domingo, 1 de junho de 2014

B.A. na Copa #21: Canções da Copa

Na 21ª matéria da série especial, vamos falar sobre as canções oficiais que embalaram as Copas do Mundo

De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.

01/06/2014 - Nas primeiras edições da Copa do Mundo, iniciada em 1930 no Uruguai, os Mundiais não tinham sua canção oficial. Ainda assim, muitas músicas apareciam sem serem consideradas "titulares" pela FIFA. Até 1958, os torneios seguiam sem seus "hinos" para empolgar os torcedores, mas no Chile, em 1962, esta história iria mudar.



Em 1962, a FIFA passou a considerar canções como oficiais para abertura do Mundial, porém, das muitas que apareciam, apenas uma poderia ser considerada a titular. Quem teve a primeira música produzida em Mundiais foi a banda de jazz-rock chilena Los Ramblers, que gravaram "El Rock del Mundial", que chamava a atenção para o futebol chileno e convidava os torcedores para curtirem o torneio.

1962
El Rock del Mundial - Los Ramblers

No Mundial seguinte, em 1966, Lonnie Donegan foi escolhido para produzir a música do torneio sediado na Inglaterra. "World Cup Willie - Where In This Word Are We Going" (Willie da Copa do Mundo - Para Onde Neste Mundo Estamos Indo) foi a canção gravada, exaltando o primeiro mascote da Copa do Mundo.

1966
World Cup Willie - Where In This Word Are We Going - Lonnie Donegan

Em 1970, o México não produziu uma música tema paro torneio, mas a canção "Futbol México 70", de R. do Nascimento, acabou escolhida para o Mundial. Em 1986, quando novamente recebeu a Copa do Mundo em seu país, os mexicanos trouxeram a faixa "El mundo unido per un balón", de Juan Carlos Abara.

1970
Futbol México 70 - R. do Nascimento

1986
El mundo unido per un balón - Juan Carlos Abara

Em 1974, o Mundial realizado na Alemanha Ocidental teve como tema a canção "Futbol", interpretado em polonês pela cantora Maryla Rodowicz. Inclusive, a mesma foi cantada na cerimônia de abertura em Munique. Quatro anos depois, a Argentina foi a anfitriã e a música executada foi "El Mundial", com composição de Ennio Morricone e execução da Orquestra Sinfônica Municipal de Buenos Aires no Estádio Monumental de Nuñez.

1974
Futbol - Maryla Rodowicz

1978
El Mundial - Ennio Morricone e Orquestra Sinfônica Municipal de Buenos Aires

Na Espanha, em 1982, coube ao tenor madrilenho Plácido Domingo interpretar a canção "El Mundial", que convidava a todos para acompanharem a Copa do Mundo e as belezas da Espanha. No ano de 1990, na Itália, esperava-se que outro tenor, Luciano Pavarotti, cantasse a música daquele Mundial, mas o tema "Un'estate italiana" (Um verão italiano), foi entoada por Edoardo Bennato e Gianna Nannini.  

1982
El Mundial - Placido Domingo

1990
Un'estate italiana - Edoardo Bennato e Gianna Nannini

O último ano em que o Mundial produziu um único tema oficial foi em 1994, nos Estados Unidos, quando a artista pop Daryl Hall interpretou "Gloryland" (Terra de Glórias) juntamente com a banda Sound of Blackness. Quatro anos depois, na França, duas canções foram muito executadas: Ricky Martin, com sua pitada hispânica "La Copa de la Vida", e "La Cour des Grands" (A grande corte), de Youssou N'Dour e Axelle Red.

1994
Gloryland - Daryl Hall

1998
Tema 1 - La Copa de la Vida - Ricky Martin
Tema 2 - La Cour des Grands - Youssou N'Dour e Axelle Red

Mais duas músicas embalaram o primeiro Mundial disputado simultaneamente por dois países, Coréia do Sul e Japão: "Boom", com Anastacia, e "Anthem", de Vangelis. Quatro anos depois, na Alemanha, "The Time of Our Lives" (O momento de nossas vidas), foi interpretado em ópera por II Divo, e Herbert Gronemeyer e Amadou & Marian, com "Zeit Dass Sich Was Dreth" (Dia de Celebração).

2002
Tema 1 - Boom - Anastacia
Tema 2 - Anthem - Vangelis

2006
Tema 1 - The Time of Our Lives - II Divo
Tema 2 - Zeit Dass Sich Was Dreth - Herbert Gronemeyer e Amadeu & Merian

Na última Copa do Mundo da África do Sul em 2010, a primeira em solo africano, "Waka Waka" da artista pop Shakira, foi muito tocada naquele Mundial e durante todo o ano. R. Kelly, com "Sign of a Victory" (Significado da Vitória), também teve bastante repercussão.

2010
Tema 1 - Waka Waka - Shakira
Tema 2 - Sign of a Victory - R. Kelly

Este ano, no Brasil, um recorde. Três músicas foram produzidas: "We Are One", interpretadas por Pitbull, Jennifer Lopez e a brasileira Claudia Leitte; Carlos Santana, com participações de Wyclef Jen, Avicii e Alexandre Pires trouxeram a canção "Dar um jeito"; Arlindo Cruz também fez a sua, "Tatu Bom de Bola".

2014 
Tema 1 - We Are One - Pitbull, Jeniffer Lopez e Claudia Leitte
Tema 2 - Dar um jeito - Carlos Santana, Wycliff Jen, Avicii e Alexandre Pires
Tema 3 - Tatu Bom de Bola - Arlindo Cruz

Amanhã, a série especial continua falando dos novos estádios para o Mundial.

Clique e confira mais matérias da série "B.A. na Copa".

0 comentários :

Postar um comentário