sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Emocionante e importante

Seleção brasileira de basquete deixa escapar vantagem de 19 pontos, mas reage e vence anfitriã Eslovênia na prorrogação pela 2ª rodada do Torneio de Ljubljana

Do site oficial da Liga Nacional de Basquete.


22/08/2014 - Nesta sexta-feira, a seleção brasileira conquistou uma emocionante e importante vitória na sua preparação para a Copa do Mundo de Basquete. Pela segunda rodada do Torneio de Ljubljana, o time verde-amarelo deixou escapar uma vantagem de 19 pontos, mas teve forças para reagir e vencer a anfitriã Eslovênia, na prorrogação, pelo placar de 88 a 84.


Varejão foi o responsável pela cesta que levou o jogo para a prorrogação.
(Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Assim como no jogo anterior, diante da Lituânia, os comandados de Rubén Magnano fizeram um ótimo primeiro tempo e foram para o intervalo com 14 pontos de vantagem (43 a 29). No início do terceiro quarto, a diferença a favor dos brasileiros chegou a 19 pontos, mas os eslovenos reagiram de maneira espetacular e viraram o jogo no último quarto.
Com a mão calibrada nos tiros de três pontos, os donos da casa conseguiram abrir oito pontos de frente, mas o selecionado nacional mostrou frieza e se recuperou. Depois de baixar a diferença para dois pontos, os brasileiros contaram com um tapinha de Varejão praticamente no último segundo para levar o confronto para o tempo extra. Embalado pelo empate heroico, o Brasil não deu chances aos donos da casa durante a prorrogação e ficou com a vitória.
Autor de 18 pontos, o pivô Tiago Splitter foi o cestinha da Seleção Brasileira na partida, seguido por seu companheiro de posição Anderson Varejão, que marcou 16 pontos e ainda garantiu oito rebotes. No jogo desta sexta-feira, o time nacional atuou desfalcado de Leandrinho, poupado por conta de uma dor de garganta, e Guilherme Giovannoni, que segue em recuperação de uma lesão no tornozelo.
Outro atleta fundamental para o triunfo verde-amarelo foi o experiente ala Marcelinho Machado, autor de 13 pontos, sendo seis deles no tempo extra. Pelo lado da Eslovênia, os destaques ficaram por conta do ala Prepelic, responsável por 18 pontos oriundos de seis tiros certeiros de longa distância, e do armador Goran Dragic, que anotou 18 tentos.
Agora, a Seleção Brasileira encerrará sua participação no Torneio de Ljubljana neste sábado, às 12h15 (de Brasília), diante do Irã, novamente com transmissão ao vivo do SporTV 2. Eslovênia e Lituânia farão a última partida da competição amistosa, na sequência, às 15h05 (de Brasília).
Com alto aproveitamento nas bolas de dois pontos, Splitter foi o cestinha brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Com alto aproveitamento nas bolas de dois pontos, Splitter foi o cestinha brasileiro.
(Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
O jogo desta sexta-feira começou e permaneceu equilibrado durante os primeiros 15 minutos. Com as duas equipes apresentando boas movimentações ofensivas, o jogo teve um início bem parelho, mas sempre com o Brasil à frente no placar. Com pouco mais de quatro minutos para o fim do segundo quarto, o time verde-amarelo tinha vantagem de apenas um ponto (28 a 27) e foi então que conseguiu deslanchar.
Aplicando uma forte defesa, muito por conta dos rendimentos da dupla de armadores suplentes formada por Raulzinho e Larry. Sem dar espaços aos donos da casa, o time dirigido pelo técnico Rubén Magnano dominou completamente os minutos finais da primeira metade do duelo e, após uma incrível sequência de 11 pontos contra apenas um dos rivais, levou 14 pontos de frente para o intervalo (43 a 29).
Huertas encerrou o jogo com seis pontos e seis assistências (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Huertas encerrou o jogo com seis pontos e seis assistências (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Logo no início do terceiro quarto, a diferença a favor dos brasileiros chegou a 19 pontos (48 a 29), mas o cenário mudou. Sem se abalar, os eslovenos mantiveram a cabeça no lugar e pouco a pouco foram diminuindo o prejuízo. Com uma ótima defesa, os europeus passar a impor muitas dificuldades para a Seleção Brasileira pontuar – foram apenas mais quatro pontos dos visitantes no período. Do outro lado da quadra, os anfitriões apresentaram um belo jogo coletivo e mostraram um bom rendimento. Então, o jogo chegou para o último período com as equipes separadas por apenas dois pontos (52 a 50).
Com uma chuva de bolas de três pontos, a Eslovênia virou o jogo logo no começo da parcial final. Goran Dragic e Prepelic estavam com a mão calibrada e o esquadrão do Velho Continente não só tomou a frente do placar pela primeira vez no jogo como também abriu oito pontos de frente (62 a 54). Desta vez foi a Seleção Brasileira que mostrou frieza e resistiu à arrancada dos rivais. Tiago Splitter, Marcelinho Machado e Marquinhos apareceram bem e a diferença no placar caiu para apenas dois pontos (74 a 72), com pouco mais de 30 segundos para o fim do jogo.
Após um erro dos eslovenos, Varejão sofreu falta e teve a chance de empatar o duelo na linha dos lances livres, mas falhou nas duas tentativas. Porém o ala/pivô conseguiu ganhar o rebote e foi o grande responsável por levar o jogo para a prorrogação. Splitter tentou um arremesso de dois pontos, mas não obteve sucesso e foi Varejão, em um tapinha, quem marcou os dois pontos que deixaram o placar em igualdade (74 a 74) ao final dos 40 minutos.
A rápida reação e o empate heroico deram moram para o Brasil no tempo extra. Logo de cara, o esquadrão nacional emplacou uma sequência de seis a zero e largou na frente (80 a 74). A partir de então, com o controle do jogo nas mãos, os comandados de Magnano não deram chances aos eslovenos e confirmaram a emocionante e importante vitória na preparação para a Copa do Mundo de Basquete.
O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.
Confira todos os resultados do Torneio Internacional de Ljubljana:
21/08 (quinta-feira)
Brasil 61 x 64 LituâniaEslovênia 77 x 69 Irã
22/08 (sexta-feira)
Lituânia 80 x 67 Irã
Eslovênia 84 x 88 Brasil
23/08 (sábado)
12h15 – Brasil x Irã (transmissão do SporTV 2)
15h05 – Eslovênia x Lituânia

0 comentários :

Postar um comentário