sábado, 1 de fevereiro de 2014

Já que em quadra não deu...

Brasil recebe convite da FIBA e vai jogar Mundial masculino de basquete neste ano

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

01/02/2014 - Bom, a seleção brasileira masculina de basquete não conseguiu se classificar por seus próprios méritos, mas vai jogar o Mundial da categoria no segundo semestre de 2014 mesmo assim. Isso porque, hoje, a Federação Internacional de Basketball anunciou os quatro países convidados para o torneio e o Brasil (10º colocado do ranking mundial) está entre eles. Os demais são Grécia (5º), Turquia (7º) e Finlândia (39º).

Brasil, Finlândia, Grécia e Turquia, as quatro seleções convidadas.
(Foto: Divulgação/FIBA)

Na Copa América do ano passado, torneio classificatório para o Mundial, o Brasil deu vexame. Sem a presença dos atletas da NBA, com problemas físicos, perdeu todos os jogos da primeira fase (para Porto Rico, Canadá, Uruguai e Jamaica) e sequer se classificou. A equipe comandada pelo argentino Rubén Magnano foi a quinta e última colocada e foi a única a ficar de fora no seu grupo, sendo que os quatro primeiros se classificavam.

Vale lembrar que o Brasil nunca ficou fora de uma Copa do Mundo, sendo esse um fator que também pode ter pesado. Para receber o convite, as seleções interessadas tiveram que pagar cerca de 500 mil dólares à FIBA. A partir do próximo Mundial, realizado em 2017, esse sistema de convites, chamado de "Wild Card", não será mais realizado, com as vagas para o Mundial sendo disputadas durante um período de um ano e meio.

O Mundial 2014 será realizado na Espanha, entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro. O sorteio será realizado na próxima segunda-feira (3). São 24 seleções em busca do título. Confira a lista abaixo:

Angola
Argentina
Austrália
Brasil
Coreia do Sul
Croácia
Egito
Eslovênia
Espanha
Estados Unidos (atual campeão)
Filipinas
Finlândia
França
Grécia
Irã
Lituânia
México
Nova Zelândia
Porto Rico
República Dominicana
Senegal
Sérvia
Turquia
Ucrânia

0 comentários :

Postar um comentário