sábado, 26 de julho de 2014

Que venha a Argentina!

Após vitórias sobre Paraguai e Equador, Brasil enfrenta a Argentina de olho no 1º lugar no Sul-Americano de basquete

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

26/07/2014 - Os duelos entre Brasil e Argentina são sempre especiais, em qualquer esporte. Na noite deste sábado, o desafio é no Sul-Americano masculino de basquete. Líderes do Grupo A do torneio disputado na Venezuela, os dois times, já classificados para a semifinal e, consequentemente, para o Pré-Olímpico do ano que vem, definem quem fica na liderança a partir das 19h (de Brasília) de hoje. Ontem, o Brasil atropelou o Equador e a Argentina teve mais dificuldades, mas também bateu o Paraguai.

No jogo desta sexta, o ala-pivô Augusto Lima saiu de quadra com oito pontos e seis rebotes.
(Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)

A estreia brasileira foi na quinta-feira (24), com a vitória por 73 a 56 sobre o Paraguai, com 13 pontos e nove rebotes do pivô Rafael Hettsheimer. Já a Argentina passou o carro por cima do Equador, fazendo 100 a 44. O cestinha do jogo foi o ala Marcos Mata, com 15 pontos.

Ontem, o Equador provou ser o saco de pancadas do grupo e também foi atropelado pelo Brasil, que venceu por 106 a 54. Olivinha foi o destaque da vez, com 17 pontos e sete rebotes. Rafael Mineiro também fez 17 pontos, enquanto o armador Gegê se destacou nas assistências: oito. O resultado classificou o Brasil. A Argentina também se garantiu ao fazer 75 a 65 no Paraguai, com 16 pontos de Nicolás Richotti.

Na outra chave, também estão definidos os classificados. O Uruguai e a anfitriã Venezuela venceram seus dois desafios contra Chile e Peru e também estão 100% no Grupo B. Os dois definem quem fica com a primeira colocação também neste sábado, às 21h30 (de Brasília).

Regulamento

O Sul-Americano Masculino de Basquete conta com oito equipes divididas em dois grupos com quatro time em cada. Classificam-se para as semifinais os dois melhores de cada chave que, automaticamente, estarão garantidos no Pré-Olímpico das Américas do ano que vem. Já os três melhores times da competição garantem vaga no Pan-Americano de Toronto, em 2015. As semifinais serão disputadas no domingo (27) às 19h e às 21h30 (de Brasília), enquanto a decisão será na segunda (28), a partir das 21h30.

Time principal

A seleção brasileira joga este Sul-Americano com um segundo time, comandada pelo auxiliar José Neto, já que o primeiro se prepara para o Mundial da Espanha, disputado a partir do dia 30 de agosto. O Brasil faz uma série de amistosos durante este e o próximo mês, e o Boleiros da Arquibancada irá acompanhar. Na próxima semana, o calendário inclui o Super Desafio de Basquete, com duelos contra Angola e Argentina no Maracanãzinho, entre 31 de julho e 2 de agosto.

Depois, o Brasil joga em Buenos Aires, contra Argentina e México, entre os dias 9 e 11 de agosto. O calendário também inclui um amistoso contra os Estados Unidos, assim como na preparação para última Olimpíada, dessa vez em Chicago, no dia 16. O Brasil viaja para a Europa logo depois, para jogar contra Lituânia e Irã, de 21 a 23 de agosto.

0 comentários :

Postar um comentário