sábado, 14 de junho de 2014

Festa amarela

Empurrada pela torcida no Mineirão, Colômbia vence a Grécia com tranquilidade na estreia pela Copa

De Belo Horizonte.
Por Manuel Carvalho.

14/06/2014 - A última participação colombiana em uma Copa do Mundo havia sido em 1998. Foram 16 anos longe dos Mundiais, mas na tarde deste sábado, no Mineirão, a torcida fez por merecer cada segundo dos 90 minutos disputados. Com o numeroso público ao seu favor, os sul-americanos não tiveram grande dificuldade para vencer a Grécia por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Pablo Armero, Teófilo Gutiérrez e James Rodríguez.

A partida foi a primeira do Grupo C, que também conta com Japão e Costa do Marfim, que se enfrentam ainda neste sábado, às 22h, na Arena Pernambuco. Pela segunda rodada, a Colômbia terá pela frente a Costa do Marfim, no Mané Garrincha, às 13h da quinta-feira (19). Já a Grécia encara o Japão, na Arena das Dunas, às 19h do mesmo dia.

O ex-palmeirense Armero (#7) marcou o gol que abriu o placar.
(Foto: Getty Images)

O jogo

Com a torcida a seu favor, a Colômbia partiu logo para o ataque em busca do primeiro gol, enquanto a Grécia se fechava no campo de defesa. Mas o gol não demorou a sair. Aos cinco minutos, Cuadrado rolou a bola para o meio da área, Armero chutou, ela desviou na zaga grega e entrou lentamente: 1 a 0 para a Colômbia. Após o gol, a seleção grega continuou tendo dificuldade para sair jogando e só conseguia tocar a bola no campo de defesa.

Apesar de não criar mais oportunidades, a seleção colombiana tinha mais objetividade quando tinha a bola nos pés. Aos 27, após cobrança de falta de Holebas, Torosidis cabeceou com perigo contra o gol de Ospina. Foi a primeira vez que a Grécia chegou ao gol da Colômbia. Com o passar do tempo o jogo ficou mais equilibrado. Aos 43, Kone teve uma grande oportunidade. Ele bateu colocado para bela defesa do goleiro Ospina.

Na volta para o segundo tempo, quem assustou primeiro foi a seleção colombiana. Mesmo atrapalhado pela marcação, o meia James Rodríguez conseguiu chutar para a defesa de Karnezis. Aos 12, após cobrança de escanteio, a bola desviou e sobrou para Gutiérrez completar para o gol vazio: 2 a 0 para a Colômbia. Aos 17, a Grécia perdeu grande oportunidade de diminuir o placar. Após cruzamento da direita, o atacante Gekas cabeceou no travessão.

Em vantagem no placar, a seleção colombiana só tocava a bola, deixando o tempo passar. Nesta altura da partida, era a seleção grega quem mandava no jogo. Aos 38, Samaras bateu, e a bola passou rente à trave direita de Ospina. O jogo já se encaminhava para o fim, quando a Colômbia conseguiu mais um gol, e construiu a goleada no placar. Aos 47, após rápida cobrança de falta, a bola sobrou para James Rodríguez bater colocado, sem chances para o goleiro Karnezis.

Ficha do jogo:

Colômbia 3x0 Grécia

COLÔMBIA:
David Ospina; Zúñiga, Zapata, Mario Yépes e Pablo Armero (Santiago Arias); Abel Aguilar (Mejía), Carlos Sánchez, James Rodríguez e Cuadrado; Ibarbo e Teófilo Gutiérrez (Jackson Martínez).
Técnico: José Pekerman

GRÉCIA:
Karnezis; Holebas, Sokratis, Manolas e Torosidis; Katsouranis, Maniatis, Kone (Karagounis) e Salpingidis (Fetfatzidis); Gekas (Mitroglu) e Samaras.
Técnico: Fernando Santos

Gols: Pablo Armero, aos cinco minutos do primeiro tempo, Teófilo Gutiérrez, aos 12, e James Rodríguez, aos 47 minutos do segundo tempo.

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 57174
Data: 14/06/2014
Horário: 13h (de Brasília)

Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Sean Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)


Cartões amarelos: Carlos Sánchez (Colômbia); Sokratis e Salpingidis (Grécia)

0 comentários :

Postar um comentário