segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sem dó

Estreando na Copa, favorita Alemanha atropela Portugal de Cristiano Ronaldo

De Belo Horizonte.
Por Bruno Santana.

16/06/2014 - A Alemanha mostrou na tarde desta segunda-feira, em Salvador, o porquê de ser uma das favoritas ao título da Copa do Mundo 2014. A tricampeã mundial venceu, convenceu e goleou Portugal por 4 a 0, na abertura do Grupo G da competição. Mostrando um futebol bonito e rápido, os alemães dominaram a partida e chegavam com facilidade ao gol de Rui Patrício. Não bastasse a dificuldade natural, para complicar, Pepe agrediu Thomas Müller no primeiro tempo e foi expulso quando os portugueses já perdiam por 2 a 0. Além disso, Cristiano Ronaldo, recentemente recuperado de lesão, não foi decisivo em nenhum momento. Müller, três vezes, e Hummels marcaram os gols da goleada alemã. 

A Alemanha agora vai para Fortaleza, onde enfrentará Gana no próximo sábado (21), às 16h, no Castelão. Já Portugal irá para a Arena Amazônia para pegar os Estados Unidos no domingo (22), às 19h. Antes disso, ganeses e americanos completam a primeira rodada da chave às 19h desta segunda.

Thomas Muller foi o melhor em campo.
(Foto: Getty Images)

O jogo

A Alemanha dominou a partida inteira. Mas quem começou com a primeira chance perigosa da partida foi Portugal. Aos sete minutos, Miguel Veloso tomou a bola de Lahm e serviu Cristiano Ronaldo. O atacante português entrou na área e finalizou; Neuer defendeu a Brazuca. No lance seguinte, o goleiro Rui Patrício saiu tocando errado e Khedira, que viu o gol aberto do meio de campo, emendou um chute de primeira. A bola passou perto da trave direita dos portugueses.

Aos 10, o primeiro gol. Thomas Müller recebeu na grande área e foi puxado por João Pereira. A arbitragem marcou pênalti para os alemães. Na cobrança, o próprio Müller bateu forte no canto direito de Rui Patricio: 1 a 0.

Portugal buscava o empate, mas esbarrava no forte esquema defensivo dos alemães. O time lusitano criou perigo aos 27, quando Nani, pela direita, chutou colocado. A bola foi à direita da meta de Neuer. Entretanto, a facilidade da seleção alemã para chegar à área e criar chances era incrível. Aos 30, Özil recebeu belo lançamento pela esquerda e acionou Götze, que teve seu chute desviado pela marcação. No escanteio, Hummels não precisou pular para testar com força, sem chances para Rui Patrício: 2 a 0.

Quase Portugal diminuiu aos 35. Após bobeada da defesa alemã, Fábio Coentrão entrou livre pela esquerda em boas condições. Cristiano Ronaldo, que estava no meio da área, não acreditou no lance e o lateral português desperdiçou a boa oportunidade tentando o cruzamento rasteiro. Mas o que já estava complicado para os portugueses ficou ainda mais. Aos 36, após dividida de Pepe e Thomas Müller, o zagueiro do time lusitano deu uma cabeçada no alemão e foi expulso. No final da primeira etapa, mais um gol alemão. Kross lançou na área e Müller chutou a bola no canto direito. 3 a 0.

No segundo tempo, a Alemanha tinha facilidade extrema de chegar ao ataque com o jogador a mais que possuía na partida. Aos seis minutos, Özil apareceu na cara do gol e chutou. Rui Patrício deu rebote e Müller cabeceou por cima da meta. Aos 24, Götze apareceu livre na cara do gol e Rui Patrício novamente evitou o quarto gol alemão. Aos 34, outro gol do novo artilheiro da Copa do Mundo de 2014. Müller aproveitou rebote de Rui Patrício após chute cruzado de Schürrle e empurrou para o gol: 4 a 0.

Sem forças, Portugal só assustou na segunda etapa aos 46 minutos, com um chute forte de Cristiano Ronaldo em cobrança de falta em que Neuer teve que se esticar para evitar o gol de consolo português.

Ficha do jogo:

Alemanha 4x0 Portugal

ALEMANHA: 
Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels (Mustafi) e Höwedes; Lahm, Khedira, Kroos, Özil (Schürrle) e Götze; Müller (Podolski). 
Técnico: Joachim Löw

PORTUGAL: 
Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão (André Almeida); Miguel Veloso (Ricardo Costa), João Moutinho e Raúl Meireles; Nani, Hugo Almeida (Eder) e Cristiano Ronaldo. 
Técnico: Paulo Bento


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Público: 51.081
Data: 16/06/2014
Horário: 13h

Gols: Müller, aos 11 e 45 minutos do primeiro tempo e aos 32 minutos do segundo tempo, e Hummels, aos 31 minutos do primeiro tempo

Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos da Sérvia)

Cartões amarelos: João Pereira (Portugal)
Cartão vermelho: Pepe (Portugal)

0 comentários :

Postar um comentário