terça-feira, 1 de abril de 2014

Meninos da Vila

Com gols de Diego e Neymar, Barcelona e Atlético de Madrid empatam em grande jogo pelas quartas da Champions

De Inhambupe.
Por Victor França.

01/04/2014 - Empate no primeiro jogo entre Barcelona e Atlético de Madrid válido pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Os dois líderes da temporada espanhola (com o Atlético em primeiro) fizeram uma partida de muita luta, e coube a dois brasileiros o papel de "artilheiros" da noite. Ex-jogadores de gerações diferentes do Santos, Diego e Neymar marcaram para seus clubes e deixaram o confronto espanhol na Champions do jeito que começou: equilibrado. Só que agora o Atlético tem uma leve vantagem, já que pode empatar em 0 a 0 na volta que fica com a vaga jogando em casa. O duelo decisivo será realizado na próxima quarta-feira, às 15h45, no Estádio Vicente Calderón, em Madri.

Neymar garantiu o empate do Barcelona contra o Atlético de Madrid
(Foto: AP)

Como era esperado, o Barcelona começou o jogo tentando controlar as ações no campo e pressionar o Atlético no campo de defesa. Porém, bem armado, o time de Diego Simeone dava poucos espaços para o rival trabalhar a bola, e quase abriu o placar logo no início em vacilo do goleiro do Barça. Pinto tentou sair jogando e entregou a bola nos pés de Arda Turan. O meia tocou para Villa, que chutou com perigo.

O sistema defensivo do Barcelona ficou desfalcado quando Piqué foi substituído devido a lesão. Entretanto, a perda do Atlético de Madrid foi bem maior. O artilheiro Diego Costa sentiu a coxa e deu lugar a Diego, mas o meia entrou bem. Daí em diante, o Barcelona tomou conta do jogo e passou a fazer blitz na área adversária. Na melhor chance catalã no primeiro tempo, Neymar chutou forte da direita e a bola passou próxima ao travessão.

O Barcelona seguiu melhor após o intervalo, e a torcida no Camp Nou parecia sentir que o gol estava próximo de sair. Mas para surpresa de todos, quem acabou marcando foi o Atlético. Numa das poucas subidas dos colchoneros até então, Diego arriscou da ponta direita e acertou um lindo chute no ângulo esquerdo de José Pinto. Golaço. 

O gol fez o Barcelona sair ainda mais para o ataque, e consequentemente, dar espaços para os contragolpes do Atleti. Mas a maior posse de bola de Messi e companhia não surtia o efeito esperado, já que o time não conseguiu furar o bloqueio rival. Percebendo isso, Tata Martino promoveu a entrada de Alexis Sánchez no lugar do inoperante Fábregas. A alteração deu mais movimentação ao ataque catalão, e mais importante, modificou a posição de Neymar, que passou a jogar pela esquerda. E foi por este lado que saiu o empate do Barcelona. Aos 25, Iniesta descolou um excelente passe para o brasileiro bater cruzado, sem chances para Courtouis.

O gol incendiou a torcida e o time do Barça. A equipe criou sucessivas oportunidades para virar a partida, mas parou em Courtouis em todas as vezes e o confronto espanhol acabou empatado.

Ficha do jogo:

Barcelona 1x1 Atlético de Madrid

BARCELONA:
José Pinto; Piqué (Bartra), Daniel Alves, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Fabregas (Alexis Sánchez); Iniesta, Neymar e Messi.
Técnico: Gerardo Martino

ATLÉTICO:
Courtouis; Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luís; Gabi, Diego Costa (Diego); Koke, Tiago Mendes e Arda Turan (Cristian Rodríguez); David Villa (José Sosa).
Técnico: Diego Simeone

Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data: 01/04/2014
Horário: 15h45

Gols: Atlético de Madrid: Diego, aos dez minutos do segundo tempo; Barcelona: Neymar, aos 25 do segundo tempo

Cartões Amarelos: Jordi Alba e Iniesta (Barcelona); Juanfran, Gabi, Diego, Koke, Arda Turan e José Sosa (Atlético de Madrid)

***

CHAMPIONS - Quartas de final (Jogos às 15h45):
01/04/14: Barcelona 1x1 Atlético de Madrid
09/04/14: Atlético de Madrid x Barcelona

01/04/14: Manchester United 1x1 Bayern de Munique
09/04/14: Bayern de Munique x Manchester United

02/04/14: Paris Saint-Germain x Chelsea
08/04/14: Chelsea x Paris Saint-Germain

02/04/14: Real Madrid x Borussia Dortmund
08/04/14: Borussia Dortmund x Real Madrid

0 comentários :

Postar um comentário