sábado, 7 de junho de 2014

B.A. na Copa #27: Dúvida e angústia

Portugal confia em Cristiano Ronaldo para fazer história, mas o melhor do mundo vem ao Brasil fora de sua melhor condição física.

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

07/06/2014 - A seleção portuguesa tem um trunfo que nenhuma outra terá na Copa do Mundo: o melhor jogador do mundo. Porém, Cristiano Ronaldo joga em uma seleção de um nível um pouco abaixo das demais, e chegará ao Brasil com problemas físicos resultantes de uma extenuante temporada. Será ele capaz de superar todos esses problemas e fazer história com Portugal?


Histórico

Portugal só estreou em mundiais em 1966, na Inglaterra. Liderados pelo craque Eusébio, passou com tranquilidade em um grupo que deixou o Brasil pelo caminho, além de eliminar a Coréia do Norte em um jogo eletrizante nas quartas. Caiu para a anfitriã na semifinal e teve de se contentar com o bronze, vencendo a União Soviética.

Portugal de Eusébio caiu para a campeã Inglaterra (Foto: Daily Mirror)

O retorno à uma copa só aconteceria vinte anos depois, no México. Porém, a campanha de Portugal foi desastrosa e foi o único eliminado em um grupo com Marrocos, Inglaterra e Polônia. O que se repetiria em 2002, quando os portugueses chegaram à Ásia com Luís Figo coroado melhor do mundo em 2001. Mesmo assim, a seleção não foi capaz de passar por Polônia, EUA e Coreia do Sul e novamente caiu na primeira fase.

Quatro anos depois, na Alemanha, Portugal surpreendeu, comandado por Luiz Felipe Scolari. Depois de uma primeira fase tranquila, Portugal fez batalhas épicas contra Holanda e Inglaterra, mas acabou sucumbindo à França de Zidane. E na última copa, após enfrentar o Brasil na fase de grupos, o cruzamento acabou fazendo-o encontrar a Espanha nas oitavas, caindo após endurecer o jogo.

As eliminatórias

Portugal caiu no grupo F das eliminatórias, com Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. Os dois empates com Israel acabaram deixando Portugal na segunda posição, classificando-se apenas para a repescagem, apesar de ter ficado apenas um ponto atrás da Rússia, primeira colocada do grupo.

Cristiano Ronaldo decidiu no confronto que levou Portugal à copa (Foto: AFP)

Na repescagem, o sorteio colocou Portugal contra Suécia, no que se tornou um duelo entre Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic, onde apenas um dos craques viria ao Brasil. Em Lisboa, Cristiano decidiu de cabeça, fazendo 1 a 0. E em Solna, apesar dos dois gols de Ibra, Cristiano fez uma tripleta e carimbou o passaporte português para o Brasil.

A equipe

O técnico Paulo Bento, jogador da equipe eliminada na primeira fase de 2002, fez inúmeros amistosos procurando a melhor forma de jogar sem seu craque. Apesar disso, conta muito com o talento de Cristiano Ronaldo para ir longe no torneio, mesmo tendo um time titular com certa qualidade, embora seja muito criticado.

A falta de um centroavante de qualidade fez Bento cogitar até o uso de Ronaldo como atacante de área, mas Hélder Postiga deve mesmo começar como o camisa 9 titular. João Pereira e Bruno Alves não são jogadores confiáveis, mas os madridistas Pepe e Fábio Coentrão devem-se juntar ao goleiro Rui Patrício para prover a proteção necessária.

Portugal precisará de Cristiano no seu melhor físico no Brasil (Foto: SNP)

A trinca de meias é formada por Miguel Veloso, João Moutinho e Raúl Meireles, todos com um bom poder de marcação e capacidade técnica para qualificar a saída de bola da equipe. Nani e Cristiano devem ser os pontas que buscarão sempre as diagonais, ou a tabela com o meia que vem de trás. No banco, a falta de opções para mudar o jogo deve ser um grande empecilho para Paulo Bento durante as partidas.

Paulo Bento deve estrear com Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raúl Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.

Tabela de jogos:
16/06, às 13h: Alemanha x Portugal, na Fonte Nova, em Salvador (BA)
22/06, às 19h: Estados Unidos x Portugal, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
26/06, às 13h: Portugal x Gana, no Mané Garrincha, em Brasília (DF)


A próxima matéria da série B.A. na Copa falará sobre os camisas 10 da seleção brasileiro ao longo das Copas do Mundo.

0 comentários :

Postar um comentário