quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Os últimos dez

Fase prévia da Champions League chega ao final e últimas dez equipes se garantem na fase de grupos

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

27/08/2014 - Os 32 times que vão disputar o mais importante torneio de clubes do mundo estão definidos. Nesta terça (26) e quarta (27), foram disputados os últimos dez confrontos da fase prévia da UEFA Champions League, e não faltou emoção. Confira os classificados que vão estar presentes no sorteio desta quinta:

Jogos da terça

Com Hulk marcando duas vezes, o Zenit classificou-se à fase de grupos após repetir o triunfo sobre o Standard Liège, no jogo de volta do mata-mata, vencendo desta vez por 3 a 0 em jogo que teve duas expulsões. Rondón abriu o placar graças a uma falha de Kawashima, aos 30; mas Fayzulin foi expulso no fim do primeiro tempo por conta de uma falta em Igor de Camargo. Na segunda etapa, Hulk marcou duas vezes: uma em pênalti de Van Damme em Smolnikov; e outra em belíssima jogada individual. Faty, já no final, também foi expulso. 4 a 0 no agregado.

Jackson Martínez, pretendido pelo Milan, marcou o segundo gol do Porto.
(Foto: AFP/Getty Images)

O Porto vai marcar presença pela 19ª vez na fase de grupos, após os gols de Brahimi e Jackson Martínez terem valido a vitória por 2 a 0 em casa contra o Lille, e consequentemente, uma classificação com 3 a 0 no agregado. O 1 a 0 chegou aos quatro minutos da segunda etapa, com Brahimi cobrando uma falta de maneira magistral na entrada da área gaulesa. Aos 24, o Porto voltou a marcar e praticamente sentenciou o confronto. Evandro recuperou a bola no meio-campo e logo deu à Brahimi, que viu bem o deslocamento de Jackson Martínez. O centroavante não titubeou e marcou de pé esquerdo, no ritmo da passada.

Ainda na terça, o APOEL fez 4 a 0 e eliminou o Aalborg; o BATE Borisov fez 3 a 0 no Slovan Bratislava e também se garantiu; e o Celtic decepcionou e caiu em casa para o Maribor por 1 a 0, sendo eliminado.

Jogos da quarta

O Arsenal vai estar mais uma vez na fase de grupos, depois de bater o Besiktas por 1 a 0 em Londres, em jogo que terminou reduzido a dez homens. Alexis Sánchez marcou, já nos acréscimos do primeiro tempo, o único gol da partida. Depois de uma boa jogada de Wilshere, a bola chegou aos pés de Alexis, que já dentro da grande área adversária chutou cruzado para marcar o único gol do confronto. Aos 30, Debuchy foi expulso por Pedro Proença, mas os londrinos seguraram a pressão e a vantagem mínima por tempo suficiente.

Alexis Sánchez marcou o seu primeiro com a camisa do Arsenal.
(Foto: AFP/Getty Images)

O Athletic Bilbao venceu o Napoli por 3 a 1 no jogo de volta do mata-mata e chega pela primeira vez desde 1999 à fase de grupos, depois de marcar três gols - dois deles de Aduriz - em 13 minutos. Hamsik abriu o placar logo aos dois minutos da segunda etapa, em chute da entrada da área, obrigando os anfitriões a marcar dois gols, o que Aduriz (16' e 24') fez por acontecer rapidamente, aproveitando as inúmeras falhas do Napoli. O atacante basco voltou a brilhar, servindo Ibai Gómez aos 29, para fazer o terceiro tento, resolvendo o confronto e eliminando os italianos precocemente.

Mas histórico mesmo foi a inédita classificação dos búlgaros do Ludogorets. Após perder para o Steaua em Bucareste, parecia que não seria desta vez que a torcida veria sua equipe em uma UEFA Champions League. Porém o brasileiro Wanderson abriu o placar aos 45 da segunda etapa - havia entrado aos 40 - e levou o jogo para a prorrogação. As coisas se complicaram quando o goleiro Stoyanov foi expulso no último minuto do tempo complementar, e o zagueiro Moti foi para a baliza. Pois o zagueiro-goleiro acabou virando herói: fez sua cobrança, defendeu duas do Steaua e colocou os búlgaros na fase de grupos de maneira inacreditável.

Além deles, Malmö e Bayer Leverkusen golearam seus adversários - RB Salzburg e Copenhagen - e avançaram à fase de grupos também.

***

PLAYOFFS:
(o melhor em dois jogos estará na fase de grupos)

JOGOS DE IDA:
Terça (19), às 15h45: 
Salzburg 2x1 Malmö 
Steaua Bucareste 1x0 Ludogorets 
Copenhague 2x3 Bayer Leverkusen 
Napoli 1x1 Athletic Bilbao 

Quarta (20), às 15h45: 
Lille 0x1 Porto 
Standard Liège 0x1 Zenit 
Slovan Bratislava 1x1 BATE Borisov 
Aalborg 1x1 APOEL 
Maribor 1x1 Celtic 

JOGOS DE VOLTA:
Terça (26), às 13h: 
Zenit 3x0 Standard Liège (Agregado: 4x0)
15h45:
BATE Borisov 3x0 Slovan Bratislava (Agregado: 4x1)
Porto 2x0 Lille (Agregado: 3x0)
Celtic 0x1 Maribor (Agregado: 1x2)
APOEL 4x0 Aalborg (Agregado: 5x1)

Quarta (27), às 15h45: 
Ludogorets (6) 1x0 (5) Steaua Bucareste (Agregado: 1x1)
Malmö 3x0 Salzburg (Agregado: 4x2)
Athletic Bilbao 3x1 Napoli (Agregado: 4x2)
Arsenal 1x0 Besiktas (Agregado: 1x0)
Bayer Leverkusen 4x0 Copenhague (Agregado: 7x2)

0 comentários :

Postar um comentário