domingo, 19 de janeiro de 2014

Caiu a número 1

Ana Ivanovic faz jogo quase perfeito, bate Serena Williams pela primeira vez e elimina a líder do ranking no Australian Open

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

19/01/2014 - A emoção no rosto de Ana Ivanovic no fim da partida da madrugada deste domingo demonstrava o tamanho da vitória sobre a número 1 do mundo. A sérvia, número 14, eliminou Serena Williams do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de tênis do ano, em uma das vitórias mais importantes da sua carreira, conforme ela mesma chegou a afirmar. Ana venceu Serena, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3, em grande jogo na Rod Laver Arena, em Melbourne, e avançou às quartas de final. Foi a primeira vez que Ivanovic venceu um set contra Williams e, consequentemente, a primeira vitória.

Ana parecia não acreditar no seu grande feito.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Apesar de a eficiência de Serena Williams continuar a mesma, algo parecia diferente na fisionomia da americana neste Australian Open. Sorria pouco, parecia irritada. Sobretudo no jogo da última noite, ela parecia ter alguns dos seus golpes com certa limitação, sobretudo quando Ivanovic forçava o backhand da americana. Após a partida, seu treinador, Patrick Moratoglou, afirmou que ela tem um problema nas costas. Dia antes, ela havia desistido da chave de duplas, na qual jogaria ao lado da sua irmã Venus, alegando lesão da segunda. Pelo visto, não era.

Nada tira o brilho da grande vitória de Ana Ivanovic, que jogou um tênis consistente durante todo o tempo, valente, e foi merecedora da vitória. Conseguiu mais winners (coisa rara) do que Serena (33 a 22), cometeu menos erros não forçados (27 a 31) e venceu 91 pontos, sofrendo 79. Nas quartas, Ivanovic pegará a jovem canadense Eugenie Bouchard, de 19 anos e cabeça de chave número 30, que tirou a australiana Casey Dellacqua (120ª), de virada, por 6/7 (5), 6/2 e 6/0.

A número 1 está fora.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

O primeiro set já demonstrava que o jogo seria duro. Com uma quebra para cada lado, Ivanovic, que já havia tido importantes chances de quebra ao longo do set, chegou sacando pressionada em 4/5, e foi quebrada, perdendo a parcial por 6/4. No segundo set, Ana não falhou mais. Não cedeu um break point sequer à americana, foi agressiva, venceu quase todos os pontos nos quais jogou com seu primeiro serviço, conseguiu duas quebras e fechou em 6/3.

Embalada pela vitória na parcial anterior, Ivanovic seguiu sobrando no terceiro set. Após confirmar serviço, conseguiu uma série de devoluções incríveis e quebrou o saque de Serena com um 40-0. Williams sofria e cometia erros não forçados, sobretudo no seu backhand. Ana abriu 3 a 0 e manteve essa folga até o fim, quando sacou para fechar em 6/3. Grande vitória.

Logo mais, aqui no Boleiros da Arquibancada, você poderá conferir a sétima edição da coluna "Nas quadras da Austrália", com os destaques do dia do Australian Open.

Confira os resultados do dia no Australian Open.

0 comentários :

Postar um comentário