domingo, 26 de janeiro de 2014

Campeonato Mineiro - 1ª rodada

Na abertura do Campeonato Mineiro, apenas os mandantes venceram. Rodada será completada na quarta-feira

De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.

26/01/2014 - Começou a centésima edição do Campeonato Mineiro de Futebol. Desde 1915, o estadual é disputado e já consagrou sete campeões: Atlético, América, Cruzeiro, Villa Nova, Caldense e Ipatinga, além do extinto Siderúrgica de Sabará, campeão em 1964. Na primeira rodada, apenas os mandantes venceram. O Cruzeiro venceu a URT e o Boa Esporte bateu o Villa Nova. Guarani e Caldense, América e Tupi estrearam com empate.

A rodada será encerrada na quarta-feira (29), com os duelos entre Nacional e Tombense, e entre Minas e Atlético, ambos às 19h30.

 O meia Ricardo Goulart fez o único gol celeste na vitória sobre a URT.
(Foto: Washington Alves/Textual/Divulgação Cruzeiro)

Cruzeiro 1 x 0 URT

Um dos jogos de abertura foi Cruzeiro e URT. O time celeste, atual campeão brasileiro, entrou em campo com a confiança inabalável de seu torcedor. O Pato, mascote da equipe de Patos de Minas, reestreava na elite do futebol mineiro depois de oito anos; foi rebaixado em 2006. No jogo, só deu a equipe de Marcelo Oliveira. Mesmo com os jogadores ainda sem ritmo de jogo, os cruzeirenses criaram várias oportunidades de gol, mas paravam nos erros de finalização, e nas mãos salvadoras do goleiro Giuliano. Mas, depois de tanta pressão, saiu o gol celeste. Egidio fez o cruzamento e Ricardo Goulart escorou de cabeça para as redes, na reta final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Cruzeiro manteve o controle da partida. Criava oportunidades, mas continuava parando nas luvas de Giuliano, disparado o melhor campo da URT. A equipe de Patos de Minas não chegou a fazer com que o goleiro Fábio sujasse o uniforme, mas reclamou de uma penalidade máxima. O goleiro cruzeirense saiu para o jogo com a bola dominada de forma equivocada, acabou perdendo a posse dela para Eraldo, atacante vistante, e o camisa 1 se chocou com o adversário, que "valorizou" o lance. Pênalti não marcado por Marcos Vinicius Sá dos Santos. Vitória justa do time cruzeirense.

Boa Esporte 2 x 1 Villa Nova

O primeiro gol do Campeonato Mineiro saiu no Estádio Melão, em Varginha, no confronto entre Boa Esporte e Villa Nova. O Leão do Bonfim começou a partida melhor. Aos 15 minutos, Mancini, ex-Atlético, driblou dois jogadores e bateu no canto. Um golaço! O calor atrapalhava as equipes e foi necessária uma parada técnica para hidratar os atletas. Mesmo assim, até o final do primeiro tempo, o placar não foi alterado.

No segundo tempo, foi a vez do Boa Esporte começar melhor. Não demorou sequer um minuto e Malaquias deixou tudo igual. O gol fez com que os mandantes crescessem na partida, mas o gol da vitória só saiu aos 34 minutos, com o estreante Bruno Aquino, que fez o tento da vitória dos bovetas.

Guarani 0 x 0 Caldense

Depois de mais de um ano sem jogar no Estádio Farião, o Guarani recebeu a Caldense, mas só faltou o gol para dar alegria a partida. O jogo teve oportunidades capitais para as duas equipes, mas ambos pecavam nas finalizações. A Caldense apareceu melhor no primeiro tempo, mas na etapa final foi a vez do Bugre de Divinópolis mostrar trabalho. No final, nada de gols.

América 1 x 1 Tupi

Não foi o resultado que o torcedor do América queria, mas foi o mais justo pelo que as duas equipes apresentaram. Com a camisa 10, Obina comandava o ataque americano, mas quem saiu na frente foi o Tupi. O time do técnico Wilson Gottardo foi treinado para jogar nos contra-ataques. E deu certo quando Núbio Flávio partiu em velocidade e finalizou a gol. A bola tocou na trave, e Miguel escorou para as redes. O Coelho poderia ter empatado, mas Obina perdeu uma penalidade máxima que ele mesmo sofreu.

Na etapa final, o América voltou com toda a vontade de empatar. Não demorou muito e Andrei Girotto cruzou para Obina marcar seu primeiro gol com a camisa americana. Pouco depois, o centroavante quase empatou, mas Gonçalves salvou o Tupi. No decorrer da partida, poucas chances reais acabaram dando justiça ao resultado de empate.       

Resultados da rodada:

Domingo (26/01):
17h:
Cruzeiro 1 x 0 URT
Boa Esporte 2 x 1 Villa Nova
Guarani 0 x 0 Caldense
19h30:
América 1 x 1 Tupi

Quarta-feira (29/01):
19h30:
Minas Boca x Atlético
Nacional de Muriaé x Tombense

0 comentários :

Postar um comentário