sábado, 21 de junho de 2014

Miroslav Gol

Klose salva Alemanha de derrota para Gana e se iguala a Ronaldo como maior artilheiro das Copas

De Inhambupe.
Por Victor França.

21/06/2014 - Se já não bastassem os jogos espetaculares desta primeira fase, a Copa do Mundo no Brasil ganhou um ingrediente histórico neste sábado. Aos 25 minutos do segundo tempo, Miroslav Klose marcou seu 15º gol em Mundiais e igualou o recorde estabelecido por Ronaldo em 2006. Curiosamente, o Fenômeno havia chegado à mesma marca nas oitavas de final na Alemanha contra Gana, justamente a adversária dos europeus nesta tarde, em Fortaleza. Além disso, o gol de Klose salvou a Alemanha da derrota, e deixou a partida empatada em 2 a 2.

Na última rodada do Grupo G, a Alemanha, que chega a quatro pontos e lidera a chave, joga pela vaga contra os Estados Unidos na quinta (26), às 13h (de Brasília), em Recife. Os americanos, que têm três pontos, podem assumir a liderança amanhã caso vençam Portugal às 19h, em Pernambuco. Já Gana, que tem um ponto e está em terceiro, jogará contra os portugueses, que estão lanterna, sem pontuar. Duelo também na quinta, em Brasília.

Klose fez de carrinho seu 15º gol em Copas.
(Foto: Getty Images)

Como era esperado, o jogo começou brigado, com a seleção ganesa marcando forte e não permitindo muitas trocas de passes entre os meias alemães. Outro fator que contribuía para o ritmo lento no início era o calor, que era forte e castigava os jogadores em campo. Melhor em campo, Gana chegava bem nos contra-ataques e assustava nos chutes de fora da área. Na primeira chance clara, Neuer teve trabalho para defender finalização de Atsu.

O goleiro alemão apareceu bem novamente pouco tempo depois, ao fazer bela ponte em chute forte de Muntari. Previsível, pois concentrava suas jogadas pelo meio, a Alemanha teve sua melhor chance no primeiro tempo em boa descida de Goetz. O jovem do Bayern de Munique apareceu na frente e bateu forte nas mãos de Dauda.

Os gols que faltaram na etapa inicial, não demoraram a sair depois do intervalo. Aos sete, Müller viu Götze e alçou bola na área. Pouco acostumado a fazer gols de cabeça, o estreante em Copas cabeceou, a bola resvalou em seu joelho e entrou. Sólida, Gana não se abateu e empatou na mesma moeda dois minutos depois. André Ayew aproveitou cruzamento de Afful e cabeceou sem chances para Neuer. O inesperado gol foi um choque para os alemães, que viram os ganeses virarem o placar logo depois. Lahm vacilou feio e a bola foi parar nos pés de Asamoah Gyan, que teve calma para bater com categoria no canto direito de Neuer.

Sob os gritos de "olé" e com Gana tomando conta da partida, Joachim Löw colocou Schweinsteiger e Klose nas vagas de Khedira e Götze. A entrada do volante foi substancial para Alemanha, que ganhou confiança, além da melhora nos passes. Já Klose foi como costuma ser, cirúrgico. Em seu primeiro toque na bola, o artilheiro alemão desviou cabeçada de Höwedes e igualou o recorde de 15 gols em Copas do Mundo de Ronaldo.

A partir daí, só deu Alemanha nos 20 minutos finais. Os tricampeões mundiais chegaram perto da virada com Müller, Özil e Klose, mas Gana segurou o empate, e temporariamente, impediu Klose de atingir o recorde absoluto de gols em Copas.

Ficha do jogo:

Alemanha 2x2 Gana

ALEMANHA:
Neuer; Boateng (Mustar), Hummels, Mertesacker e Höwedes; Khedira (Schweinsteiger), Lahm, Özil, Toni Kroos e Götze (Klose); Thomas Müller.
Técnico: Joachim Löw

GANA:
Afful; Dauda, Mensah, John Boye e Kwadwo Asamoah; Rabiu (Badu), Muntari e Kevin-Prince Boateng (Jordan Ayew) ; Atsun (Wakaso), André Ayew e Asamoah Gyan.
Técnico: Kwesi Appiah

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Público: 59.621
Data: 21/06/2014
Horário: 16h

Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Assistentes: Emerson de Carvalho (BRA) e Victor Carrillo (PER)

Gols: Alemanha: Götze, aos 6, e Klose aos 25 minutos do segundo tempo; Gana: André Ayew, aos 8, e Asamoah Gyan, aos 17 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: André Ayew (Gana)

0 comentários :

Postar um comentário