segunda-feira, 30 de junho de 2014

Muda que melhora

Nigéria complica França, mas perde por 2 a 0 após a troca de Giroud por Griezmann

De Salvador.

Por Henrique Ferrera.

30/06/2014 - A França avançou para as quartas de final da Copa do Mundo da FIFA com uma árdua vitória por 2 a 0 sobre a Nigéria, na tarde de hoje em Brasília. A equipe de Didier Deschamps passou sufoco em alguns momentos bons da campeã africana, mas venceu esse confronto apertado no Mané Garrincha graças à uma cabeçada de Pogba e um gol contra de Yobo nos acréscimos.

Os franceses eram cotados como os favoritos, e foram eles que criaram a primeira chance do jogo, quando Giroud girou e abriu espaço para um chute de pé esquerdo que foi para fora. Entretanto, a Nigéria parecia mais afiada e propôs mais o jogo durante a maior parte do primeiro tempo, não demorando muito para causar problemas para o lado adversário.

Franceses comemoram o gol de Pogba.
(Foto: Getty Images)
As Super Águias até conseguiram abrir o placar, aos 19 minutos, quando Emenike cutucou para a rede um cruzamento fechado saído do pé direito de Musa. Porém, a comemoração da Nigéria não durou muito, já que Emenike foi pego em impedimento milimétrico.

Para a França, Pogba foi um dos principais jogadores em campo, e o volante da Juventus chegou próximo de tirar o zero do placar na metade da primeira etapa. Conduzindo pelo meio, ele deu uma enfiada para Valbuena e continuou sua corrida para bater forte no gol quando o cruzamento chegou na área. Enyeama, porém, mostrou que não seria fácil batê-lo, e agilmente espalmou a bola para escanteio.

Pogba apareceu de novo no último lance do primeiro tempo, começando a jogada onde Valbuena inverteria de maneira inteligente para Debuchy pegar de primeira. A bola parecia que iria no gol, mas o capricho demais do lateral fez com que ela acabasse saindo.

Na segunda etapa porém, a Nigéria foi o time mais perigoso, e quase ficou em vantagem aos oito minutos quando Odemwingie arriscou e Lloris fez bem em espalmar. Mais perto ainda chegou Benzema, que invadiu a área após tabela com Griezmann e disparou um chute que rebateu em Enyeama e foi indo em direção às redes. Moses foi o herói da Nigéria, contudo, correndo e impedindo que a bola atravessasse a linha do gol.

A França aproveitou o bom momento, e chegaram novamente muito próximo do primeiro gol apenas alguns minutos depois, quando a pancada de fora da área de Cabaye explodiu no travessão. A pressão estava armada, mas após Enyeama salvar uma cabeçada à queima-roupa de Benzema, um erro do mesmo goleiro deu aos Bleus a vantagem. Pogba foi o beneficiado, cabeceando para um gol vazio após escanteio de Valbuena que Enyeama não conseguiu afastar com força.

Depois disso, a França raramente ficou em perigo, e confirmaram sua presença entre os oito melhores - e um confronto com Alemanha ou Argélia - quando Yobo desviou cruzamento de Valbuena para o próprio gol.

Ficha do jogo:

França 2x0 Nigéria

FRANÇA:
Lloris; Debuchy, Varane, Koscielny e Evra; Cabaye, Pogba e Matuidi; Valbuena (Sissoko), Benzema e Giroud (Griezmann).
Técnico: Didier Deschamps

NIGÉRIA:
Enyeama; Ambrose, Yobo, Oshaniwa e Omeruo; Musa, Onazi (Gabriel), Obi Mikel e Moses; Odemwingie; Emenike.
Técnico: Stephen Keshi

Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Público: 67.882
Data: 30/06/2014
Horário: 13h (de Brasília)

Gols: Pogba, aos 34, e Yobo (contra), aos 46 minutos do segundo tempo (França)

Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)

Cartões amarelos: Matuidi (França)

0 comentários :

Postar um comentário