domingo, 19 de janeiro de 2014

Nas quadras da Austrália #7

Destaques do dia no Australian Open, primeiro Grand Slam de tênis do ano

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

19/01/2014 - O domingo em Melbourne marcou o início dos jogos das oitavas de final da chave de simples do Australian Open. Duas top 10 foram embora. A maior surpresa de todas ficou por conta da vitória espetacular da sérvia Ana Ivanovic (14ª) sobre a número 1 do mundo, a americana Serena Williams. Irreconhecível, Williams foi derrotada de virada por 2 sets a 1 (clique e confira mais detalhes do jogo). Após a partida, foi revelado um problema nas costas da melhor tenista da atualidade, mas o fato não tira o brilho da vitória de Ana, que segue firme no Aberto da Austrália e vai encarar a jovem Eugenie Bouchard, canadense de 19 anos e cabeça de chave número 30, que tirou a australiana Casey Dellacqua (6/7, 6/2 e 6/0).

Serena Williams está fora do Aberto da Austrália.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

A alemã Angelique Kerber, número 9 do mundo, teve que lutar contra o bom jogo da italiana Flavia Penetta, cabeça de chave 28, e contra seu saque ineficiente. Acabou se dando por vencida. Penetta venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 7/5. Ao contrário de Kerber e Williams, a chinesa Na Li não decepcionou. Após um susto contra Safarova na fase anterior, ela parece ter aprendido. A número 4 do mundo venceu a russa Ekaterina Makarova (22ª) por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2, e encara Penetta nas quartas.

Entre os homens, nada de surpresas na abertura das oitavas de final. Novak Djokovic (2º) e Tomas Berdych (7º) seguem avançando com extrema tranquilidade. O primeiro passou fácil pelo italiano Fabio Fognini (15º) por 6/3, 6/0 e 6/2 e pegará o suíço Stanislas Wawrinka, número 8 do mundo, que despachou o espanhol Tommy Robredo em três sets (6/3, 7/6 e 7/6). Já Berdych eliminou o sul-africano Kevin Anderson (19º) por 6/2, 6/2 e 6/3, e vai jogar contra o espanhol David Ferrer, número 3, que teve que suar novamente para se classificar. Eliminou o alemão Florian Mayer (37º) em quatro sets (6/7, 7/5, 6/2 e 6/1).

Brasil - Nas duplas, Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, segunda melhor dupla do torneio, pararam nos franceses Michael Llodra e Nicolas Mahut (13º), perdendo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 6/4. Nas duplas mistas, Marcelo Melo e a americana Liezel Huber também estão fora. Perderam para a americana Lisa Raymond e o polonês Mariusz Fyrstenberg por um duplo 6/2. Bruno Soares ainda representa o Brasil nas duplas mistas, ao lado da espanhola Anabel Medina Garrigues, e vai pegar a americana Abigail Spears e o britânico Dominic Inglot na segunda rodada. Já Marcelo Melo continua nas duplas masculinas com o croata Ivan Dodig. A quarta melhor dupla do torneio vai enfrentar o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt, 14ª melhor parceria deste Slam.

No torneio juvenil, tivemos vitória brasileira neste domingo. Marcelo Zormann da Silva, cabeça de chave 15, bateu o coreano Yunseong Chung com um duplo 6/3 e avançou. Rafael Matos (perdeu para o australiano Oliver Anderson por 6/4 e 6/3) e Gabriel Hocevar (perdeu para o japonês Jumpei Yamasaki por 6/1 e 6/3) pararam na primeira rodada.

Dia 8 - As oitavas da chave de simples serão completadas nesta segunda-feira (20). Na próxima noite/madrugada, destaque para os duelos da Rod Laver Arena, quadra principal. A partir das 22h (de Brasília), na sequência, tem Cibulkova (20ª) vs. Sharapova (3ª), Stephens (13ª) vs. Azarenka (2ª) e Rafael Nadal (1º) vs. Nishikori (16º). Na Hisense, não antes das 3h30 da manhã, tem Andy Murray (4º) contra Stephane Robert. Amanhã cedo, a partir das 6h (de Brasília), os bons duelos entre Tsonga (10º) contra Federer (6º) e Radwanska contra Muguruza. A segundona vai pegar fogo.

Quanto ao Brasil, Melo e Dodig farão o segundo jogo da quadra 3, e Soares/Medina Garrigues farão o quinto jogo da quadra 7, ambos com transmissão do site oficial do evento. Pelas duplas masculinas no juvenil, Gabriel Hocevar e Rafael Matos enfrentam Oliver Anderson e Alexander Klintcharov; Marcelo Zormann da Silva e o sueco Daniel Windahl jogam contra Lucas Miedler e Bradlay Mousley; e Letícia Garcia Vidal e a japonesa Shiori Fukuda jogam contra Jana Fett e Margot Yerolumos.

O Australian Open é transmitido para o Brasil pela ESPN, além do site oficial do evento (clique aqui).

Clique e confira todos os resultados do sétimo dia do Australian Open.

Veja os jogos do oitavo dia.

0 comentários :

Postar um comentário