quarta-feira, 11 de junho de 2014

Construída no início

Fora de casa, Spurs atropelam Heat no início e abrem 2 a 1 na final da NBA

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

11/06/2014 - O San Antonio Spurs entrou em quadra no fim da noite desta terça-feira (10) com atuação que beirava a perfeição. Chutando bem de longe, defendendo e contando com um Miami Heat desconcentrado do outro lado, os Spurs chegaram a abrir 25 pontos no primeiro tempo do jogo 3 da final da NBA, disputado na American Airlines Arena, em Miami. No terceiro quarto, os donos da casa cresceram, retomaram seu bom jogo com uma forte defesa e chegaram a cortar a desvantagem para nove pontos. Porém, no último período, a experiente equipe do Texas trabalhou com inteligência, reduziu o índice de erros e saiu vencedora. 112 a 92 na partida e, após o tropeço em casa no jogo 2, San Antonio retoma a vantagem na decisão, fazendo 2 a 1 na série melhor de sete. 

Kawhi Leonard fez o melhor jogo de sua vida nesta noite.
(Foto: NBAE/Getty Images)

O ala Kawhi Leonard foi o destaque do jogo com 29 pontos, a melhor marca da carreira, incluindo temporada regular e playoffs. Ele fez 16 só no período inicial. Danny Green e Tony Parker fizeram 15 pelo time visitante, enquanto Tim Duncan fez 14. O brasileiro Tiago Splitter, que foi preterido por Boris Diaw e começou no banco, anotou seis pontos. Do lado de Miami, 22 pontos para LeBron James e Dwyane Wade. James, que carregou o time no início, conseguiu ainda sete assistências e cinco rebotes.

O jogo 4 será na quinta-feira, dia 12, a partir das 22h (de Brasília), novamente em Miami. Se San Antonio vencer, decide o título em casa no domingo (15). Caso dê Miami, teremos confirmada a realização de um jogo 6, já marcado para a terça-feira (17). 

Quando a bola subiu...

O equilíbrio de partida durou até três minutos de jogo, quando as equipes estavam empatadas em oito pontos. Dali pra frente, chocolate de San Antonio, que sobrou em quadra. E detalhe: com Tony Parker e Tim Duncan com atuação discreta no ataque. Kawhi Leonard e Danny Green eram perfeitos nos chutes de quadra, inclusive de três, e principalmente com Leonard. Os dois alas chegaram a ter 6-6 nos arremessos. Ao término do primeiro quarto, um incrível 41 a 25 para os Spurs.

Do outro lado, apenas LeBron James jogava e carregava o time. Quando Miami tinha 28 pontos (contra 48 dos Spurs), o King tinha 14. Já Dwyane Wade errava tudo. Na metade do segundo período, já tinha cinco turnovers, assim como toda a equipe de San Antonio junta no primeiro tempo. O prejuízo dos mandantes chegou a 25 pontos no meio do segundo quarto. Miami tentou acordar com três chutes de três de Rashard Lewis e outro de Ray Allen, cortando a desvantagem para 16 pontos (64 a 48). Ao intervalo, 21 de folga para os visitantes (71 a 50).

O Heat voltou para o segundo tempo com outra postura. Duas boas defesas e duas jogadas de três pontos de Wade e Bosh obrigaram Gregg Popovich a parar o jogo logo no primeiro minuto. Wade voltou ligado, tanto ofensiva quanto defensivamente. A desvantagem caiu para 13 (77 a 64), na metade do terceiro quarto. Aos poucos, ela foi caindo ainda mais e chegou a sete (81 a 74). Entretanto, o italiano Marco Bellineli acertou uma de três, o que aliviou um pouco as coisas. San Antonio fez só 15 pontos no terceiro quarto, 26 a menos que no primeiro e 15 a menos que no segundo. Sim, defesa ganha jogo, mas Miami ainda perdia por 86 a 75, com 11 pontos de Wade na parcial.

San Antonio sentia muito o apagão de seus alas Leonard e Green, que fizeram mais de 30 pontos no primeiro tempo e combinaram para apenas quatro no terceiro período. E com o jogo aberto, Miami seguia confiante. Ray Allen acertou de três pontos, daquele cantinho que ele conhece bem, e trouxe novamente para 10 a desvantagem (90 a 80) nos primeiros minutos do quarto período, mas Kawhi acordou para o jogo e, com inteligência, San Antonio voltou a trabalhar melhor. Parker chutou de três e voltou a folga para 15 pontis (97 a 82), com seis minutos restando. Ali, o jogo já estava praticamente encerrado e Miami, entregue.

(1) San Antonio Spurs 2x1 Miami Heat (2)
05/06, às 22h: Miami Heat 95 @ 110 San Antonio Spurs
08/06, às 21h: Miami Heat 98 @ 96 San Antonio Spurs
10/06, às 22h: San Antonio Spurs 112 @ 92 Miami Heat
12/06, às 22h: San Antonio Spurs @ Miami Heat
15/06, às 21h: Miami Heat @ San Antonio Spurs
17/06, às 22h: San Antonio Spurs @ Miami Heat
20/06, às 22h: Miami Heat @ San Antonio Spurs

0 comentários :

Postar um comentário