segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Entre festa e preocupação

Sochi, na Rússia, vive um misto de alegria e medo antes das Olimpíadas de Inverno


De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

27/01/2014 - Conhecida por suas belas praias e montanhas, Sochi, que fica na região sudoeste da Rússia, foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. A cidade, que recebe muitos turistas principalmente no verão, terá visitantes diferentes durante o segundo mês do ano. Atletas e torcedores de diversas nações, ao lado dos russos, participarão e acompanharão 15 modalidades do dia 6 a 23 de fevereiro.

Contraste de cores resume o clima em Sochi à beira do início das Olimpíadas de Inverno.
(Foto: Reuters)

O clima festivo já habita Sochi, mas a preocupação também se faz presente. Isso por conta das constantes ameaças de grupos terroristas aos Jogos Olímpicos. Em dezembro, dois atentados mataram 33 pessoas em Volgogrado. Outros locais também tiveram explosões, lança-granadas e carro-bomba. Por isso, militares russos vasculham a cidade em busca de possíveis explosivos. A segurança foi reforçada, mas o governo russo minimiza as ameaças e utiliza o termo ''trote'' para classificar os contatos terroristas.

- Eu acho que isso é uma provocação... e nós recomendamos a nossos colegas de outros países que não deem atenção. Todas as medidas de segurança necessárias foram tomadas e a segurança está garantida - explica o chefe do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov.

Como em outros eventos, os EUA são o principal alvo nas mensagens destes grupos, porém outros comitês olímpicos revelaram o recebimento de ameaças. Casos de Eslovênia, Hungria, Alemanha e Itália.

Além de tudo isso, tensões políticas, homossexualismo e pedofilia são assuntos abordados em entrevistas com o presidente da Rússia Vladimir Putin, que citou recentemente a lei antigay. Putin, no entanto, garantiu tranquilidade aos gays durante a realização dos eventos, mas proíbe qualquer tipo de propaganda para menores.

- Não proibimos relações sexuais não-tradicionais. Temos uma proibição de propaganda do homossexualismo e da pedofilia . Quero ressaltar que é apenas para menores de idade - disse Putin.

A cidade 

Sochi foi nomeada sede das Olimpíadas de Inverno no ano de 2007. Desde então, passa por um processo de modernização. Estrada, hotéis, conjuntos residenciais e instalações esportivas foram construídas. Muita modernidade para uma cidade que já foi centro de reabilitação para feridos da Segunda Guerra Mundial. Mesmo russa e sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, Sochi está longe dos termômetros negativos. O clima subtropical vem alcançando os 13 graus. A escolha de uma cidade com tal clima foi alvo de muita discussão e reclamação. O comitê organizador diz que não faltará neve. Por precaução, porém, 450 metros cúbicos de neve foram estocados.

Os Jogos Olímpicos de Inverno

Mesmo com a cerimônia de abertura no dia 7 de fevereiro, a competição inicia no dia anterior com esqui estilo livre, patinação artística e snowboard. Os outros esportes são: biatlo, bobsled, combinado nórdico, curling, esqui alpino, esqui cross-country, hóquei no gelo, luge, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta, salto de esqui e skeleton. A cerimônia de encerramento acontece no dia 23 com as finais do hóquei no gelo e esqui cross-country.

0 comentários :

Postar um comentário