).
Técnico: José Roberto Guimarães

RÚSSIA:
Começaram: Kosianenko (1), Pasynkova (3), Kosheleva (6), Malykh (4), Fetisova (1) e Zaryazhko (10). Líbero: Malova
Entraram: Shcherban (2), Goncharova (9), Startseva (1), Podskalnaya (2) e Kryuchkova (L).
Técnico: Yury Marichev   

Local: Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP) 
Público: 10250 
Data: 09/08/2014 
Horário: 10h (de Brasília) 

Arbitragem: 
Lourdes Perez (CUB) e Takeshi Eshita (JAP)


***

Grand Prix - Jogos do sábado (9): 
Itália 3x0 Tailândia 
China 3x0 Japão 
Brasil 3x0 Rússia 
Alemanha 3x2 República Dominicana 
Porto Rico 3x1 Polônia 
Estados Unidos x Coreia do Sul
Turquia x Sérvia 
Holanda x Bélgica 
Cuba x Peru 
Argentina x Canadá


Classificação - Grupo 1 (clique para ampliar):
Foto: FIVB.org

Grupo 2 (clique para ampliar):
Foto: FIVB.org

0 comentários :

Postar um comentário