quarta-feira, 16 de julho de 2014

Um tempo e o topo

Com primeiro tempo impecável, Joinville derrota Ceará fora de casa e assume liderança da Série B

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

16/07/2014 - Na volta à Série B do Campeonato Brasileiro, o Joinville mostrou que o tempo de parada para a Copa do Mundo não afetou o aproveitamento da equipe. Nesta terça-feira, pela 11ª rodada, em pleno estádio Presidente Vargas, o time de Santa Catarina abriu 3 a 0 diante do Ceará ainda na primeira etapa, tomou um gol na parte final e assumiu a liderança que até então estava nas mãos do rival nordestino.

Lulinha marcou o gol solitário do Ceará na derrota em casa para o Joinville.
(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

O Ceará terminou a fase pré-Copa (10 primeiras rodadas) no topo da tabela, seguido pelo próprio Joinville, que tinha um ponto a menos. Com a vitória, o JEC chegou aos 23 pontos e tomou a liderança. O alvinegro cearense, por sua vez, caiu para a terceira colocação, com 21. Na próxima rodada, o Tricolor encara outro time no nordeste, o ABC de Natal, no Frasqueirão, sexta-feira, às 19h30. Já o Vozão, no sábado, às 16h20, no Castelão, recebe o Icasa.

A partida teve duas etapas distintas: o Joinville foi eficiente no primeiro tempo e construiu um excelente resultado. Nos últimos quarenta e cinco minutos, apenas se defendeu, sofreu um gol, mas não correu risco e garantiu os três pontos que o deixou na primeira posição.

O jogo 

O duelo dos líderes mal começou e o Joinville surpreendeu o Ceará. No primeiro minuto, Bruno Costa avançou pela esquerda, cruzou e, após falha da zaga alvinegra, Marcelo Costa abriu o placar. Aos 7 minutos, Nikão ficou com a bola em um contragolpe cearense e mandou por sobre o gol de Oliveira.

O ritmo era intenso e o JEC quase ampliou o marcador. Aos 12, Marcelo Costa tentou de cobertura e a bola caprichosamente acertou o travessão. Dois minutos mais tarde, a resposta do time da casa. Nikão bateu de longe e exigiu grande defesa de Oliveira. A trave também salvou os visitantes, aos 18. Em cobrança de falta, Nikão mandou no canto direito rasteiro do arqueiro Oliveira, que desviou antes do toque no poste.

A equipe catarinense segurou a pressão do Ceará e Jael deu maior tranquilidade ao Joinville. Aos 27, Marcelo Costa soltou a bomba e carimbou o travessão. No rebote, o centroavante completou para o fundo da rede. O Vozão passou a ter dificuldade para furar o bloqueio defensivo adversário e viu a situação piorar, aos 46, quando o lateral Edson Ratinho marcou o terceiro do Tricolor.

Após o intervalo, o goleiro Oliveira foi atingido por um objeto lançado pela torcida do Ceará, mas não sofreu nenhum dano. Com a vitória encaminhada, o Joinville recuou e apostou na troca de passes para o tempo passar. O Ceará criou perigo somente aos 26, quando Magno Alves chutou cruzado e a zaga afastou. Um minuto depois, Sandro ganhou no alto, mas Edson Ratinho salvou sobre a linha.

O Ceará ainda diminuiu o prejuízo, aos 43, em lance irregular. Magno Alves recebeu lançamento, invadiu a área e tocou por cima do goleiro Oliveira. A bola já estava em direção ao gol, mas Lulinha, que no momento do toque estava em impedimento, se esticou e tocou antes de cruzar a linha. Já aos 45, aconteceu o inverso. Em posição legal, Lulinha mandou para o fundo das redes. O árbitro, no entanto, anulou o tento.

***

Série B - 11ª rodada: 
Terça-feira (15), às 19h30: 
Ponte Preta 0x0 Portuguesa 
Avaí 2x1 Atlético-GO 
Náutico 1x0 Sampaio Corrêa 
Vila Nova 0x2 Boa Esporte 
21h50: 
Oeste 0x0 Icasa 
Luverdense 3x1 ABC 
América-RN 4x2 Bragantino 

Classificação: 
1º - Joinville - 23 pontos 
2º - Luverdense - 21 pontos e 7 gols de saldo 
3º - Ceará - 21 pontos e 4 gols de saldo 
4º - América-MG - 20 pontos 
5º - ABC - 17 pontos, 5 vitórias e 2 gols de saldo 
6º - Avaí - 17 pontos, 5 vitórias e 0 gol de saldo 
7º - Vasco - 17 pontos, 4 vitórias e 9 gols de saldo (10 jogos) 
8º - Ponte Preta- 17 pontos, 4 vitórias e 2 gols de saldo 
9º - América-RN - 16 pontos e 5 vitórias 
10º - Sampaio Corrêa - 16 pontos e 4 vitórias 
11º - Santa Cruz - 16 pontos e 3 vitórias 
12º - Náutico - 15 pontos (10 jogos)
13º - Icasa - 12 pontos 
14º - Boa Esporte - 11 pontos e 3 vitórias 
15º - Oeste - 11 pontos e 2 vitórias (10 jogos)
16º - Atlético-GO - 10 pontos e -2 gols de saldo (10 jogos)
17º - Bragantino - 10 pontos, -6 gols de saldo e 14 gols pró 
18º - Portuguesa - 10 pontos, -6 gols de saldo e 12 gols pró 
19º - Paraná - 9 pontos 
20º - Vila Nova - 2 pontos

0 comentários :

Postar um comentário