terça-feira, 3 de junho de 2014

Casa cheia

Felipão confirma Ramires na equipe titular e Brasil faz treino para 20 mil torcedores antes de amistoso. Seleção Brasileira enfrenta o Panamá nesta terça-feira, em Goiânia. Torcedores aproveitaram oportunidade e encheram as arquibancadas do Serra Dourada

De Goiânia.
Por Portal da Copa.

Fotos: Danilo Borges/Portal da Copa
03/06/2014 - Goiânia não receberá jogos nem equipes da Copa do Mundo e, talvez, por isso os torcedores aproveitaram a presença da Seleção Brasileira na cidade para fazer festa nas arquibancadas do estádio Serra Dourada. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o primeiro e único treino do Brasil na capital goiana para o confronto desta terça-feira (03.06) contra o Panamá. Após a atividade que durou uma hora, o técnico Luiz Felipe Scolari concedeu entrevista coletiva e garantiu Ramires na equipe titular.
O meio-campista do Chelsea da Inglaterra substituirá Paulinho, que sentiu o tornozelo e ficou junto a Thiago Silva e Fernandinho fazendo trabalho de recuperação física na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). “Eu gosto do Ramires também numa posição de lado de campo. Ele compõe o quarto homem, pelo lado direito, e amanhã terá essa posição. O Ramires disputa posição em três setores diferentes, pela versatilidade que ele tem, e amanhã será titular como segundo jogador de meio”, detalhou Felipão, que garantiu não ser grave o problema do Paulinho.

O amistoso contra o Panamá será o penúltimo compromisso da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do Mundo, no dia 12 de junho contra a Croácia, em São Paulo. Os panamenhos ficaram muito próximos da classificação para o torneio, mas foram eliminados nos minutos finais do confronto contra os EUA pelas Eliminatórias, o que favoreceu o México. Por isso, Felipão destacou a força dos adversários e o motivo pela escolha por enfrenta-los nesta reta final de preparação.
“É uma boa equipe e que tinha tudo para estar classificada. Escolhemos o Panamá pela semelhança com o México (adversário do Brasil no Grupo A) e as duas seleções se enfrentaram nas Eliminatórias. Este jogo dará uma ideia e detalhes para enfrentarmos o México. A mesma coisa em relação à Sérvia (adversária do amistoso do dia 6 de junho) com a Croácia, que jogam parecidos. Isso dará uma ideia de como são os times para os jogadores”, comentou o treinador brasileiro.
Durante a partida de amanhã, Felipão fará pelo menos quatro alterações, segundo ele já definidas, e poderá fazer outras duas alterações de acordo com a situação do jogo. A Seleção Brasileira deve estar escalada para o jogo com: Julio Cesar, Daniel Alves, Dante, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Ramires e Oscar; Neymar, Hulk e Fred.
#Serra Dourada recebe 20 mil pessoas para treino do Brasil (acima à esq.); Neymar comemora com a torcida e Marcelo completa cruzamento de bicicleta
Serra Dourada recebe 20 mil pessoas para treino do Brasil (acima à esq.); Neymar comemora com a torcida e Marcelo completa cruzamento de bicicleta

Reta Final
O tempo de preparação que a Seleção Brasileira terá até a estreia na Copa do Mundo foi considerado muito curto por Felipão. Os atletas ainda fizeram trabalhos exclusivamente físicos durante cinco dias, para estarem nas melhores condições para o torneio.
“Nessa Copa teremos 16 dias de preparação. Em 2002, tivemos 21 dias, então, são cinco dias que fazem diferença, porque fizemos três ciclos de trabalho que se fecharam e desta vez não vai dar. Ficarão alguns treinamentos que não vou conseguir fazer, então, eu queria mais uma semana”, afirmou o técnico, antes de explicar as cobranças feitas durante a última atividade na Granja Comary, antes do embarque para Goiânia.
“Naturalmente que tudo aquilo que foi planejado pelo departamento médico e físico seguimos à risca. O que não foi estabelecido foi treinar com aquela marcação frouxa, erros de posicionamento, diferente do que vemos desde o amistoso contra a Inglaterra no Rio (antes da Copa das Confederações de 2013). Temos que lembrar que estamos a pouco mais de uma semana para a Copa. Mas, conversamos e corrigimos certas coisas, tivemos trabalho de uma semana que foi muito bom, que se encerrou com a visita dos familiares. E vamos ver se amanhã a gente engrena na segunda etapa, também nos treinos”, cobrou.
No entanto, Felipão disse que são exigências comuns que ele faz à beira do campo e que está feliz com o grupo. “Todos têm me agradado, até o treino de ontem, que não gostei do geral. Mas todos têm se esforçado. Eles são a minha escolha e estou feliz. Quem dera sempre tivesse feito a escolha correta na vida como fiz com esse grupo”.

Movimentação

Os atletas entraram no campo do Serra Dourada sob muitos aplausos e gritos. Neymar e David Luiz foram os mais festejados pela torcida. Após a tradicional “roda de bobinho” e os trabalhos de aquecimento e alongamento, Felipão dividiu os jogadores em dois grupos.

Enquanto o time que deve iniciar o jogo contra o Panamá trocava passes, cruzamentos e dava chutes ao gol, seguindo as orientações do treinador, os demais atletas treinavam finalização. Na atividade seguinte, os jogadores de defesa fizeram uma movimentação tática e os de ataque bombardearam os goleiros, após receberem passes do auxiliar Flávio Murtosa.
No fim do treinamento, os jogadores fizeram um treino de dois toques em campo reduzido. Do outro lado, sempre em duplas, Felipão observava cobranças de faltas feitas por Neymar, Marcelo, Daniel Alves ou Willian, que saíam do coletivo para aperfeiçoar a pontaria. Depois do coletivo, alguns atletas ainda cobraram pênaltis.
Na entrevista, Felipão comentou quem são os responsáveis pelas cobranças. “Perto da área eu tenho o Neymar. Quando a falta é um pouco mais de longe eu tenho o David Luiz e o Daniel Alves pela direita. Se o Willian estiver jogando, perto da área ele também bate bem. Penalidades, temos definidos o primeiro, o segundo e o terceiro. Neymar, Fred, Marcelo, David são alguns deles”, despistou o técnico.
A Seleção Brasileira entra em campo às 16h desta terça-feira (03.06) para o penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo. Logo após a partida, a delegação voltará em voo fretado para o Rio de Janeiro e depois seguirá para Teresópolis. 

0 comentários :

Postar um comentário