quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Primeira fora

Em Belo Horizonte, irregular Franca bate Minas e conquista a primeira vitória fora de casa neste NBB

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

19/12/2013 - O Vivo/Franca não vem fazendo uma temporada como era esperado antes deste Novo Basquete Brasil. Tudo bem que a equipe comandada pelo experiente Lula Ferreira teve problemas quanto ao calendário (datas do Campeonato Paulista em conflito com as do NBB), mas o time ainda segue irregular. Na noite de hoje, teve dificuldades, mas venceu o Minas Tênis Clube, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, por 65 a 59. Entretanto, seu próprio treinador ressaltou: "Reconheço que não foi uma partida brilhante, mas o mais importante foi conseguir uma vitória, mesmo sem jogar bem". Realmente, para o Franca, fundamental é vencer para virar o ano com um pouco mais de tranquilidade. Aliás, foi a primeira vitória longe de casa.

Com 24 pontos e 14 rebotes, o pivô Paulão Prestes, que teve liberdade extrema no primeiro tempo, foi o destaque francano. Figueroa, com 12 assistências, também foi bem. Pelo Minas, Betinho, com 20 pontos e seis rebotes, foi o melhor.

Em breve, na Rádio B.A., você poderá conferir as entrevistas gravadas após o duelo da noite.

Foto: João Vitor Cirilo/Boleiros da Arquibancada

Hoje, foi a quinta vitória em 11 jogos da equipe paulista nesta temporada. Franca fechará o ano no sábado (21), às 11h (de Brasília), contra o Espírito Santo, em Vila Velha. Lula não deve contar com Jhonatan, que levou cotovelada no pescoço e teve uma lesão muscular. O time paulista, que conta com muitos bons atletas, espera melhorar o desempenho no início do ano para brigar forte pelo G-4 e, posteriormente, pelo título da temporada. Franca é o dono do nono melhor aproveitamento (45,5%), e tem 16 pontos (6º colocado).

Já o Minas vive uma temporada de altos e baixos. Após perder os três primeiros jogos, venceu os três seguidos e, com o resultado de hoje, perdeu o segundo consecutivo. O time comandado pelo argentino Carlos Romano tem três vitórias em oito partidas e encerra 2013 com o clássico contra o Unitri/Magazine Luiza, de Uberlândia, às 12h do sábado (21). O Minas tem 33,3% de aproveitamento (13º) e 12 pontos (14º).


Quando a bola subiu...

Início de jogo equilibrado. Porém, após os três primeiros minutos, o Minas passou a errar demais ofensivamente e, na transição, Franca abriu 11 a 6. Carlos Romano, técnico minas-tenista, pediu tempo. A equipe paulista chegou a abrir 15 a 6, e aí o Minas entrou no jogo com lances de três pontos de Danilo Fuzaro (que mudou seu apelido para "Siqueira") e Betinho, além de uma melhora defensiva. O Minas virou para 19 a 17.

A partida demorou a engrenar no segundo período, e o Minas voltou a errar. A falha, sobretudo, estava no garrafão defensivo. O pivô Paulão Prestes deitava e rolava sobre o jovem minas-tenista Moisés. Prova disso foram os 18 pontos marcados por ele na primeira etapa. Após uma série de erros no ataque, o Minas voltou a pontuar em cesta de três do garoto Wilsinho, estreando no NBB, e virou o primeiro tempo perdendo por três pontos seis pontos (34 a 29).

Franca voltou para o segundo tempo cometendo muitas faltas. O limite de cinco estourou com menos de três minutos. O time francano chegou a abrir seis pontos de vantagem, mas Betinho, apagado desde o primeiro período, voltou a chamar a responsabilidade e o Minas perdia por 45 a 42 ao término do quarto.

O Minas não voltou bem para o último período. Faltava intensidade, o time cometia algumas falhas e o adversário vinha bem nos chutes do perímetro. Franca abriu vantagem e a levou até o fim. O Minas ainda tentou encostar no fim, com chute de três de Elinho que encurtou a desvantagem para dois pontos, mas a virada não aconteceu. Franca conquistou sua primeira vitória fora de casa. 65 a 59.

Ficha do jogo:

Minas 59 x 65 Vivo/Franca
1º tempo: 29x34 (19x17 e 10x17) 
2º tempo: 30x31 (13x11 e 17x20) 

MINAS: 
Começaram: Elinho (12 pontos), Siqueira (5), Betinho (20), Douglas Nunes (4) e Júnior (0). 
Entraram: Wilsinho (3), Rafa Moreira (2), Ralfi Ansaloni (11), Wanderson (2), Demétrio (0) e Moisés Barbosa (0). 
Técnico: Carlos Romano 

FRANCA: 
Começaram: Figueroa (5), Cauê Borges (4), Jhonatan (4), Lucas Mariano (10) e Paulão Prestes (24). 
Entraram: Feliz (0), Socas (9), Basden (0), Léo Meindl (7) e Antônio (2). 
Técnico: Lula Ferreira

Local: Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
Público: 306 presentes
Renda: R$ 507

Arbitragem: Jacob Barreto (SP), Diego Chiconato (PR) e Andréia Silva (SP)

***

NBB - 11ª rodada:
Quinta (19/12), às 18h15: 
Winner/Kabum/Limeira 67x88 Flamengo 
20h: 
Paulistano/Unimed 96x74 Uniceub/BRB/Brasília 
Minas 59x65 Vivo/Franca 
São José/Unimed 90x78 Mogi das Cruzes/Helbor 
Paschoalotto/Bauru 90x86 Macaé 
Liga Sorocabana 96x98 Universo/Goiânia 
Espírito Santo x Unitri/Magazine Luiza - Jogo adiado devido à forte chuva que caiu na cidade de Vila Velha (ES)

0 comentários :

Postar um comentário