segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Nas quadras da Austrália #1

Destaques do dia no Australian Open, primeiro Grand Slam de tênis do ano

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

13/01/2014 - A partir de hoje, aqui no Boleiros da Arquibancada, apresentaremos esta coluna, "Nas quadras da Austrália", com os destaques do Australian Open, primeiro Grand Slam de tênis do ano. Como tem jogo todo dia, tem coluna todo dia, é claro. E a primeira madrugada/manhã de jogos já rolou.


O Aberto da Austrália começou na manhã de segunda-feira em Melbourne, noite do domingo (12) no horário brasileiro. O primeiro entre os grandes a vencer foi o suíço Stanislas Wawrinka (8º tenista do ranking), que só precisou jogar um set e meio contra o cazaque Andrey Golubev (85º), que se retirou do jogo por lesão. Wawrinka fez 6/4 e 4/1. Mais tarde, já na madrugada brasileira, o tcheco Thomas Berdych (7º do mundo) enfrentou o ucraniano naturalizado cazaque Aleksandr Nedovyesov (94º), e o espanhol David Ferrer (3º do ranking) duelou contra o colombiano Alejandro Gonzalez (74º). Duas vitórias por 3 sets a 0. Berdych teve que jogar bem, mas fez 6/3, 6/4 e 6/3. Ferrer fez 6/3, 6/4 e 6/4. Já o francês Richard Gasquet (9º) passou pelo compatriota David Guez (176º) sem maiores problemas (7/5, 6/4 e 6/1).

Entre as mulheres, Venus Williams (ex-número 1 e atual 37ª) começou bem, mas, cheia de altos e baixos e erros não forçados (exatos 56), acabou perdendo para Ekaterina Makarova (22ª). O jogo foi excelente. Makarova perdeu o primeiro set por 6/2 e venceu os outros dois por 6/4, garantindo-se na segunda rodada.

Ao contrário de Venus, a top 10 Na Li (6/2 e 6/0 sobre Ana Konjuh), além de Samantha Stosur (6/3 e 6/4 sobre Klára Zakopalova) e Ana Ivanovic (duplo 6/4 sobre Kiki Bertens) não tiveram tanta dificuldade em suas partidas. Angelique Kerber, nona do ranking da WTA, também venceu, mesmo após um péssimo segundo set. Fez 6/3, 0/6 e 6/2 na australiana Jarmila Gajdosova (329ª).

Serena não teve problemas contra a australiana Barty.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Pela manhã, destaque para as estreias de Serena Williams (1ª) e Novak Djokovic (2º). "Serenão" passou fácil (6/2 e 6/1) pela australiana Ashleigh Barty (153ª). Djoko só teve trabalho no segundo set contra o eslovaco Lukas Lacko (96º), mas fez 6/3, 7/6 (2) e 6/1.

Primeiras surpresas - As duas primeiras zebras entre as mulheres foram a derrota da tcheca Petra Kvitova (número 6 do mundo) para a tailandesa Luksika Kumkhum (88ª) por 2 a 1 (6/2, 1/6 e 6/4) e da italiana Sara Errani (7ª) para a alemã Julia Goerges (73ª do mundo, por 6/3 e 6/2). O Slam acabou mais rápido para as top 10.

Dia 2 - Na próxima noite/madrugada brasileira, a partir das 22h (de Brasília), os destaques serão as estreias de Victoria Azarenka (contra a sueca Johanna Larsson), Roger Federer (pra cima do australiano James Duckworth), Andy Murray (contra o japonês Go Soeda), Agnieszka Radwanska (vs. a cazaque Yulia Putintseva) e Juan Martin Del Potro (contra o americano Rhyne Williams). Pela manhã, a partir das 6h, tem um bom duelo entre o número 1 Rafael Nadal e o australiano Bernard Tomic e também a estreia da russa Maria Sharapova, que encara a americana Bethanie Mattek-Sands.

Dia de Brasil - Thomaz Bellucci e Teliana Pereira também estreiam nesta noite na chave de simples. Na quadra 19, Teliana fará o segundo jogo do dia contra a russa Anastasia Pavlyuchenkova (cabeça de chave 29), em duelo que deve ser duro. Thomaz tem desafio contra o alemão Julian Reister, no segundo jogo da quadra 20. As primeiras partidas serão a partir das 22h (de Brasília).

O Australian Open é transmitido para o Brasil pela ESPN, além do site oficial do evento (clique aqui).

Clique e confira todos os resultados do primeiro dia do Australian Open.

Veja os jogos do segundo dia.

0 comentários :

Postar um comentário