segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A bola pelo mundo #10

Enquanto os ingleses jogam a copa, no resto da Europa a briga pelo título nacional aperta

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

27/01/2014 - Neste último fim de semana de janeiro, tivemos a volta da Bundesliga no futebol europeu. Na Itália, a Roma diminuiu a vantagem da Juve; e na França, o Monaco também encostou no PSG. Na Inglaterra, nenhuma surpresa na Copa da Inglaterra, e um clássico agitou o futebol belga.


FA Cup

No único confronto entre times de Premier League, o Chelsea bateu o Stoke City por 1 a 0. José Mourinho mesclou titulares e reservas, mas o sempre presente Oscar, fez um belo gol de falta e decretou a classificação dos Blues. Nas torcidas, muitas faixas de agradecimentos à Juan Mata, mas ninguém reclamará da presença de Oscar, seu "substituto" nesta temporada.

O único susto que um grande passou foi no Etihad Stadium. O Watford fez 2 a 0 na primeira etapa, contra um apático Manchester City. Então entrou em cena Kun Agüero: na segunda etapa, o argentino voltou endiabrado, fez 3 gols, e com mais um de Kolarov, selou a virada em 4 a 2. Agüero voltou de contusão na semana passada, e já tem seis gols em quatro jogos.

Próxima fase: Manchester City x Chelsea / Sheffield United ou Fulham x Nottingham Forest ou Preston North End / Arsenal x Liverpool / Brighton & Hove Albion x Hull City / Cardiff City x Wigan / Sunderland x Southampton / Everton x Swansea City / Sheffield Wednesday x Charlton
Artilheiro: Sergio Agüero (Man City), com 3 gols

Bundesliga

Apesar do domínio do Bayern ser amplo, seus adversários colaboram e muito. O vice-líder Leverkusen perdeu a terceira seguida, desta vez contra o postulante à queda Freiburg. O Bayer ainda vencia por 2 a 1 até o começo da segunda etapa, mas empurrado por sua torcida, o Freiburg virou a partida para 3 a 2. Os Borussias, seguintes na classificação, também não conseguiram vencer.

Classificação após [18] rodadas:
1º Bayern de Munique (47)*
2º Bayer Leverkusen (37)
3º Borussia Dortmund (33), saldo +18
4º Borussia Mönchengladbach (33), saldo +14
5º Schalke 04 (31)
Artilheiro: Robert Lewandowski (Dortmund) e Adrián Ramos (Hertha), com 11 gols

*O Bayern de Munique disputou apenas 17 jogos.

Serie A TIM

A Juventus passou um grande susto. Tinha um jogo complicado contra a Lazio, em Roma, e viu Buffon ser expulso ao cometer pênalti ainda no primeiro tempo. Candreva marcou e ia impondo a segunda derrota à Vecchia Signora, mas Llorente conseguiu empatar e somar mais um ponto na caminhada da Juve rumo à mais um scudetto.

A Roma também tinha um confronto complicado, contra a sensação Verona. No final da primeira etapa, Ljajic completou para o gol e abriu o placar. Logo na volta, Halfredsson acertou o canto e empatou. Mas Gervinho, que já tinha servido para o primeiro gol, marcou ele mesmo o segundo. E em pênalti altamente duvidoso, o capitão Totti deu números finais à partida.

O Milan de Seedorf continua trôpego, mas vencendo. O rossonero bateu o Cagliari fora de casa por 2 a 1, mas passou muita dificuldade. O Milan jogava melhor, até Amelia sair jogando muito mal, e a bola chegar até Sau, que tranquilo, abriu o marcador. O Milan insisitiu, mas não obtinha sucesso, até os 42 do segundo tempo, quando Cabrera fez uma imensa bobagem, pôs a mão na bola, e Balotelli não perdoou, empatando o jogo cobrando falta. Dois minutos depois, Honda bateu escanteio e Pazzini escorou para o gol da vitória.

Classificação após [21] rodadas:
1º Juventus (56)
2º Roma (50)
3º Napoli (44)
4º Fiorentina (41)
5º Internazionale (33)
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina), com 14 gols

Liga BBVA

Na Espanha, a briga pelo título continua cabeça a cabeça. No sábado, o Real Madrid recebeu o Granada e venceu por 2 a 0. Cristiano Ronaldo mostrou o Ballon d'Or aos torcedores, mas não esqueceu de mostrar seu futebol. Deu bicicleta, fez gol e participou da jogada do outro, marcado por Benzema.

No domingo, Barça e Atleti retomaram a liderança com vitórias tranquilas sobre Málaga e Rayo Vallecano, respectivamente. O Barça fez 3 a 0 no Camp Nou, e recuperou o topo. O Atletico venceu por 4 a 2, Diego Costa voltou a marcar (o primeiro em 2014), Courtois pegou pênalti, e Arda Turan foi novamente destaque.

Classificação após [21] rodadas:
1º Barcelona (54), saldo +44
2º Atletico de Madrid (54), saldo +38
3º Real Madrid (53)
4º Athletic Bilbao (44)
5º Villareal (37)
Artilheiro: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), com 22 gols

Ligue 1

Há vida sem Falcao? Pelo jeito, sim. Na primeira partida sem o colombiano, o Monaco enfrentou o Marseille no dérbi da Provença. O ataque de jovens formado for Germain e Rivière deu conta do recado, com um gol marcado por cada um, dando a vitória aos monegascos por 2 a 0. Com o tropeço do PSG, que ficou no empate com o Guingamp, a diferença diminuiu, e a esperança ainda existe.

Classificação após [22] rodadas:
1º Paris Saint Germain (51)
2º Monaco (48)
3º Lille (41)
4º Saint Etiènne (37)
5º Lyon (34), saldo +8
Artilheiro: Zlatan Ibrahimovic (PSG), com 17 gols

Outros destaques

O clássico entre Anderlecht e Club Brugge definiria mais do que qual torcida cantaria vitória durante a semana. Com os dois times à caça do líder Standard Liège, uma derrota significaria o adeus ao título. Melhor para o Anderlecht, que contou com a força da torcida e bateu o adversário por 2 a 0, gols de Mitrovic e N'Sakala.

0 comentários :

Postar um comentário