terça-feira, 24 de junho de 2014

Líder e invicta

Colômbia mantém aproveitamento máximo ao golear o Japão, lanterna do grupo. Adversário colombiano será o Uruguai

De Belo Horizonte.
Por Bruno Santana.

24/06/2014 - Sensação da Copa do Mundo de 2014, a Colômbia, que não disputava a competição desde 1998, venceu o Japão por 4 a 1, na Arena Pantanal, e coroou sua participação no Grupo C com 100% de aproveitamento. Após empate na etapa inicial, James Rodríguez e Jackson Martínez saíram do banco para comandar a vitória. Com a liderança confirmada nesta terça-feira após outras duas vitórias sobre Grécia e Costa do Marfim, os colombianos irão enfrentar o Uruguai, segundo colocado do Grupo D, no sábado (28), às 17h (de Brasília), no Maracanã, pelas oitavas de final da competição. A Celeste garantiu a vaga ao derrotar a Itália por 1 a 0.

O jogo de hoje também foi marcado por uma bela homenagem ao goleiro Mondragón, que, aos 43 anos, se tornou o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo.

Jackson Martínez marcou duas vezes no jogo.
(Foto: Getty Images)

Na outra partida da chave, a Grécia derrotou a Costa do Marfim com gol nos acréscimos por 2 a 1 e roubou a segunda vaga. Assim, os colombianos terminaram com nove pontos, seguidos por Grécia (4), Costa do Marfim (3) e Japão (1). Os gregos irão enfrentar a Costa Rica, outra equipe que vem surpreendendo até aqui, e ficou com a liderança do "grupo da morte", o D, deixando Uruguai, Itália e Inglaterra pra trás.

O jogo

Precisando do resultado, quem começou assustando foram os japoneses. Aos 14 minutos, Uchida recebeu da ponta direita e chutou para o gol. A bola passou com perigo ao lado esquerdo de Ospina. Só que a situação começou a ficar ruim para o Japão. Aos 16 minutos, Konno derrobou Adrian Ramos na área e arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Cuadrado chutou no meio do gol, abrindo o placar na Arena Pantanal: 1 a 0.

Os japoneses procuraram o ataque em busca do empate. Aos 26 minutos, Kagawa recebeu, limpou o marcador e chutou para o gol. Ospina foi obrigado a realizar uma grande defesa. Aos 32 minutos foi a vez de Honda assustar, finalizando perto da meta dos colombianos. Aos 46, o empate. Honda cruzou pela direita na cabeça de Okazaki, que cabeceou para o fundo das redes: 1 a 1.

Do banco de reservas, veio a decisão do jogo. James Rodriguez, o craque do time e destaque até aqui, e Carbonero entraram nos lugares de Cuadrado e Quintero. Aos quatro minutos, a primeira finalização de Rodriguez, desviada pela marcação japonesa. Aos 10 minutos, o segundo da Colômbia. James Rodriguez fingiu um chute e enganou a marcação, dando um passe perfeito para Jackson Martínez concluir no canto esquerdo de Kawashima: 2 a 1.

O Japão precisou novamente de se jogar ao ataque para buscar o empate. Aos 19 minutos, Honda chutou de longe, fazendo o goleiro Ospina realizar grande defesa. Aos 31 minutos, Kagawa bateu forte na entrada da área e o arqueiro colombiano defendeu novamente. Com a insistência japonesa, espaços no contra-ataque eram dados pelos asiáticos e aí veio a tranquilidade colombiana. Aos 37 minutos, Jackson Martínez apareceu, disparou com a bola dominada e marcou seu segundo gol na partida e o terceiro da Colômbia: 3 a 1.

Depois disso, o grande momento da partida: o experiente goleiro Mondragón entrou no lugar de Ospina e se tornou o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo, com seus 43 anos de idade. O goleiro jogou pela Colômbia as Copas de 1994 e 1998.

Para coroar os 100% de aproveitamento colombiano, o quarto gol. James Rodriguez, que fez uma grande partida no segundo tempo, recebeu de Ramos, entortou Yoshida e tocou por cima de Kawashima, fazendo um golaço na Arena Pantanal: 4 a 1.

Ficha do jogo:

Japão 1x4 Colômbia

JAPÃO:
Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Aoyama (Yamaguchi) e Hasebe; Okazaki (Kakitani), Honda e Kagawa (Kiyotake); Okubo. 
Técnico: Alberto Zaccheroni


COLÔMBIA: 
Ospina (Mondragón); Arias, Valdés, Balanta e Armero; Mejía, Guarín, Cuadrado (Carbonero) e Quintero (James Rodríguez); Jackson Martínez e Adrián Ramos. 
Técnico: José Pekerman


Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)

Data: 24/06/2014
Horário: 17h (de Brasília)


Gols: Okazaki, aos 46 minutos do primeiro tempo (Japão); Cuadrado, aos 16 minutos do primeiro tempo, Jackson Martínez, aos dez e aos 36, e James Rodríguez, aos 44 minutos do segundo tempo

Árbitro: Pedro Proença (POR)
Assistentes:  Bertino Miranda (POR) e José Trigo (POR)

Cartões amarelos: Konno (Japão); Guarín (Colômbia)




0 comentários :

Postar um comentário