segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Garantido

Com gol solitário de Barcos, Grêmio vence Goiás na Arena e se classifica para a Libertadores 2014. Esmeraldino segue em quarto

De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.

02/12/2013 -  Na noite deste domingo (1), o torcedor gremista comemorou a presença em mais uma Taça Libertadores. O Grêmio encarou o Goiás em sua Arena, e não deixou que seu adversário direto na luta por uma vaga na maior competição Sul-Americana estragasse os planos. Com gol de Barcos no primeiro tempo, o tricolor gaúcho assegurou a vitória por 1 a 0. Para o Goiás, só não foi pior porque o Botafogo perdeu mais cedo para o Coritiba.

O resultado classifica o Grêmio para a sua 13ª Libertadores, em uma história que começou em 1982. O Tricolor é o segundo colocado com 64 pontos e, dificilmente, perderá esta condição. Mesmo se perder, terminará em terceiro. O Goiás é o quarto com 59. Para conseguir a classificação, o time esmeraldino precisa vencer o Santos, em casa, para pelo menos manter o quarto lugar. Mas também resta torcer contra a Ponte Preta, finalista da Copa Sul-Americana, para que a quarta vaga do Brasileiro não seja cortada. Para o Goiás terminar em terceiro, o Atlético-PR também terá que perder em casa para o Vasco, candidato ao rebaixamento.

"Pirata" comemora gol ao seu estilo.
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio vai até São Paulo encarar a Portuguesa, no Canindé. O Goiás recebe o Santos, no Serra Dourada. Jogos no domingo (8), às 17 horas.

Pirata volta a marcar

Antes da bola rolar, novo manifesto do Bom Senso FC fez com que os jogadores cruzassem os braços e sentassem no gramado, como forma de protesto por melhores condições de trabalho. Quando a bola rolou, o Grêmio sabia o que queria e foi com tudo para cima dos goianos, além de realizar uma forte marcação, dificultando a saída do jogo do adversário.

A superioridade técnica do Grêmio deu resultado aos 16 minutos. Ramiro partiu em velocidade pela direita e chutou rasteiro. No meio do caminho, Barcos escorou a bola para o fundo da redes. Querendo mostrar que o jogo não estava ganho, o Goiás quase marcou com Walter, que tocou de calcanhar após cruzamento de Renan Oliveira. No decorrer da partida, os esmeraldinos buscavam o gol, mas erravam no passe decisivo. O Tricolor não aproveitava os contra-ataques, e o placar do primeiro tempo ficou mesmo em 1 a 0.

Jogo morno

Esperando que o segundo tempo fosse mais emocionante, em vista de que o Goiás precisava do resultado, a partida caiu e muito tecnicamente. Os esmeraldinos perderam Walter, que ficou no vestiário. Léo Bonatinni entrou, mas não conseguiu suprir a falta do atacante titular. O Grêmio, por sua vez, repetia as atuações de rodadas atrás. Um time duro, sem movimentação, quase parado.

Mesmo com o apoio da torcida, as jogadas não saíram. O Goiás também não tinha força no ataque. Os últimos minutos foram apenas para aguardar a vitória gremista e o apito final do árbitro. A festa foi toda gaúcha, pois o tricolor está novamente na Libertadores da América.

Ficha do jogo:

Grêmio 1 x 0 Goiás

GRÊMIO:
Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto (Adriano); Vargas, Barcos (Elano) e Kleber (Maxi Rodriguez).
Técnico: Renato Portaluppi

GOIÁS:
Renan; Vitor, Valmir Lucas, Ernando e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Hugo, Renan Oliveira (Roni) e Eduardo Sasha (Ramon); Walter (Léo Bonatini).
Técnico: Enderson Moreira

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 01/12/2013
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Público: 34.481 presentes
Renda: R$948.967

Gol: Barcos, aos 16 minutos do primeiro tempo

Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Cartões amarelos: Souza, Vargas e Elano (Grêmio); Walter e Eduardo Sasha (Goiás

***

37ª rodada: 
Sábado (30), às 19h30: 
21h:
Corinthians 0x0 Internacional 
Domingo (1), às 17h: 
Ponte Preta 0x2 Portuguesa 
Criciúma 1x0 São Paulo 
Vitória 4x2 Flamengo 
19h30: 

Classificação:
1º - Cruzeiro - 75 pontos 
2º - Grêmio - 64 pontos 
3º - Atlético-PR - 61 pontos
4º - Goiás - 59 pontos 
5º - Botafogo - 58 pontos, 16 vitórias e 11 gols de saldo
6º - Vitória - 58 pontos, 16 vitórias e 6 gols de saldo
7º - Atlético-MG - 56 pontos 
8º - Santos - 54 pontos
9º - São Paulo - 50 pontos e 14 vitórias 
10º - Corinthians - 50 pontos e 11 vitórias 
11º - Flamengo - 48 pontos, 12 vitórias e -3 gols de saldo
12º - Bahia - 48 pontos, 12 vitórias e -7 gols de saldo
13º - Portuguesa - 47 pontos e 12 vitórias
14º - Internacional - 47 pontos e 11 vitórias
15º - Criciúma - 46 pontos 
16º - Coritiba - 45 pontos 
17º - Vasco - 44 pontos 
18º - Fluminense - 43 pontos 
19º - Ponte Preta - 36 pontos 
20º - Náutico - 17 pontos 

0 comentários :

Postar um comentário