sábado, 30 de agosto de 2014

Chegou a hora

Com 24 seleções, Copa do Mundo de Basquete 2014 começa neste sábado, com realização de 12 jogos; Brasil estreia contra França, às 13 horas, ao vivo no SporTV

Do site oficial da Liga Nacional de Basquete.

30/08/2014 - Chegou a grande hora. A partir deste sábado, 24 seleções dos seis continentes do planeta darão início às suas caminhadas rumo ao tão sonhado título da Copa do Mundo da Espanha 2014, que começará com a realização de 12 partidas em sua primeira rodada. A estreia da Seleção Brasileira será na tarde neste sábado, diante da atual campeã europeia França, às 13 horas (de Brasília), no Palácio Municipal de Deportes, em Granada (ESP), local das partidas do Grupo A, com transmissão ao vivo através do canal SporTV.


Campeão em 59 e 63, Brasil estrará no Mundial 2014 diante da França.
(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)


“Treinamos muito para chegarmos aqui na melhor condição possível. Fizemos uma ótima preparação, contra adversários fortes e conseguimos levar todos os jogos em condições de vencer”, comentou o armador Marcelinho Huertas, que está em sua nona temporada com a Seleção Brasileira.
“A França é um dos fortes adversários que vamos ter no grupo. Será um jogo difícil, muito forte e precisamos jogar muito bem”, afirmou o técnico do Brasil, Rubén Magnano, que deverá iniciar a partida com Marcelinho Huertas, Alex Garcia, Marquinhos, Nenê Hilário e Tiago Splitter.
As 24 seleções participantes foram divididas em quatro grupos com seis equipes cada. Após o fim da fase de classificação, os quatro primeiros colocados de cada chave avançarão às oitavas de final seguindo o seguinte cruzamento: (A1 x B4, B1 x A4, C1 x D4, D1 x C4, A2 x B3, B2 x A3, C2 x D3 e D2 x C3).
A fase decisiva da Copa do Mundo 2014 terá início no dia 06 e durará até o dia 14 de setembro, com sede no Palau de Sant Jordi, na cidade de Barcelona, e no Palacio de los Deportes, na capital espanhola, Madrid.
Junto de Brasil e França, o Grupo A ainda conta com as seleções da Sérvia, Irã, Egito e a anfitriã Espanha, que fará sua estreia diante de sua torcida no último jogo de sábado, às 19 horas (de Brasília), contra os iranianos.
“Vamos enfrentar adversários com muita qualidade e todos os jogos serão muito duros. Mas tivemos nossa preparação sabendo do que iremos enfrentar aqui. Foi uma preparação muito boa e positiva, podemos jogar em igualdade com todo mundo”, concluiu Marcelinho Huertas.
“Acho que está tudo pronto, pois a equipe treinou muito durante a semana, já visando esta estreia contra os franceses. Vamos enfrentar um adversário muito forte, mesmo com os desfalques, já que é o atual campeão Europeu e conta com vários jogadores que atuam na NBA, muito atléticos e experientes”, analisou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que recuperou muito bem de uma contusão sofrida durante os jogos de preparação.
Estados Unidos é o atual campeão da Copa do Mundo (Divulgação/FIBA)
Campeão em 2010, na Turquia, Estados Unidos é um dos favoritos ao título do Mundial 2014.(Foto: Divulgação/FIBA)
Já no Grupo B está nossa vizinha Argentina, que disputará uma das quatro vagas para a fase final com Croácia, Grécia, Filipinas, Porto Rico e Senegal. A chave terá como sede a cidade de Sevilla e as partidas acontecerão no Ginásio Municipal de Deportes.
No Grupo C estão os atuais campeão mundiais Estados Unidos, ao lado de Turquia, Ucrânia, Finlândia, República Dominicana e Nova Zelândia, com sede na Bizkaia Arena, na cidade de Bilbao. A estreia dos norte-americanos será diante dos finlandeses, às 16h30 (de Brasília), e será transmitida ao vivo através dos canais SporTV.
E por fim, no Grupo D, estão as seleções da Austrália, Eslovênia, Lituânia, México, Angola e Coreia do Sul. As partidas desta chave acontecerão na Gran Canaria Arena, na cidade de Gran Canaria.
Em sua preparação para o Mundial, a Seleção Brasileira, ainda com 16 jogadores, realizou amistosos contra Argentina e Angola, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), válidos pelo Super Desafio BRA de Basquete. Logo em seguida, o time verde-amarelo partiu para Buenos Aires (ARG), onde mediu forças novamente com os nossos “hermanos”, e com o México, pelo Torneio Três Nações.
Seleção Brasileira realizou ao todo 9 amistosos na preparação para o Mundial 2014 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Seleção Brasileira realizou ao todo 9 amistosos na preparação para o Mundial 2014 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Após seus dois primeiros torneios preparatórios, o técnico Rubén Magnano optou por cortar o armador Rafael Luz da relação de atletas para o Mundial. Com 15 atletas, o Brasil embarcou para Chicago (EUA) para desafiar a poderosa seleção dos Estados Unidos. Depois da derrota para norte-americanos, por 95 a 78, o comandante do esquadrão brasileiro optou por cortar o jovem pivô Cristiano Felício e fechou o grupo dos 12 atletas para o Mundial.
Com Marcelinho Huertas, Larry Taylor, Raulzinho, Alex Garcia, Leandrinho Barbosa, Marquinhos, Marcelinho Machado, Guilherme Giovannoni, Anderson Varejão, Nenê, Rafael Hettsheimeir e Tiago Splitter, a Seleção Brasileira viajou para a Eslovênia para o Torneio de Ljubjana, que ainda contou com as participações de Lituânia, Irã e dos próprios eslovenos.
Depois do compromisso no Leste Europeu, o Brasil embarcou para Granada, na Espanha, local das partidas do Grupo da Copa do Mundo. Para fechar sua preparação para o Mundial e se adaptar ao ginásio que vão jogar os cinco jogos da primeira fase, o time do técnico Magnano realizou um jogo-treino contra o México, com portões fechados, sem TV e sem preocupação com o placar.
“Trabalhar com esse grupo é maravilhoso, estamos muito unidos. Talvez seja a última vez que estaremos juntos em um Mundial, e agora cada um tem que fazer o seu melhor. Estamos focados em fazer uma boa campanha. Eu sinto todo o grupo muito disposto a brigar por um lugar no pódio. Sabemos das dificuldades, mas estamos prontos”, afirmou o ala Leandrinho Barbosa.
“Não falo em números. Falo sim que teremos uma equipe muito competitiva em condições de brigar com qualquer adversário. Se isso acontecer em todos os jogos, temos condições de seguir buscando nossos objetivos que é uma grande classificação nesta Copa do Mundo. Gostei muito do grau de competitividade diante de grandes adversários na fase de preparação e isso me deixa otimista”, destacou Magnano.
Seleção Brasileira treinando no Palácio de los Deportes, em Granada, palco das partidas do Grupo A (Divulgação/CBB)
Seleção Brasileira treinou no Palácio de los Deportes, em Granada, palco das partidas do Grupo A (Divulgação/CBB)
Confira a divisão dos grupos e as sedes da fase de classificação da Copa do Mundo da Espanha:
Grupo A
Local: Palácio Municipal de Deportes (Granada)
- Espanha
- França
- Brasil
- Sérvia
- Egito
- Irã
Grupo B
Local: Palácio Municipal de Deportes (Sevilla)
- Argentina
- Croácia
- Grécia
- Porto Rico
- Filipinas
- Senegal
Grupo C
Local: Bizkaia Arena (Bilbao)
- Estados Unidos
- Turquia
- Ucrânia
- Finlândia
- República Dominicana
- Nova Zelândia
Grupo D
Local: Gran Canária Arena (Gran Canária)
- Austrália
- Lituânia
- Eslovênia
- Coreia do Sul
- México
- Angola
Confira os horários* das partidas da primeira rodada da Copa do Mundo:
30/08 (Sábado):
07h30 – Croácia x Filipinas (Grupo B)
07h30 – Ucrânia x República Dominicana (Grupo C)
07h30 – Angola x Coreia do Sul (Grupo D)
10h30 – Egito x Sérvia (Grupo A)
11h – Nova Zelândia x Turquia (Grupo C)
11h30 – Austrália x Eslovênia (Grupo D)
12h30 – Porto Rico x Argentina (Grupo B)
13h – França x Brasil (Grupo A) – ao vivo no SporTV14h – México x Lituânia (Grupo D)
15h – Grécia x Senegal (Grupo B)
16h30 – Estados Unidos x Finlândia (Grupo B) – ao vivo no SporTV
17h – Espanha x Irã (Grupo A)
*Horários de Brasília

0 comentários :

Postar um comentário