segunda-feira, 16 de junho de 2014

Kawhi, o MVP das finais

Aos 22 anos, Kawhi Leonard, um dos responsáveis pelo título dos Spurs, é escolhido o MVP das finais da NBA

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

16/06/2014 - Aos 22 anos, Kawhi Leonard é o mais jovem jogador a ser escolhido o MVP (o melhor jogador) das finais da NBA desde Tim Duncan, hoje seu companheiro no San Antonio Spurs, que também tinha 22 anos em 1999 (o mais novo da história foi Magic Johnson, aos 20 anos, em 1980). Além disso, vale destacar que Leonard, destaque da decisão, não participou do All-Star Game deste ano, o que também é curioso. Esse é mais um fato que comprova que Kawhi surpreendeu. Ele foi o grande nome da série final contra o Miami Heat, fechada em 4 a 1 pelos Spurs na noite deste domingo (15).

Poderíamos esperar que Tony Parker, Tim Duncan e Manu Ginóbili ficassem com o troféu caso os Spurs se tornassem campeões, como aconteceu, mas Kawhi foi o fora do comum, fora do que já era esperado.

Leia também:



Kawhi Leonard, o cara da decisão.
(Foto: NBAE/Getty Images)

Nesta decisão, Kawhi conseguiu até a melhor marca da carreira, os 28 pontos anotados no jogo 3, a espetacular vitória em Miami, que deu a vantagem de 2 a 1 naquela altura. Nos jogos 4 e 5, os dois últimos, Leonard também apareceu bem. Foram 20 pontos e 14 rebotes no quarto duelo e, no último confronto, 22 pontos e 10 rebotes, comprovando a evolução do atleta que disputou sua terceira temporada na liga.

Se Kawhi foi importante ofensivamente, podemos dizer que ele também cumpriu bem o seu papel na defesa. Apesar de LeBron James ter apresentado bons números, ele só não foi melhor porque Leonard trabalhou bem na defesa. Foi dele a missão de tentar segurar o King. O jovem ala não afinou e o bom desempenho de James é puro mérito dele.

Kawhi Leonard, nascido em 29 de junho de 1991 em Los Angeles (Califórnia), defendeu a universidade de San Diego State antes de ser draftado em 2011 pelo Indiana Pacers, sendo a 15ª escolha. Ele foi negociado com os Spurs em troca de George Hill, além do repasse dos direitos de dois outros jogadores (Erazem Lorbek e Davis Bertans). Além do título da liga e de MVP das finais, ele foi o defensor do segundo time da liga nesta temporada e esteve no time dos calouros em 2012.

Na temporada regular, Kawhi Leonard apresentou médias de 12.8 pontos, 6.2 rebotes e duas assistências. Na pós-temporada, 14.3 pontos, 6.7 rebotes e 1.7 assistências. Esses números cresceram na última série: 17.8 pontos, 6.4 rebotes e duas assistências.

De olho no Mundial

Você acompanhou mais uma temporada da NBA aqui no Boleiros da Arquibancada, nossa terceira competição em quatro anos da curta história deste espaço. Fique ligado e, a partir do fim do mês de agosto, confira também todos os detalhes do Mundial de Basquete 2014.

0 comentários :

Postar um comentário