terça-feira, 19 de agosto de 2014

Novidades

Dunga anuncia primeira convocação no retorno à seleção brasileira. Lista conta com 10 atletas que estiveram na última Copa


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

19/08/2014 - O técnico Dunga anunciou no fim da manhã desta terça-feira a sua primeira convocação no retorno ao comando da seleção brasileira. A nova lista conta com dez jogadores que estiveram na Copa do Mundo no Brasil e exclui outros 13. A ideia do treinador é mesclar novos nomes com outros que já participaram da seleção. Porém, Dunga deixou em aberto a possibilidade de outros jogadores retornarem. Ao todo, 22 atletas foram chamados, seis do futebol brasileiro.

De volta ao comando do futebol brasileiro após a trágica eliminação para a Alemanha na Copa do Mundo deste ano, o treinador tem a missão de restabelecer a honra e o bom futebol verde e amarelo. A nova caminhada de Dunga começa contra duas seleções que estiveram na Copa: a Colômbia (adversária brasileira nas quartas) e o Equador, em dois jogos nos Estados Unidos no início do mês de setembro (dias 5 e 9, às 22h de Brasília, em Miami e Nova Jersey). A missão não é das mais fáceis, já que grande parte dos torcedores aguardava por uma renovação. Na primeira passagem pela seleção, Dunga comandou a equipe em 60 jogos, vencendo 42 vezes, empatando 12 e perdendo outros seis confrontos. O Brasil marcou 127 gols e levou 41. Bons números que não impedem que o retorno do comandante seja questionado.

Foto: Divulgação/CBF

Falando sobre a convocação...

As novidades já começam no gol. Rafael Cabral, ex-Santos e atualmente no Napoli, será o companheiro do botafoguense Jefferson, que já faz parte da lista há alguns anos. Júlio César e Victor ficaram de fora. Nas laterais, apenas Maicon, da Roma, permanece. Danilo e Alex Sandro, do Porto, e Filipe Luís, do Chelsea, foram chamados para os lugares de Daniel Alves, Marcelo e Maxwell. Na zaga, sem o lesionado Thiago Silva, outras três novidades: Gil (Corinthians), Marquinhos (PSG) e Miranda (Atlético de Madrid) substituem Dante e Henrique. 

Entre os volantes e meias, outras novidades: Elias (Corinthians), Éverton Ribeiro (Cruzeiro), Philippe Coutinho (Liverpool) e Ricardo Goulart (Cruzeiro) foram chamados. Permanecem Fernandinho (Manchester City), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea) e Willian (Chelsea). No ataque, nada de Fred ou Jô: Hulk (Zenit) e Neymar (Barcelona) ganham a companhia de Diego Tardelli (Atlético-MG).

Os convocados:
Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli) 
Laterais: Maicon (Roma), Danilo (Porto), Alex Sandro (Porto) e Filipe Luis (Chelsea)
Zagueiros: David Luiz (PSG), Gil (Corinthians), Marquinhos (PSG) e Miranda (Atlético de Madrid)
Meio-campistas: Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Ramires (Chelsea), Everton Ribeiro (Cruzeiro), Oscar (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Willian (Chelsea)
Atacantes: Hulk (Zenit), Neymar (Barcelona) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro)

Desfalques para os clubes

O torcedor brasileiro que gosta de ver seus jogadores defendendo a camisa da seleção ganha novamente uma preocupação: a ausência dos atletas para os jogos dos clubes no período em que estarão com o Brasil. Esse é o caso de Jefferson, do Botafogo, Gil e Elias, do Corinthians, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, do Cruzeiro, e Diego Tardelli, do Atlético. A equipe de Dunga joga contra a Colômbia no dia 5 de setembro, em Miami, no Sun Life Stadium, às 22h (de Brasília). No dia 9 do mesmo mês, o adversário será o Equador, no Metlife Stadium, em Nova Jérsei, também às 22h.

Os duelos serão realizados na semana da 19ª e 20ª rodadas do Campeonato Brasileiro. Será que vale a pena abrir mão dos seus principais jogadores em benefício da seleção?

0 comentários :

Postar um comentário