sexta-feira, 4 de julho de 2014

Camisa que pesa

Alemanha vence França pelo placar mínimo e aguarda Brasil ou Colômbia em sua 13ª semifinal de Copa

De Belo Horizonte.
Por Bruno Santana.

04/07/2014 - Se a camisa tem peso em muitas competições, a Alemanha pode ter certeza que a sua pesa. Na tarde desta sexta-feira, os alemães venceram a França por 1 a 0 e confirmaram, pela quarta Copa do Mundo consecutiva (e pela 13ª vez em toda a história), sua vaga para a semifinal da competição. O zagueiro Hummels marcou o gol da vitória dos alemães no Maracanã. O adversário dos europeus na próxima fase sairá do confronto entre Brasil e Colômbia, que duelam a partir das 17, no Castelão, em Fortaleza.

A primeira das semifinais será na terça-feira (8), às 17 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte. A outra semi, disputada no dia seguinte, será entre Argentina ou Bélgica e Holanda ou Costa Rica.

Foto: Getty Images

O jogo

A tricampeã mundial propôs um jogo de xadrez aos franceses, que aceitaram. Os alemães tocavam a bola enquanto o adversário buscava um contra-ataque, apostando na velocidade de Griezmann, Benzema e Valbuena. Jogando desta maneira, a França conseguiu criar uma boa chance de perigo aos 10 minutos. Valbuena tabelou com Griezmann e acionou Benzema para o arremate. O chute passou raspando a trave direita de Neuer.

Só que a campeã mundial de 1998 não esperava um banho de água fria ainda no início da partida. Aos 12 minutos, Kroos levantou a bola na área em cobrança de falta pela esquerda e Hummels cabeceou a bola que bateu no travessão de Lloris e entrou no gol: 1 a 0. Mesmo com o gol sofrido, os franceses continuaram esperando o adversário no campo de defesa apostando no contra-ataque do seu trio ofensivo. Melhor para Alemanha, que manteve sua troca de passes, deixando boa parte do tempo passar.

Aos 33 minutos, Griezmann partiu pela direita, deu um toque que rasgou a grande área e a bola sobrou para Valbuena, que dominou e chutou; Neuer trabalhou bem e evitou o gol. No rebote, Benzema, de mau jeito, chutou por cima do gol. Aos 43 minutos, Pogba acionou Benzema, que chutou forte para o gol. O arqueiro alemão afastou o perigo novamente.

Na volta dos vestiários, os papéis se inverteram. A França adiantou sua marcação e tentou criar dificuldades aos alemães. Joachim Löw trocou Klose por Schürrle para tentar dar uma válvula de escape para a sua equipe. Porém, a primeira boa chance foi francesa. Aos 15 minutos, Griezmann cruzou para Varane na área, o zagueiro francês cabeceou e Neuer defendeu.

Os alemães responderam com um contra-ataque aos 24 minutos. Sakho perdeu a bola na defesa e Müller chutou cruzado pela direita; a bola tirou tinta da trave direita de Lloris. Aos 36 minutos, Özil puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou para a área; Müller furou e a bola sobrou para Schürrle, que chutou rasteiro; o goleiro francês teve que trabalhar novamente. Aos 41 minutos, Schürrle, novamente, recebeu na grande área e mandou uma bomba para o gol, parando mais uma vez no número 1 da França.

No final da partida, a grande chance de empate. Aos 48 minutos, Benzema partiu pela esquerda na grande área e chutou cruzado em direção ao gol. Neuer, com uma mão só, mandou a bola para o alto e garantiu a vitória da Alemanha, 13 vezes semifinalista de uma Copa do Mundo.

Ficha do jogo:

França 0x1 Alemanha

FRANÇA: 
Lloris; Debuchy, Varane, Sakho (Koscielny 26 do 2º) e Evra; Cabaye (Remy 27 do 2º), Pogba e Matuidi; Valbuena (Giroud 39 do 2º), Benzema e Griezmann. 
Técnico: Didier Deschamps

ALEMANHA: 
Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Khedira, Schweinsteiger, Thomas Müller, Kroos (Kramer 45 do 2º) e Özil (Götze 37 do 2º); Klose (Schürrle 23 do 2º). 
Técnico: Joachim Löw

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Pagantes: 74.240
Data: 04/07/2014
Horário: 13h (de Brasília)

Gol: Hummels, aos 12 minutos do primeiro tempo

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ARG)

Cartão amarelo: Khedira e Schweinsteiger (ALE)

0 comentários :

Postar um comentário