quinta-feira, 17 de julho de 2014

Raça, vitória e classificação

Brasil dá a volta por cima, vence a Rússia na estreia da fase final e já está na semi da Liga Mundial de Vôlei

De Aracaju.
Por Helena Sader.

17/07/2014 - Ao que parece, o Brasil reencontrou o seu conhecido e admirado bom voleibol. Depois de passar pela fase de grupos de forma dramática, os brasileiros tiveram mais uma batalha em quadra. Nesta quinta-feira, a fase final da Liga Mundial de Vôlei começou para a seleção brasileira no Nelson Mandela Forum, em Florença, na Itália. E de forma dura! Os brasileiros encararam a temida Rússia e venceram a partida por 3 sets a 1, em parciais de 26/24, 22/25, 25/23 e 25/22. 

O coletivo teve que ser forte para superar os russos, mas um brasileiro merece destaque. O oposto Wallace voltou a brilhar e marcou 23 pontos na partida, o maior pontuador do jogo. Murilo também apareceu com tudo e marcou 14 a favor da seleção brasileira. Destes 14, 9 impressionantes pontos de bloqueio. 

Foto: Divulgação/FIVB

Apesar de ser apenas a estreia na fase final, o Brasil já garantiu a vaga na próxima fase, devido ao outro resultado do grupo no jogo de abertura. Ontem, a Rússia venceu o Irã por 3 a 2 e chegou a dois pontos, com os iranianos ficando com apenas um. Assim, com a Rússia já tendo feito dois jogos, não ultrapassará mais a seleção brasileira, que tem três. O Brasil volta a jogar nesta sexta-feira (18), às 12h30 (de Brasília), contra o Irã. A Rússia, a depender do resultado de amanhã, pode estar eliminada. Para avançar à semifinal, os russos têm que torcer para uma vitória do Brasil, que se classificaria em primeiro e eliminaria o Irã.

No outro jogo desta quinta, os Estados Unidos venceram a Austrália de virada por 3 sets a 1, com parciais de 22/25, 25/18, 25/23 e 25/19. Os americanos, derrotados para a Itália na estreia, estão em segundo com três pontos, assim como os italianos. Amanhã, o duelo entre Itália e Austrália define os dois classificados.

O jogo 

Com histórico complicado contra os russos, o que se esperava era uma seleção brasileira apreensiva. Mas logo no início, o Brasil se mostrou forte e confiante para bater de frente com os oponentes. Logo, os brasileiros abriram boa vantagem sobre os adversários. Murilo e Lucão estavam inspirados nos bloqueios e ajudaram a equipe, mas alguns erros de recepção e ataque atrapalharam o time. A Rússia cresceu no jogo e começou a complicar a vida dos brasileiros. O técnico Bernardinho parou e restabeleceu o controle da equipe brasileira. Na volta, O Brasil conseguiu a vitória do set por 26/24. 

No segundo set, o panorama da partida foi outro bem diferente, e desfavorável ao Brasil. A Rússia estava inteira nos ataques e passou a amedrontar os brasileiros. O bloqueio, tão eficiente no primeiro set, já não funcionava da mesma forma. A seleção brasileira ainda tentou se recuperar, mas não evitou o triunfo russo por 25/22. 

Do jeito que encerrou o segundo set, a Rússia voltou na terceira etapa. Imponente nos saques e ataques, a vantagem da equipe europeia chegou a quatro pontos. Hora de acalmar. Bernardinho voltou a pedir tempo e o Brasil melhorou. Murilo e Wallace ficaram gigantes na partida e ajudaram a equipe a ficar à frente no placar novamente. 25/23 no terceiro set. 

Para a sorte do torcedor brasileiro, o quarto foi o último set da partida. A seleção jogou a etapa de forma exemplar, deu show de voleibol. O bom e velho voleibol do Brasil, que chegou a abrir uma vantagem de quatro pontos outra vez. A Rússia ainda aproximou, diminuiu a diferença, mas não evitou a vitória verde-amarela: 25/22 e fim do jogo.

Ficha do jogo:

Rússia 1x3 Brasil
24/26, 25/22, 23/25 e 22/25

RÚSSIA:
Começaram: Grankin (1), Pavlov (18), Savin (4), Birlukov (15), Apalikov (6) e Muserskiy (13). Líbero: Ermakov.
Entraram: Spiridonov e Zemchenok.
Técnico: Andrey Voronkov

BRASIL:
Começaram: Bruno (3), Wallace (23), Murilo (14), Lucarelli (8), Lucão (12) e Sidão (13)Líbero: Mario Jr 
Entraram: Éder (0), Vissotto (4) e Rafael (0)
Técnico: Bernardinho 

Local: Nelson Mandela Forum, em Florença (Itália)
Público: 2600
Data: 17/07/2014 
Horário: 12h30 (de Brasília)

0 comentários :

Postar um comentário