sábado, 22 de março de 2014

Do início ao fim

Sem problemas, Sada Cruzeiro abre semi da Superliga com vitória em casa sobre o Vivo/Minas

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

22/03/2014 - A primeira série semifinal da Superliga Masculina de Vôlei foi aberta neste sábado no ginásio do Riacho, em Contagem. Em quadra, duas equipes mineiras: Sada Cruzeiro e Vivo/Minas. A mandante, atual campeã sul-americana e mundial, dominou o jogo do início ao fim e sai em vantagem na luta por uma vaga na decisão da temporada. Tranquilo, o Sada fez 3 sets a 0, com parciais de 21/11, 21/18 e 21/16. A segunda partida será realizada na manhã do próximo sábado, dia 29, às 10 horas, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. Caso dê Minas, a série volta para Contagem, no sábado seguinte (5). Se o Cruzeiro vencer, estará em mais uma decisão, a quarta seguida (um título, em 2011/2012).


Foto: Alexandre Arruda/CBV

O Minas demorou demais a entrar no jogo de hoje. No primeiro set, o primeiro ponto por méritos próprios, ou seja, sem ser em erros do adversário, só veio após a segunda parada técnica. Na parcial, a equipe minas-tenista só fez dois pontos, enquanto os outros nove foram cedidos pelo Sada. Nos sets seguintes, o nível de jogo do time visitante melhorou, o que não foi suficiente para bater o Cruzeiro, que, concentrado, controlou toda a partida.

Com 11 acertos, o oposto Wallace foi o principal pontuador da partida. O central Éder e o ponteiro Leal também foram bem pelo Sada, com nove pontos. Do lado do Minas, o oposto Franco e o ponteiro Rapha, com oito e sete acertos, foram os principais pontuadores do Minas. Ambos vieram do banco. Os titulares Filip e Lucas Lóh, que saíram ainda no primeiro set, não pontuaram.

A outra série semifinal será aberta na próxima terça-feira (25), às 20h30. Em São Paulo, Sesi-SP e Brasil Kirin, de Campinas, fazem o duelo entre o segundo e o terceiro colocados da primeira fase.

Quando a bola subiu...

O Sada Cruzeiro começou arrasador. Com extrema tranquilidade, só ele jogou até o primeiro tempo técnico, quando abriu 7 a 1. Com o bom saque de Wallace, sem forçar e jogando a responsabilidade para o outro lado, Éder conseguiu dois bloqueios no início. O Minas só pontuava em erros do Sada, principalmente em saques. Sem nenhum ponto minas-tenista por méritos próprios, o time da casa abriu 14 a 5. Ricardo Picinin teve que mexer no Minas, tirando o ponteiro Lucas Lóh para a entrada de Rapha e colocando Franco no lugar do oposto Filip. Mas o set estava perdido. 21 a 11 para o Sada, com apenas dois pontos do Minas e os outros nove em erros adversário.

O início do segundo set para o Minas foi um pouco melhor. Com as mudanças do último set mantidas em quadra, o time entrou no jogo, mas o Sada ainda era melhor. Abriu 7 a 4 e, quando fez 9 a 5, Picinin pediu tempo. O Sada mantinha essa margem de vantagem durante o set e o Minas cresceu um pouco na reta final, com mais confiança, e encurtou o prejuízo para 16 a 14. Marcelo Méndez pediu tempo, Wallace decidiu no ataque e o Cruzeiro fez 21 a 18, abrindo 2 a 0.

Os times seguiram forçando muito o saque no terceiro set, o que gerava também muitos erros. O Sada abriu 7 a 5, mas o Minas seguia no jogo. Trouxe a desvantagem para um ponto, porém, o time mandante seguia com o controle da partida, e abriu 12 a 9, quando Picinin parou o jogo. Dali pra frente, o Sada encaminhou com tranquilidade a vitória. 21 a 16 e 3 sets a 0.


Ficha do jogo:

Sada Cruzeiro x Vivo/Minas
21/11, 21/18 e 21/16

SADA CRUZEIRO:
Começaram: William (1 ponto), Wallace (11), Filipe (6), Leal (9), Isac (6) e Éder (9). Líbero: Serginho
Entraram: Vinhedo, PV
Técnico: Marcelo Méndez

MINAS:
Começaram: Marcelinho (0), Filip (0), Maurício (6), Lucas Lóh (0), Henrique (2) e Otávio (5). Líbero: Lukinha
Entraram: Rapha (7), Franco (8) e Bjelica (0).
Técnico: Ricardo Picinin

Local: Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem (MG)
Data: 22/03/2014
Horário: 21h30 (de Brasília)

Arbitragem: Silvio Silveira (RS) e Sérgio Cantini (RJ)

Troféu VivaVôlei - melhor em quadra: William (SDC)

***

SEMIFINAIS - MELHOR DE TRÊS JOGOS:

1ª rodada:
Sábado (22/3), às 21h30: 
Terça (25/3), às 20h30: 
Sesi-SP x Brasil Kirin, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) 

***

2ª rodada: 
Sábado (29/3), às 10h: 
Vivo/Minas x Sada Cruzeiro, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) 
Sábado (5/4), às 9h30: 
Brasil Kirin x Sesi-SP, no Taquaral, em Campinas (SP) 

3ª rodada (caso necessário): 
Sábado (5/4), às 21h30: 
Sada Cruzeiro x Vivo/Minas, no Riacho, em Contagem (MG) 
Segunda (7/4), às 18h45: 
Sesi-SP x Brasil Kirin, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) 

0 comentários :

Postar um comentário