domingo, 17 de agosto de 2014

Com chave de ouro

No último jogo da 1ª fase do Grand Prix, titulares voltam à quadra, Brasil vence a Tailândia e mantém invencibilidade

De Uberlândia.
Por Aline Guerra.

17/08/2014 – Com as titulares de volta após serem poupadas na vitória do sábado contra a República Dominicana, a seleção brasileira feminina de vôlei encarou a Tailândia nesta domingo em seu último desafio antes da fase final do Grand Prix. Mesmo já classificada, a única equipe invicta do torneio não deixou de dar mais um show. A partida teve seus momentos de equilíbrio, mas o Brasil conseguiu se manter superior durante todo o jogo e garantiu a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/18, 25/17. 

O resultado faz o Brasil encerrar a primeira fase com 26 pontos e nove vitórias em nove partidas (sete por 3 a 0, uma por 3 a 1 e uma por 3 a 2). Já a Tailândia encerra sua participação na vice-lanterna, 11º lugar, com seis pontos e duas vitórias.

Foto: FIVB/Divulgação
O Brasil começou devagar nos dois primeiros sets, mas se recuperava no decorrer da parcial com mais uma grande apresentação do bloqueio. Na terceira parcial, a Tailândia aproveitou para crescer e deu um pouco mais de trabalho. Defendendo melhor e cobrando paciência das adversárias, as donas da casa chegaram até a ficar em vantagem, mas a seleção brasileira não demorou a retomar a concentração e logo garantiu mais uma vitória por 3 a 0.

A ponteira brasileira Fernanda Garay foi a maior pontuadora do jogo, com 15 acertos, seguida pela central Fabiana, que fez 14. Pela Tailândia, Onuma foi a destaque, com 11.

Já classificada para a próxima fase há duas rodadas, a seleção brasileira aguarda para saber seus adversários da fase final, definidos ainda neste domingo. Certo é que a China (atual segunda colocada do Grupo 1), a Bélgica (melhor do Grupo 2) e o Japão, país-sede, serão adversários a partir da quarta-feira (20). Resta definir terceiro e quarto colocados do grupo 1.

O jogo

Com as titulares, o Brasil começou com um pouco de dificuldade no primeiro set, mas aos poucos conseguiu entrar no jogo e impor seu ritmo. A primeira parcial foi consistente. As brasileiras fizeram sua partida com bastante concentração e fecharam facilmente em 25 a 15.

Assim como no primeiro set,, o Brasil começou devagar a segunda parcial e aos poucos assumiu o controle do set. Muito seguro no ataque e brilhando no bloqueio, logo abriu vantagem no placar. Na reta final, a Tailândia cresceu e deu um susto na seleção brasileira, que teve que tirar algumas reservas de quadra e superar o crescimento adversário. 25 a 18.

A Tailândia começou melhor no ultimo set, chegou a abrir uma pequena vantagem e deu trabalho para o Brasil. Mas a seleção brasileira logo se recuperou, como já de costume na partida e no campeonato. As adversárias não conseguem seguir o ritmo das atuais campeãs. 25 a 17 e mais uma vitória por 3 a 0, a sétima neste Grand Prix por esse placar.

Regulamento 

Nesta edição do Grand Prix, 12 equipes disputam a fase classificatória no chamado Grupo 1, das melhores colocadas no ranking. A cada semana, são formados três grupos com quatro times em cada. Os quatro melhores avançam à fase final, que também terá o Japão, país sede, e o vencedor do Grupo 2 (Argentina, Bélgica, Canadá, Cuba, Holanda, Polônia, Peru e Porto Rico), uma espécie de "segunda divisão". Na fase final, as seis equipes jogam entre si de 20 a 24 de agosto.

Ficha do jogo:

Tailândia 0 x 3 Brasil
15/25, 18/25 e 17/25

TAILÂNDIA:
Começaram:  Tomkom (1), Thatdao (8), Apinyapong (4), Malika (6), Pleumjit (4) e Onuma (11). Líbero: Pannoy
Entraram: Tapaphaipun (4), Pornpun (0), Ajcharaporn (3) e Buakaew (L).
Técnico: Kiattipong Radchatagriengkai
BRASIL:
Começaram: Dani Lins (2), Sheilla (10), Jaqueline (11), Fernanda Garay (15), Thaísa (6) e Fabiana (14). Líbero: Camila Brait.
Entraram: Andréia (1), Tandara (1), Fabíola (0) e Gabi (0).
Técnico: José Roberto Guimarães

Local: Indoor Stadium Huamark, em Bangcoc (TAI)
Público: 7000
Data: 17/08/2014 
Horário: 6h (de Brasília) 

Arbitragem: Luis Macias (MEX) e Sanja Miklosic (ESL)

***

Grand Prix - Jogos do domingo (17): 
Coreia do Sul 3x1 Sérvia
República Dominicana 1x3 Estados Unidos 
China 1x3 Japão 
Tailândia 0x3 Brasil 
Croácia 3x0 Cazaquistão 
Itália x Turquia 
República Tcheca x Bulgária 
Alemanha x Rússia



0 comentários :

Postar um comentário