quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Sochi em ação

Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi começam com patinação artística, esqui estilo livre e snowboard

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

06/02/2013 - Mesmo antes da cerimônia de abertura, que será realizada amanhã (7), as Olimpíadas de inverno de Sochi teve início nesta quinta-feira. O primeiro esporte disputado foi o snowboard slopestyle, além da patinação artística e o esqui estilo livre.

Atual campeão do X-Games, canadense Maxence Parrot é destaque do primeiro dia no Snowboard.
(Foto: AP)

O Parque Rosa Khutor, local das competições do snowboard, não teve lotação máxima, mas contou com um número razoável de torcedores. Favorito no slopestyle, o canadense Mark McMorris não teve bom desempenho e caiu em sua primeira descida. Na segunda, se recuperou e ficou com o sétimo lugar no geral. McMorris ainda disputa a semifinal para seguir vivo na busca por uma medalha.

O canadense sofreu uma fratura na costela no mês passado e ainda passa por período de recuperação. O atleta deu um susto ao cair de costas na estreia. Em entrevista, Mark McMorris falou sobre a dificuldade que teve, mas reclamou das notas:

- Minhas costelas estavam bem nas duas descidas. Só no último salto o impacto foi forte, mas eu consegui ficar em pé. Eu estou surpreso, para ser honesto. Não era o que gostaria, mas tenho outra oportunidade no sábado. Não sei muito bem o que fazer, mas tenho um dia para pensar. Eles julgaram descidas iguais a minha, mas com notas maiores. Eu não sei o que fiz errado, a descida foi bem limpa e tranquila o tempo todo, fiz um legítimo triple cork, o que muitos não conseguiram. Mas chega de reclamar e vamos para sábado.

O melhor resultado no snowboard ficou com o também canadense Maxence Parrot, atual campeão do X-Games, com nota 97,50. No feminino, liderança para a austríaca Anna Gasser (95,50). Com o resultado, a atleta da Áustria garantiu vaga para final, assim como a australiana Torah Bright, as suíças Isabel Derungs e Elana Koenz, as americanas Jamie Anderson e Karly Shorr, a canadense Spencer O'Brien e a finlandesa Enni Rukajarvi.

A curiosidade no feminino ficou por conta da americana Ty Walker, que recebeu um ponto. Walker está machucada, mas participou para garantir vaga à semifinal. De acordo com a regra do esporte, apenas uma descida já dá a classificação. A atleta dos EUA está usando muleta e colocando gelo no pé constantemente. As semifinais serão disputadas no próximo domingo, às 4h30 (horário de Brasília).

Já na patinação artística, sob olhares da tenista russa Maria Sharapova, a dupla do país da casa, Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov, liderou o primeiro dia. Na vice-liderança, está o Canadá (Meagan Duhamel e Eric Radford). Cheng Peng e Hao Zhang, da China, estão no terceiro lugar. A segunda bateria será realizada no sábado, às 16h05 (de Brasília).

No individual masculino, um jovem japonês surpreendeu o favorito Yvgeny Plyushchenko, da Rússia. O garoto de 19 anos fez dez pontos contra nove do russo. O canadense Patrick Chan foi o terceiro colocado.

0 comentários :

Postar um comentário