quinta-feira, 26 de junho de 2014

Histórico!

Argélia arranca empate com a Rússia e faz história, avançando às oitavas de final da Copa

De Belo Horizonte.
Por Bruno Santana.

26/06/2014 - Pela primeira vez na história, a Argélia se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo. Este feito histórico se concretizou após os africanos empatarem com a Rússia por 1 a 1 e conseguirem alcançar a segunda colocação do Grupo H, com quatro pontos. A Bélgica, com nove pontos, foi a primeira colocada. Já os russos ficam com dois e juntamente com a lanterna Coreia, que só fez um ponto, estão eliminados. O autor do gol que colocou os argelinos no mata-mata foi Slimani, que empatou a partida na etapa complementar.


Agora, os argelinos pegarão a Alemanha na segunda-feira (30), às 17h, no Beira-Rio. Já a Rússia, anfitriã do próximo mundial em 2018, começa o seu planejamento para a competição realizada daqui a quatro anos.

Festa argelina.
(Foto: Getty Images)

O jogo

A torcida argelina, que era maioria nas arquibancadas do Beira-Rio, começou a sofrer cedo. Esse sofrimento foi devido ao gol russo logo aos cinco minutos. Kokorin aproveitou cruzamento de Kombarov da esquerda e cabeceou para o fundo das redes. Os argelinos começaram a ver uma muralha russa pela frente. As bolas alçadas na área e a bola parada eram as melhores opções que os africanos conseguiam encontrar para criar algum perigo os europeus.

E a Rússia quase chegou ao segundo. Aos 25 minutos, Shaatov arrancou pela esquerda, partiu para o meio e chutou para o gol. A bola passou perto do gol de M'Bolhi. A defesa russa segurou, com eficiência, o ímpeto dos argelinos e assegurou a vitória parcial no final da primeira etapa.

No segundo tempo, a Argélia continuava buscando o gol de empate que a levaria às oitavas de final. Mas quem começou assustando foram os russos. No primeiro minuto, Samedov tabelou com Kokorin e tocou na saída de M'Bolhi, que salvou a Argélia defendendo a finalização russa. Os africanos buscavam os famosos chuveirinhos na área em busca do empate e eles conseguiram aos 14 minutos. Brahimi cobrou falta da esquerda, o goleiro Akinfeev saiu mal e Slimani cabeceou para o fundo das redes: 1 a 1.

A partir do empate da Argélia, os papéis na partida inverteram. A Rússia buscava incessantemente o gol que os deixariam na frente do placar novamente e os africanos se seguravam atrás de todo jeito para assegurar o empate e tentavam, em algumas oportunidades, puxar o contra-ataque. Aos 17 minutos, Denisov arriscou de longe e M'Bolhi defendeu em dois tempos. Os argelinos responderam aos 18 minutos. Djabou partiu pela esquerda, puxou para o meio e concluiu para o gol; Akinfeev defendeu tranquilamente.

Aos 24 minutos, Kerzhakov tabelou com Kokorin, entrou na grande área pela direita e concluiu para o gol. M'Bolhi novamente defendeu, salvando a Argélia. Aos 28 minutos, Feghouli partiu em contra-ataque pela direita, entrou na grande área e chutou para o gol. O goleiro russo evitou a virada africana.

Daí pra frente, o jogo ficou tenso para os espectadores. A Rússia tentava entrar na área, mas a Argélia espanava a bola de todo jeito. Melhor para os argelinos, segunda seleção africana classificada nesta Copa, se juntando à Nigéria.

Ficha do jogo:

Argélia 1x1 Rússia

ARGÉLIA:
M'Bolhi; Mandi, Medjani, Halliche, Belkalen; Bentalebe, Brahimi (Yebda), Djabou (Ghilas), Feghouli; Slimani (Soudani). 
Técnico: Vahid Halilhodzic

RÚSSIA:
Akinfeev; Koslov, Berezutski, Ignashevich, Kombarov; Glushakov (Denisov), Fayzulin, Samedov; Kokorin, Kerzhakov (Kanunnikov) e Shatov (Dzagoev). 
Técnico: Fabio Capelo.

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR) 

Público: 39.311 pessoas
Data: 26/06/2014
Horário: 17h (de Brasília) 
 

Gols: Slimani, aos 14 minutos do segundo tempo (Argélia); Kokorin, aos 5 minutos do primeiro tempo (Rússia)

Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)

Cartões amarelos: Mesbah, Cadamuro e Ghilas (Argélia); Kombarov e Kozlov (Rùssia)

0 comentários :

Postar um comentário